#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Movimentou

13-06-2014 | 06:52
Por Liga Nacional de Basquete

Macaé Basquete dá início à formação do elenco e anuncia renovações do técnico Léo Costa e dos jogadores Marcio Dornelles, Atílio e João Phylippe

O técnico Léo Costa teve seu contrato prorrogado por mais duas temporadas (Tiago Ferreira/Divulgação)

O técnico Léo Costa teve seu contrato prorrogado por mais duas temporadas (Tiago Ferreira/Divulgação)

O Macaé Basquete começou a formar o seu elenco para a próxima temporada. Nesta sexta-feira, a equipe do norte-fluminense anunciou a renovação do técnico Léo Costa e de três atletas: o experiente ala Márcio Dornelles, do pivô Atílio Melo e do jovem ala/pivô João Phylippe. Essas foram as primeiras movimentações da equipe do Estado do Rio de Janeiro após o fim do NBB 2013/2014.

Em sua primeira participação na elite do basquete brasileiro, o Macaé viu a vaga para os playoffs passar bem perto. A eliminação ainda na fase de classificação aconteceu após os triunfos do Mogi das Cruzes/Helbor em seus últimos jogos antes dos playoffs, com quem o time fluminenses disputavam a última vaga. No final, os comandados de Léo Costa encerraram o campeonato na 13ª colocação.

“A diretoria estava fazendo um esforço muito grande após a competição para organizar toda a parte administrativa do clube. Nosso objetivo é tentar manter alguns jogadores do elenco passado. Estávamos trabalhando nisso, porque foi um time novo, primeira temporada no campeonato e no final da fase de classificação a gente acaba jogando um basquete mais entrosado. Consequentemente, mais competitivo”, afirmou Léo Costa, que teve seu contrato renovado por duas temporadas.

Márcio cravou a segunda maior marca de pontos do NBB6 (Renata Dourado/Divulgação)

Márcio Dornelles ficará pelo menos mais uma temporada no Macaé (Renata Dourado/Divulgação)

O mais experiente do elenco, o ala Márcio Dornelles, de 38 anos, foi um dos principais destaques do Macaé na sexta edição do NBB e somou médias de 12,3 pontos, 3,3 rebotes e 1,0 roubos de bola por jogo. Seu momento máximo na temporada foi a fenomenal atuação na vitória macaense contra o Palmeiras/Meltex, por 101 a 93, em que o jogador anotou incríveis 37 pontos.

O pivô Atílio, por sua vez, começou a temporada de maneira discreta, sempre vindo do banco de reservas. Porém, o atleta de 31 anos foi crescendo na reta final da fase de classificação e fez grandes partidas, como contra o Espírito Santo, em que fez 17 pontos em 17 possíveis (100% de aproveitamento), e como contra o SKY/Basquete Cearense, com um duplo-duplo de 23 pontos e 11 rebotes.

Já o jovem João Phylippe, de 24 anos, é uma das promessas do elenco macaense. Antes do início do NBB, o atleta serviu a Seleção Brasileira de Novos e foi um dos destaques do grupo verde-amarelo do Torneio Universíade, em Kazan, na Rússia.  No campeonato nacional, o atleta, que teve sua sequência atrapalhada por uma lesão no ombro, acumulou médias de 5,2 pontos e 2,3 rebotes.

“Estou muito feliz por esses três jogadores terem renovado com o Macaé. Eles foram muito importantes no ano passado e agora continuamos em negociação com outros atletas, na busca por mais um elenco forte e competitivo”, avaliou o comandante Léo Costa.

Jovem João Phylippe também renovou seu contrato com o Macaé para a próxima temporada (Sergio Domingues/HDR Photo)

Jovem João Phylippe também renovou seu contrato com o Macaé para a próxima temporada (Sergio Domingues/HDR Photo)