#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Mais uma história

14-05-2014 | 05:37
Por Liga Nacional de Basquete

Após partida de abertura da série na última terça, Paulistano e São José voltam a se enfrentar na capital paulista, nesta quinta, para o Jogo 2 da semifinal do NBB

Dawkins, do Paulistano

Com boa atuação de Dawkins, o Paulistano abriu 1 a 0 da série semifinal contra o São José (João Pires/LNB)

O Paulistano/Unimed começou a série semifinal do NBB6 com resultado positivo sobre o São José/Unimed, jogando em casa, pelo placar de 88 a 71. Agora, nesta quinta-feira, as equipes estarão frente a frente novamente no Ginásio Antonio Prado Jr, em São Paulo (SP), às 19h30, para o segundo jogo da disputa por uma vaga na Final do maior campeonato do país.

Para sair com a vitória, o time da capital do Estado de São Paulo enfrentou um primeiro tempo acirrado e disputado ponto a ponto, mas na segunda metade do confronto, a equipe alvirrubra contou com a estrela do armador norte-americano Kenny Dawkins, que encerrou a partida com 25 pontos, sendo 13 deles no terceiro quarto, para se distanciar e consolidar sua vitória na abertura da série semifinal.

“Conseguimos isolar o Kenny (Dawkins) para o jogo de um contra um, que é o forte dele, e isso funcionou muito bem. Mas a importância dele é a mesma de todos os jogadores. Se não tivessem jogadores para defender para ele, pegar rebote para ele, ele não teria feito os pontos. Todos os fundamentos são importantes. É claro que ponto aparece muito mais que os outros, mas os outros fundamentos são importantes também e os outros jogadores os fizeram muito bem”, declarou o técnico Gustavo De Conti, do Paulistano.

Já o São José, que chegou à semifinal depois de uma imponente “varrida” sobre o UniCEUB/BRB/Brasília nas quartas (3 a 0), lamenta a queda de rendimento apresentada no segundo tempo da partida de abertura da série semifinal contra o Paulistano, porém, prefere virar a página e já pensar na mudança de postura para o segundo jogo do confronto que decidirá um dos finalistas do NBB 2013/2014.

“Poderíamos jogar a noite inteira que não íamos vencer. Tivemos um início como a gente queria, mas depois caímos muito, perdemos a qualidade do jogo e agressividade na defesa. Acabamos nos desconcentrando no segundo tempo, e isso nos prejudicou muito. Mas agora já passou, está 1 a 0 para eles, e só passa para a Final quem tiver três vitórias”, comentou o técnico do São José, Luiz Augusto Zanon.

“É difícil falar e imaginar algumas situações. Prefiro pensar jogo a jogo. O primeiro jogo foi deles, espero que o próximo jogo possa ser nosso. Não precisamos reverter o mando, e sim reverter nossa postura dentro de quadra, cada jogo será uma história. A postura terá que ser diferente”, completou Zanon.

Quezada, do São José, e Dawkins, do Paulistano

Após derrota, São José espera por mudança de postura para o Jogo 2 da série semifinal (João Pires/LNB)

E não é só Zanon que espera uma mudança de comportamento por parte da equipe do São José para o Jogo 2. O comandante do Paulistano Gustavo De Conti, já se prepara para um duelo completamente diferente e até citou a série quartas de final contra o Vivo/Franca para exemplificar a importância de fazer valer o mando de quadra – a série terminou 3 a 2 para o Paulistano.

“O time que perde vem sempre diferente. A derrota ensina muito mais que a vitória, infelizmente. Eles (São José) virão muito mais bem preparados, com certeza, os jogadores, individualmente e coletivamente. Mas se a gente quiser ganhar, temos que melhorar. Playoff é assim, tem que melhorar jogo a jogo, senão o outro time te engole”, comentou Gustavo De Conti.

“A gente vem de uma série muito complicada com Franca, onde a gente venceu o primeiro jogo mas fomos derrotados no segundo, e sabemos a dificuldade de vencer fora de casa em um playoff. No Jogo 1 dessa série aprendemos que não podemos tomar uma sequência de pontos tão grande como foi no início do jogo, e como São José tomou no terceiro quarto. Os dois times têm qualidade e tirar uma diferença grande como essa fica muito complicado em um jogo tão igual”, finalizou o técnico do Paulistano.

Confira o calendário completo da série semifinal do NBB entre Paulistano e São José:

Paulistano Unimed (2º) 1 x 0 São José/Unimed (6º)
Jogo 1 – Paulistano 88 x 72 São José
Jogo 2 – 15/05 (quinta-feira), às 19h30 – Ginásio Antonio Prado Junior, em São Paulo (transmissão do SporTV)
Jogo 3 – 18/05 (domingo), às 16 horas – Ginásio Lineu de Moura, em São José dos Campos (transmissão do SporTV)
Jogo 4* – 20/05 (terça-feira), às 21 horas – Ginásio Lineu de Moura, em São José dos Campos (transmissão do SporTV)
Jogo 5* – 23/05 (sexta-feira), às 21 horas – Ginásio Antonio Prado Junior, em São Paulo (transmissão do SporTV)

*Se necessário

Ginásio Antonio Prado Junior

Ginásio Antonio Prado Jr recebeu grande público na partida de abertura da série semifinal entre Paulistano e São José (João Pires/LNB)