#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Menos um mês

13-07-2012 | 06:14
Por Liga Nacional de Basquete

Murilo conta o tempo para voltar às quadras e fala como foram os primeiros 30 dias de sua recuperação após a cirurgia no joelho esquerdo, com muita TV e um susto

No dia 13 de junho, Murilo, MVP da temporada 2011/2012 do NBB, passou por uma cirurgia para curar uma tendinite no joelho esquerdo. Depois de um mês de muito descanso e um susto, a recuperação do pivô do São José/Unimed/Vinac começou a evoluir, e a expectativa do atleta para um retorno antes do programado é muito grande.

O jogador contou como fez para preencher o tempo de ócio, já que mal podia se movimentar. “Eu lia bastante, via filmes. Você pode me perguntar tudo o que aconteceu e passou na TV neste último mês (risos). Além disso, pedi para o meu pai os DVDs dos meus jogos nesta temporada, principalmente das finais, para matar um pouco a saudade das quadras”, disse.

Apesar disso, Murilo não encarou esse período como férias, já que teve de trabalhar todos os dias no São José para iniciar a recuperação. E no meio desse processo, o pivô passou por um apuro inesperado. “Tive alguns momentos meio chatos por conta de um inchaço no joelho. Chegou a doer muito e ter alguns sangramentos. Foi por causa de uma inflamação, não infeccionou, ainda bem. Mas agora estou super bem, morrendo de vontade de jogar”, comentou.

Murilo tem como meta voltar a jogar em quatro meses (Luís Pires/LNB)

Segundo o MVP do NBB 2011/2012, ele já deixou de lado uma das muletas para se locomover, começou a dobrar consideravelmente o joelho e dirige. A previsão é de começar na semana que vem o treino na piscina e largar de vez as muletas. Murilo também falou que quer muito voltar para a academia para fazer musculação nas pernas. “Como fiquei muito tempo parado, a perna começa a dar uma afinada, fica desproporcional ao corpo”, brincou.

Somando o tempo de recuperação e fisioterapia, a expectativa é de que Murilo volte às quadras entre quatro e seis meses, a partir da data da operação. O pivô tem um objetivo claro: retornar no menor tempo previsto. “Quero jogar a Liga Sul-Americana e as finais do Paulista”, explicou, para depois ressaltar que quer fazer isso sem pular etapas.

“Não vou forçar minha volta. Vou retornar na hora certa, quando estiver pronto. Esse processo é muito chato e cansativo, não quero passar por isso de novo. Eu já sentia dores durante o NBB, mas queria chegar às finais. Faria tudo isso de novo naquele momento, mas agora quero voltar na hora certa”, afirmou.

Murilo alcançou o objetivo da final do NBB, mas teve de abrir mão da outra meta, que era disputar as Olimpíadas de Londres. Mesmo admitindo que ficou decepcionado, o jogador do São José agora é só confiança em uma grande campanha de seus companheiros.

Murilo e seus prêmios depois daquele que definiu como "melhor ano da vida" (Luís Pires/LNB)

“Foi meu melhor ano da minha vida no basquete, e ir para as Olimpíadas era um objetivo muito grande. Infelizmente não deu para realizar esse sonho, que ainda continua vivo, mas estou acompanhando, estou feliz com meus amigos e me sinto lá quando vejo a raça deles. Eu acredito muito em uma medalha, não sei qual. Voltamos a ser uma potência no basquete, essa geração está há muito tempo junta, são excelentes jogadores, e temos o Rubén Magnano, um cara que já ganhou uma medalha olímpica, sabe o caminho”, disse o pivô.

Quando as Olimpíadas passarem, o próximo NBB estará próximo. E o MVP da temporada passada prometeu para os torcedores do São José em seu retorno a mesma dedicação apresentada no último campeonato.  “Passei por uma situação parecida no ano passado quando operei o púbis. Fiquei super motivado na volta. Não vai ser diferente. A torcida pode esperar de mim e de todos os jogadores o mesmo espírito desse ano”, concluiu.

O NBB é um campeonato organizado pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a Rede Globo e com patrocínio Eletrobras, Caixa, Penalty e Netshoes.