#JOGAJUNTO

NBB Caixa

A voz da experiência

20-04-2024 | 09:27
Por Marcius Azevedo

Aos 39 anos, Marquinhos tem atuação decisiva na vitória do R10 Score Vasco da Gama sobre o Pinheiros no jogo 1 das oitavas de final dos Playoffs do NBB CAIXA 2023/24

Quando o técnico Léo Figueiró incorporou Marquinhos ao elenco do R10 Score Vasco da Gama era para jogos como o que aconteceu neste sábado (20/04), no ginásio Henrique Villaboim, em São Paulo. O jogador de 39 anos usou toda sua experiência para comandar o time em uma importante vitória sobre o Pinheiros por 64 a 56, no primeiro jogo da série melhor de três pelas oitavas de final dos Playoffs do NBB CAIXA 2023/24.

Marquinhos anotou 22 pontos na vitória do R10 Score Vasco da Gama sobre o Pinheiros. Foto: Gabriella Garbim/ECP

O treinador soube dosar os minutos do seu principal jogador. Marquinhos foi o titular com menos tempo em quadra (26 minutos), mas com o melhor desempenho. O ala foi quase que irretocável nas bolas de três pontos, convertendo 83,3% (5/6) dos arremessos. Ele terminou com 22 pontos, além de seis rebotes, duas assistências e 24 de eficiência.

“Ainda estamos com um desequilíbrio no nosso time. O Humberto ainda está machucado, o Cauê (Verzola) está voltando agora. Temos de ir dosando. Em alguns momentos vai o Eugeniusz, outros o Paulichi, outros eu. Tento ser aquele cara que solta o rojão e vai buscar a vareta. Hoje, nos momentos cruciais, consegui converter as bolas para o time”, afirmou Marquinhos.

Para Léo Figueiró, jogadores como Marquinhos precisam ser enaltecidos. “No Brasil temos de honrar quem merece. Jogadores como o Alex, Marquinhos, temos de honrar pelo que eles conquistaram na carreira. Respeito muito o Marquinhos como jogador. A vinda dele elevou o time de patamar. Vendo ele motivado igual uma criança, brigando, discutindo, está sendo muito bacana”, afirmou o treinador.

“A gente conversa bastante, respeito muito o Marquinhos e ele vem respeitando o meu trabalho. Vem tentando puxar o melhor de cada jogador. Está sendo uma experiência fantástica. Espero que ele possa seguir se cuidando para dar ainda muita alegria, porque é um jogador diferenciado no Brasil”, completou.

Em relação ao jogo com o Pinheiros, além do desempenho de Marquinhos, Léo Figueiró ficou satisfeito com o comportamento defensivo do Vasco. “A grande chave para terminar em quarto (na temporada regular) foi sempre marcar bem. A estratégia foi repetida hoje”, afirmou o técnico do Vasco. “O playoff está aberto. Temos de trabalhar, melhorar nossa produção ofensiva para o segundo jogo.”

O desempenho do ataque também foi considerado o principal problema do outro lado. Para o armador Felipe Ruivo, que terminou o jogo com nove pontos e cinco assistências, serão necessários ajustes para o segundo jogo se o Pinheiros quiser continuar vivo na série. A partida será apenas na sexta-feira (26/04), às 20h, em São Januário, com transmissão do NBB BasquetPass e CRVG TV Plus.

“Em um jogo de playoffs, depois de 40 minutos, enfrentando uma equipe da qualidade do Vasco, fazer 56 pontos é muito pouco. Não tem nada perdido. Se tivesse ganho também não teria nada decidido. É melhorar o nosso ataque porque o desempenho defensivo foi bom”, afirmou Ruivo. “Playoff não dá para lamentar muito. Temos um espaço (de tempo) bom para treinar, ajustar o que foi ruim para conseguir sair de lá com duas vitórias.”

O técnico o David Pelosini concorda com Ruivo. “A gente fez um excelente primeiro tempo, tudo dentro do combinado. Não fomos felizes com a cesta no segundo tempo. A nossa estratégia defensiva funcionou. E ajustar o ofensivo. Mas não estamos mortos e vamos lutar por duas vitórias lá”, disse.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal e Loterias Caixas, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e patrocínios oficiais Sportsbet.io, Penalty, EMS e UMP e apoio IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.