#JOGAJUNTO

LDB

Malachias:Versátil efocado!

19-08-2021 | 10:42
Por Liga Nacional de Basquete

Destaque da LDB 2021, pivô Malachias busca ser mais versátil dentro da quadra e quer ajudar os pais com o basquete

No basquete atual, existe uma tendência para que os pivôs adicionem mais repertório ao seu jogo para que tenham também a habilidade de jogar fora do garrafão, chutando bolas de média e longa distância. Um dos grandes destaques da LDB 2021, o pivô Vinícius Malachias, do StockMed/União Corinthians, é um exemplo claro dos pivôs atuais que a cada dia tentam ser cada vez mais versáteis.

Para conseguir chegar no objetivo, Malachias se inspira em alguns grandes nomes do basquete brasileiro que atingiram esse objetivo, como o pivô Hettsheimeir e o ala/pivô Jefferson William. Ambos são amplamente conhecidos pela versatilidade e a habilidade de conseguirem jogar bem tanto dentro quanto fora do garrafão, tendo em seu leque de opções um potente chute da linha de 3 pontos.

“Treino principalmente para jogar mais de frente, não ficar só no ‘pivôzão’ jogando de costas. Ainda tenho um pouco de dificuldade para colocar isso em todos os jogos, mas nos treinos já consigo fazer bastante. Quanto mais eu treinar, mais vou conseguir jogar de frente e fazer a lateral cada vez melhor’’, completou o jogador. 

Malachias busca cada vez mais se tornar um pivô versátil (João Pires/LNB)

Aos 22 anos de idade, Malachias está no top 10 cestinhas da 1ª fase da LDB, acumulando médias de 16,0 pontos e 6,5 rebotes por jogo. Além disso, também tem um aproveitamento de 33% nos arremessos de 3 pontos, estatísca que ele deseja incrementar cada vez mais em seu jogo.

+ Líderes estatísticos da LDB 2021

O pivô iniciou sua carreira no basquete em São Carlos, no interior de São Paulo, com a equipe de Cravinhos. Em seguida, teve curta passagem pelo profissional do NBB, quando defendeu as cores do Zopone/Gocil Bauru Basket no NBB 2018/2019.

“Nasci em São Carlos e comecei na escolinha lá mesmo. Joguei até os 14 anos nessa escolinha, mas não era nada muito sério. Com 15 conheci o Fausto da equipe de Cravinhos. Junto com o Anibal e o Alexandre comecei a treinar só de final de semana. Eu era bem novo e tinha um pouco de medo”, disse o jogador, que completou:

“Depois disso, comecei a morar em uma república e continuei atuando pelo Cravinhos até o Sub-19. Quase tudo que eu aprendi foi com eles: Anibal, Alexandre e Fausto. De lá, só tenho coisas boas pra falar”, finalizou.

Malachias é um dos grandes nomes da LDB 2021 pelo União Corinthians (João Pires/LNB)

Agora, Malachias disputa sua primeira LDB e vem desempenhando boas performances nos primeiros seis jogos do campeonato, apesar da sequência difícil que o União Corinthians disputou no Grupo A – duelou contra os cinco primeiros colocados, além do Pato Basquete.

Mas para que o Malachias do presente pudesse ser destaque de uma LDB, o do passado teve que contar com alguns empurãozinhos da família, especialmente da mãe, que sempre o apoiou, mesmo nos momentos mais difíceis, no sonho de jogar basquete profissionalmente.

“Ela nunca me deixou ficar parado. Eu jogava futebol, mas era muito ruim (risos). Para não ficar parado, minha mãe me colocou na escolinha de basquete. Com 11 anos me apaixonei pelo esporte. Eu sempre fui muito alto, então tive facilidade”, frisou o jogador, que completou.

“Nunca fui um cara de classe alta, porém, meus pais nunca deixaram me faltar nada. Nunca pensei em parar, meu foco sempre foi jogar basquete, ainda mais agora, estou mais focado ainda e acho que por conta desse foco consegui evoluir mais o meu jogo. Foi mais psicológico do que físico, pois sempre gostei muito de treinar. Agora no União Corinthians, o Athos e Vermelho (técnico e auxiliar técnico da equipe, em ordem) têm me ajudado muito na minha evolução”, disse.

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Vini G. Malachias (@malachias13)

Para retribuir todo o apoio e incentivo dos seus pais, o atleta sonha em crescer profissionalmente a ponto de retribuir todo o sacrifício que eles fizeram em prol de seu sonho.

“Sonho em jogar na Europa e, se Deus quiser, na NBA. Está um pouco tarde, mas meus sonhos não tem limites. O que eu planejo para minha vida é ajudar os meus pais. Meu pai é aposentado e ainda trabalha, por isso quero ter uma condição de tirá-lo dessa situação e deixá-lo apenas em casa com a minha mãe”, finalizou.

O Stock/Med União Corinthians de Malachias volta às quadras pela 2ª fase de jogos do Grupo A da LDB no dia 24 de agosto, em Curitiba, contra o KTO/Caxias do Sul/Recreio da Juventude no ginásio de esportes Dirceu Glaser.