#JOGAJUNTO

Champions Américas

Para fazerhistória

09-04-2021 | 04:41
Por Liga Nacional de Basquete

Minas fecha melhor fase de classificação do NBB da história do clube e chega embalado para buscar o título da Champions

Dias antes de viajar para Manágua, no Panamá, sede das Finais da Champions Américas, o Minas fechou a fase de classificação do NBB da melhor maneira possível. A vitória contra Bauru não só garantiu o segundo lugar na tabela de classificação como também coroou a campanha mineira como o melhor desempenho da história do clube na temporada regular do NBB. O feito comprova a força com que o time comandado por Léo Costa chega nas quartas de final do maior torneio das Américas. O Minas enfrentará o Quimsa, neste sábado, às 19h40, com transmissão do DAZN.

O aproveitamento de 86,7% na fase de classificação no NBB foi alcançado com seis vitórias nas últimas seis partidas. Segundo JP Batista, a equipe sempre teve consciência do seu potencial e a reta final positiva foi extremamente importante para o crescimento do time visando a Champions.

“Tudo começou com a ambição do clube para montar uma equipe forte e competitiva esse ano. A gente sabia que com a qualidade dos jogadores que foram contratados, esse feito seria possível. Em nenhum momento deixamos de trabalhar. Nós nos colocamos nessa posição de atingir esse feito histórico no clube, com muito trabalho e dedicação da comissão técnica e jogadores. Nesses três últimos jogos, nós conseguimos crescer bastante para a Champions. Essa última partida contra o Bauru foi de extrema importância para termos um teste forte. A gente sabe que vai ser uma competição duríssima. Nessa fase só tem times campeões dos seus países, que merecem estar ali o tanto quanto a gente”, afirmou o pivô.

Shaq Johnson é o cestinha do Minas na Champions, com média de 13,0 pontos por jogo (Divulgação/FIBA)

Com duas vitórias em seis jogos na Champions, o Minas classificou em segundo lugar no Grupo D, que teve o Flamengo invicto na primeira posição. A vaga para as Finais foi conquistada na vitória fora de casa contra o Instituto (ARG), por 88 a 80.

“A gente oscilou um pouco em alguns jogos. Acredito que poderíamos ter consolidado nossa classificação na etapa sediada em casa. Mas da mesma forma que não conseguimos vencer em casa, mostramos a força de jogar fora de casa contra o Instituto, ganhar lá dentro e carimbar a vaga”, analisou o técnico Léo Costa.

Na partida de tudo ou nada para a classificação, o jogo coletivo foi essencial para a vitória do Minas contra o time argentino. Luciano Parodi foi o cestinha com 21 pontos e sete assistências, e outros quatro jogadores pontuaram em dígitos duplos: Shaq Johnson e Nesbitt fizeram 14, Davi Rossetto anotou 12, e David Jackson, 11.

A força do grupo será ainda mais necessária nas quartas de final da Champions, já que o adversário é o atual campeão das Américas. O Quimsa terminou em primeiro lugar do Grupo B, com três vitórias e uma derrota, e também tem como característica a distribuição da pontuação. O ala Brandon Robinson, MVP das Finais da Champions 2019/20, é o cestinha da equipe na atual edição com 12,5 pontos de média, seguido por Diamon Simpson, com 12,3.

“O Quimsa é o atual campeão da Champions e líder da argentina. É uma equipe de muito poder ofensivo, joga muito bem coletivamente, tem muitos chutadores e pivôs muito atléticos. Sabemos que não é fácil, mas nós estamos com uma equipe experiente, acostumada com situações difíceis, e temos condições de brigar”, afirmou Léo Costa.

Programação dos Playoffs da BCLA 2021:

Sábado (10/04) – Quartas de final

14h40 – San Lorenzo (ARG) x São Paulo FC – ao vivo no DAZN

17h10 – Flamengo x Caballos de Coclé (PAN) – ao vivo no DAZN

19h40 – Quimsa (ARG) x Minas Tênis Clube – ao vivo no DAZN

22h10 – Real Esteli (NIC) x Sesi Franca Basquete – ao vivo no DAZN

Domingo (11/04) – Semifinais

19h40 – Vencedor 1 x Vencedor 2 – ao vivo no DAZN

22h10 – Vencedor 3 x Vencedor 4 – ao vivo no DAZN 

Terça-feira (13/04) – Final

19h40 – Disputa de 3º lugar – ao vivo no DAZN

22h10 – Grande Final – ao vivo no DAZN