#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Eletrizante!

25-05-2024 | 10:23
Por Juvenal Dias

Em alta voltagem, o Minas se recupera, empata a série de semifinal do NBB CAIXA e força o quinto jogo contra o Sesi Franca, no Pedrocão

No duelo mais intenso fisicamente da série, o Minas venceu o Sesi Franca em pleno Pedrocão por 93 a 91 e empatou a série da semifinal do NBB CAIXA em 2 a 2. Isso significa que, assim como na temporada 2022/23, o duelo entre as duas equipes terá seu desfecho no quinto jogo. Foi uma das partidas mais eletrizantes da temporada e a mais disputada da série, com direito a duas prorrogações.

A foto entre Chuzito, do Minas, e David Jackson, do Sesi Franca, retrata o nível da disputa entre os times no jogo 4 das semifinais do NBB CAIXA. Foto: Marcos Limonti/ SFB

Desde do início, os times do Sesi Franca e do Minas mostraram que a batalha teria uma alta voltagem neste sábado (25/05). Tanto que deu sobrecarga já nos primeiros minutos e o ginásio do Pedrocão apagou por alguns instantes. Mesmo assim, ninguém desligou da tomada a tensão máxima que partida carregava. O primeiro quarto teve uma alternância frequente de liderança entre as duas equipes, que terminou empatado em 21 a 21.

O embate teve muita disputa de espaço por cada bola e cada rebote. Ninguém permitiu que o placar desgarrasse no segundo quarto e a pontuação baixou, com o Minas vencendo por 16 a 11 e seguindo para o intervalo com uma ligeira vantagem de cinco pontos. Em compensação, o Sesi Franca impôs muita velocidade em um terceiro quarto de grande pontuação para virar e tomar a frente do marcador, com cinco bolas de três e uma parcial em 27 a 16.

Só que os seis pontos de vantagem não desanimaram o Minas, que continuou na batalha intensa pela busca de rebotes e na sua característica de velocidade e jogo solidário de assistências. Se tem um duelo cuja voltagem passou facilmente os 220v foi esse quarto jogo de semifinal do NBB CAIXA. A atmosfera tinha uma intensidade altíssima e ensurdecedora.

Dessa forma, o Minas correu atrás dos pontos que precisava para igualar o confronto e fechar o tempo regulamentar em 71 a 71. Em seguida, como se a tensão no ar não fosse o suficiente, uma primeira prorrogação que deixou todos em choque com um novo empate em 11 pontos para cada lado. Ninguém mais parou sentado de tão eletrizante que estava o jogo.

Entre muitos lances que poderiam ser decisivos como cestas finais, quem brilhou foi Renan Lenz, capitão do Minas que deu um toco e garantiu a vantagem para o Minas, que vencia por 92 a 91 faltando menos de dois segundos. Mais um lance livre e a história da temporada passada tem mais um capítulo do déjà vu das equipes em semifinais, com a vitória do time mineiro vencendo o quarto jogo.

Mesmo com a derrota, uma marca importante veio para o Sesi Franca, Lucas Dias, com seus 21 pontos e cestinha da partida, tornou-se o maior pontuador da história do time em playoffs, com 789 pontos em toda sua passagem desde a temporada 2018/19 do NBB CAIXA. Pelo lado do Minas, Paranhos fez 20 pontos e justificou o título de maior reboteiro de 2023/24, com 14 bolas recolhidas.

“Isso é semifinal de NBB CAIXA! Estava lotado lá em Minas, estava lotado aqui. Torcida impulsionando é muito gostoso de jogar, seja a favor ou contra. Foi uma atmosfera de semifinal de NBB CAIXA. Essa última bola foi a cara do nosso time, resiliência, briga, não desistir de nada. Era uma bola que tinha tudo para ser fácil para o Márcio, o Rafa deu o primeiro combate, eu consegui ajudá-lo e contribuir com a vitória do nosso time”, explicou o ala/pivô do Minas, Renan Lenz.

O técnico vencedor da partida, Léo Costa, fez questão de ressaltar a entrega que seus comandados apresentaram. “Foi um jogo que viemos para valer nossa temporada toda. O primeiro ponto que pedi para os jogadores era deixar o coração em quadra e lutar por cada bola. Eles fizeram isso com maestria, conseguiram manter o equilíbrio emocional. Jogar dentro do ginásio de Franca não é fácil. Melhoramos as questões táticas do jogo 3, uma vitória fantástica! Mas viemos buscar uma vaga e não só uma vitória. Não temos tempo para comemorar, é pensar na recuperação dos jogadores, pois sabemos que na segunda-feira será outro jogo no qual a exigência será o máximo novamente”.

Por outro lado, Zú Jr. foi um dos seis que atingiram dois dígitos na pontuação entre o elenco do Sesi Franca. O jovem ala/armador de 20 anos anotou dez pontos e pegou sete rebotes no confronto. “Cara, hoje foi um jogo muito difícil, queríamos ter saído com a vitória, mas, infelizmente, hoje não deu. Eles vieram redondinhos com o jogo deles, a gente falhou em algumas bolas, agora precisamos acertar isso para o próximo jogo. Erramos em algumas leituras, faltou comunicação em algumas partes. Vamos consertar esses erros para a próxima partida”, lamentou o campeão das enterradas do Jogo das Estrelas de 2024.

“Foi um jogaço, uma partida digna de uma semifinal entre duas equipes de ótimo nível, que se equivalem. O Minas teve pontos positivos, assim como nós tivemos. A batalha é para decidirmos a vaga no quinto jogo, na nossa quadra, com nossa torcida. Precisamos recuperar os jogadores, melhorar pontos que podemos explorar ofensivamente, temos que ver onde minimizar o volume de jogo do Minas, para que possamos, dentro do contexto de volume de jogo, garantia de rebote e defesa, termos a bola na mão para que possamos ditar o ritmo e vencê-los”, analisou o técnico Helinho Garcia, do Sesi Franca.

O episódio final desse confronto eletrizante ocorre na segunda-feira (27/05), às 20h, no Pedrocão, com transmissão do sportv e do NBB BasquetPass.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal e Loterias Caixas, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e patrocínios oficiais Sportsbet.io, Penalty, EMS e UMP e apoio IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.