#JOGAJUNTO

NBB Caixa

LNB comemora fim da temporada e homenageia destaques do NBB

29-06-2009 | 09:45
Por Liga Nacional de Basquete

Festa será nesta terça-feira, no Esporte Clube Pinheiros, em São Paulo. Além de técnicos e jogadores da competição, os campeões mundiais de 1959 também serão homenageados

Divulgação/LNB

A Liga Nacional de Basquete (LNB) premia, nesta terça-feira, os destaques da primeira edição do Novo Basquete Brasil (NBB). A premiação será na festa de encerramento do NBB, no Esporte Clube Pinheiros, em São Paulo. Foram eleitos, em votação dos técnicos e jornalistas: o quinteto ideal, melhor sexto homem, melhor defensor, técnico do ano e melhor jogador. Os vencedores foram escolhidos por votação de técnicos, jornalistas e especialistas da área. Uma lista com os três nomes mais votados foi divulgada e, como no Oscar, o melhor em cada quesito será conhecido apenas no momento da premiação.

O trio de arbitragem do campeonato foi escolhido pelos técnicos. Já o Craque da Galera, ganhador do troféu SporTV, foi escolhido diretamente pelo público, que votou no site da LNB.

Durante a cerimônia, a LNB prestará nova homenagem aos campeões mundiais de 1959 – título que completou 50 anos em janeiro de 2009. A LNB já havia homenageado os campeões mundiais na rodada de abertura do campeonato.

Além dos escolhidos por votação direta, também serão premiados os destaques da competição segundo as estatísticas. Todos receberão um troféu réplica do entregue aos times campeão e vice da temporada no último domingo. O título do NBB foi definido com a vitória do Flamengo contra o Universo por 3 a 2 na série melhor-de-cinco.

Campeão da temporada, o Flamengo tem cinco nomes indicados em várias categorias. Além do capitão Marcelinho e do técnico Paulo Chupeta, figuram na lista os pivôs Baby e Jefferson e o ala Fred.

O vice-campeão Universo/BRB/Financeira Brasília concorre com Alex, Valtinho, Estevam, Diego e o técnico Lula Ferreira.

Independente do resultado da votação dos destaques, o pivô Jefferson já comemora o saldo positivo na temporada com a conquista do título e faz planos com a seleção brasileira. “Agora, espero chegar na seleção e fazer um grande trabalho para ter futuro junto com o grupo e fazer uma carreira brilhante.”

Abaixo a relação dos premiados e finalistas segundo suas categorias:

Os indicados para os prêmios de melhores do NBB 2009

Armador: Larry (GRSA/Itabom/Bauru), Manteiguinha (Ciser/Araldite/Univille/Joinville) e Valtinho (Universo/BRB/Financeira Brasília)
Laterais: Alex (Universo), Marcelinho (Flamengo), Marcio Dornelles (Vivo/Franca), Shamell (Winner/Limeira) e Shipp (Pitágoras/Minas)
Pivôs: Alexandre (Pinheiros/Mackenzie), Baby (Flamengo), Estevam (Universo), Jefferson (Flamengo), Murilo (Minas) e Shilton (Joinville)
Sexto homem: Diego (Universo), Fred (Flamengo) e Williams (Joinville)
Melhor Jogador: Alex (Universo) e Marcelinho (Flamengo)
Melhor defensor: Alex (Universo), Larry (Bauru) e Shilton (Joinville)
Técnico do ano: Alberto Bial (Joinville), Lula (Universo) e Paulo Chupeta (Flamengo)
Troféu SporTV – craque da galera: Alex (Universo), Marcelinho (Flamengo) e Shilton (Joinville)
Trio de arbitragem: Cristiano Maranho, Sérgio Pacheco e Renato

Os premiados segundo as estatísticas

Equipe Fairplay: Bauru – média de 18,2 faltas por jogo
Equipe com melhor defesa: Joinville – média de 77,5 pontos sofridos por jogo
Equipe com melhor ataque: Flamengo – média de 91,8 pontos por jogo
Líder em rebotes: Shilton (Joinville) – média 11,9 rebotes por jogo
Líder em assistências: Sucatzky (Minas) – média de 7,3 assistências por jogo
Cestinha: Marcelinho (Flamengo) – média de 26,8 pontos por jogo. Total de 1.047 pontos