#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Ele é a história!

19-05-2023 | 06:33
Por Gustavo Marinheiro

Hexacampeão do NBB, Marquinhos ainda deseja conquistar um título na elite do basquete nacional com o seu time do coração: São Paulo

Marquinhos faz parte da história do NBB. Sendo o único tri-MVP, maior campeão da história do torneio – ao lado de Olivinha com seis títulos – e segundo maior cestinha da Liga, vários podem dizer que ele já conquistou tudo que é possível no basquete brasileiro. Mas para o ala tricolor, ainda falta uma conquista: levantar o troféu do NBB representando o seu time do coração, o São Paulo.

“Essa série foi muita dura fisicamente, mas a partir de segunda-feira vamos começar a estudar melhor nossos adversários e focar 100% na final. Vamos em busca do título!”, afirmou o jogador tricolor.

Marquinhos anotou 12 pontos no duelo decisivo contra o Flamengo (Deco Pires/LNB)

O ala chegou ao projeto do basquete tricolor em 2021, após passar 10 anos Flamengo, lugar onde conquistou todos os principais títulos de sua carreira e construiu uma idolatria incontestável. De cara, Marquinhos foi protagonista do primeiro título do São Paulo após sua volta ao basquete nacional, o paulista de 2021, campeonato do qual foi MVP, cestinha e capitão da equipe. Nessa mesma temporada, foi um dos principais jogadores do São Paulo na conquista inédita da Basketball Champions League Americas, com grande protagonismo ao lado de Bruno Caboclo. A paixão, representatividade, qualidade de jogo e conquistas fizeram com que Marquinhos caísse nas graças da torcida, ganhando cantos e faixas especiais, além de um carinho absoluto em todos os jogos.

“Eu me sinto apoiado aqui pelo torcedor, represento todos eles dentro de quadra, sempre tento dar o meu máximo, sou apaixonado pelo São Paulo. Canto o hino que nem eles, não consigo ficar parado no banco, todo mundo vê isso. Comemoro todos os pontos dos meus companheiros como se fossem meus”, disse o jogador.

Pela primeira vez com a camisa do São Paulo, Marquinhos está na final do NBB (Deco Pires/LNB)

Apesar da, ainda, curta carreira com as cores tricolores, o ala já é tido como um dos maiores ídolos do time do Morumbi quando o assunto é a bola laranja. É sabendo disso que o camisa 11 segue na ambição por títulos:

“Eu sei tudo que envolve o São Paulo. Quando pisei aqui e falei em títulos, muita gente dava risada, mas logo de cara beliscamos o paulista, chegamos perto no Super 8 e acabamos levando a BCLA. Quero mais, sei que o NBB é difícil, mas vamos buscar também. Vamos buscar pelos torcedores, por todos eles”, disse o ala.

A série contra o Flamengo nas semifinais do NBB entra para a história por diversos motivos. O time carioca só havia perdido uma única vez por 3 a 0 nos Playoffs do NBB, fato que aconteceu na temporada de 2010/2011, quando acabou sendo eliminado pelo Sesi Franca. O São Paulo também mantinha um tabu contra o rival, pois não saía vitorioso no clássico há 3 anos. Além disso, o tricolor nunca havia conseguido vencer três jogos seguidos contra o rubro-negro, fato que só engrandece ainda mais a classificação por 3 a 0.

Na final, os possíveis adversários do São Paulo são 123 Minas e Sesi Franca, duas equipes conhecidas do elenco são-paulino, que ainda estão lutando para decidir a sua série. Os mineiros foram o algoz do tricolor na final da Copa Super 8, que terminou com o título da tempestade. Nesse mesmo ano, o São Paulo venceu a equipe mineira na semifinal da BCLA e conquistou o troféu do torneio. Contra o Sesi Franca, o Tricolor já protagonizou algumas decisões, incluindo as duas últimas finais de Campeonato Paulista, onde cada time ganhou uma vez.

“Nosso time é aguerrido, é marcador, vamos estudar melhor o nosso adversário a partir de segunda (22/05). Seremos resilientes, vamos brigar até o fim e dar o nosso melhor independente de quem chegar na final”, finalizou Marquinhos.

O NBB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e em parceria com a NBA e o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), e conta com os patrocínios oficiais da Sportsbet.io, Penalty, EY, Whirlpool, UMP, Jamef e apoio da IMG Arena, Genius Sports e Accor.