#JOGAJUNTO

Copa Super 8

Mr. Super 8

16-01-2024 | 08:55
Por Gustavo Mesa

Recordista em títulos e pontos na Super 8, Marquinhos lidera o R10 Score Vasco na primeira participação da equipe no torneio

Quando se fala em Copa Super 8, é impossível não lembrar de Marquinhos. Bicampeão, o veterano de 39 anos acumula recordes na competição, tanto individuais, quanto coletivos. Nesta temporada, o ala já tem vaga garantida no torneio e sua experiência será fundamental para o R10 Score Vasco da Gama, que disputará a Super 8 pela primeira vez na história.

+ Confira os confrontos da Super 8, que acontece de 27 de janeiro a 3 de fevereiro

Ninguém esteve em quadra em mais partidas nas cinco edições da Super 8 do que Marquinhos. No total, foram 14 jogos: nove com a camisa do Flamengo e cinco com a do São Paulo. O ala é o cestinha histórico da competição com 242 pontos, 81 a mais que Rafael Hettsheimeir, segundo colocado na lista. O jogador do Vasco também é o primeiro no total de cestas de três pontos (35) e eficiência (239).

Marquinhos foi uma das principais contratações do R10 Score Vasco para a temporada (Hedgard Moraes/MTC)

Marquinhos aparece bem colocado em outras categorias estatísticas importantes: é o segundo em assistências (54), o segundo em bolas recuperadas (14) e o terceiro em rebotes totais na história do torneio.

+ Conheça os líderes estatísticos da história da Super 8

O impacto de Marquinhos não é sentido apenas em números, mas também em resultados coletivos. Pelo Flamengo, o ala foi campeão em 2018 e 2021, e ficou com o vice em 2020. Na primeira edição da Super 8, ele ainda foi eleito o MVP. No São Paulo, o camisa 11 retornou à decisão do torneio em 2022, só que não conseguiu o terceiro título.

O tricampeonato da Super 8 é inédito, tanto para equipes, quanto para jogadores. Entre clubes, Flamengo e Franca têm dois títulos, enquanto Minas foi campeão uma vez. 

O grupo dos atletas bicampeões, por sua vez, conta com oito membros até o momento: Marquinhos, Balbi (Flamengo), Olivinha (Flamengo), Rafael Mineiro (Flamengo), Lucas Dias (Sesi Franca), David Jackson (Sesi Franca), Márcio (Sesi Franca) e Rafael Hettsheimeir (Flamengo e Franca). Com a exceção de Hett, todos os outros estarão em busca do tri nesta Super 8.

Diante de tantos títulos, dados e informações, Marquinhos sabia das marcas coletivas que alcançou na competição, mas não tinha noção de como seu impacto se traduzia nos números.

“Eu sabia que era o jogador que mais tinha chegado em finais, eu joguei quatro finais, ganhei duas e perdi duas. Mas eu não tinha conhecimento que era o líder em pontos, bolas de três. Títulos, sim. Espero que nesta próxima edição a gente chegue na final de novo e ganhe mais um Super 8”, afirmou o jogador, que também é recordista em decisões disputadas ao lado de Olivinha e Rafa Mineiro.

Novo desafio

Nesta temporada, Marquinhos tem a missão de conduzir o R10 Score Vasco da Gama em sua primeira participação na Copa Super 8. O Gigante da Colina, que ficou fora das últimas quatro edições do NBB CAIXA, retomou seu basquete profissional e tem sido uma das sensações do torneio.

Marquinhos disputará sua 6ª Super 8 (R10 Score Vasco)

No primeiro turno, o R10 Score Vasco terminou em quarto, o que rendeu um duelo com o Paulistano, quinto colocado, no dia 28 de janeiro, às 11h, em São Januário – a partida terá transmissão ao vivo do YouTube NBB CAIXA. As equipes se enfrentaram na primeira metade do NBB CAIXA 2023/24 e os cariocas levaram a melhor, fora de casa, por 76 a 70.

Apesar da vitória no confronto anterior, Marquinhos espera um duelo difícil em São Januário.

“Logo de cara temos o Paulistano, que no primeiro turno fizemos um jogo disputado até o minuto final. A gente sabe que vai ser um jogo duro, dentro de casa, com o apoio da nossa torcida. A gente vai ter que lutar muito para ganhar esse jogo e se classificar para a semifinal”, analisou o ala, que não esconde a vontade de defender o R10 Score Vasco neste novo desafio.

“A expectativa é alta. Espero que a gente avance nesse primeiro jogo, que na semifinal a gente faça outro bom jogo e chegue à tão sonhada final, que seria lindo demais para esse projeto novo do Vasco e para mim também. Ser o único jogador com três títulos de Super 8 seria legal demais”, afirmou.

Marquinhos conseguirá ser o único tricampeão da Super 8? É o que iremos descobrir entre 27 de janeiro e 3 de fevereiro na disputa do primeiro título do ano da elite do basquete brasileiro.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal e Loterias Caixas, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e patrocínios oficiais Sportsbet.io, Penalty, EMS e UMP e apoio IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.