#JOGAJUNTO

NBB

Na final

30-11-2012 | 10:11
Por Liga Nacional de Basquete

Brasília supera Pinheiros e se junta a Flamengo, Regatas Corrientes (ARG) e Peñarol (ARG) no quadrangular decisivo da Liga Sul-Americana 2012

Alex parte para bandeja na vitória que classificou o Brasília para a fase final da Liga Sul-Americana (Gaspar Nóbrega/FIBA Américas)

O Uniceub/BRB/Brasília conquistou a última vaga para o quadrangular final da Liga Sul-Americana de Basquete 2012. O atual tricampeão do NBB se classificou ao vencer o Pinheiros/SKY por 89 a 86 dentro da casa do adversário, no Ginásio Henrique Villaboim, em São Paulo (SP), na noite desta quinta-feira (29/11), em partida válida pelo grupo F da fase semifinal da competição. No Final Four, o time candango enfrentará os argentinos do Regatas Corrientes e do Peñarol, além do Flamengo, que terminou como líder da chave disputada na capital paulista depois de bater o Tiburones (Venezuela) por 101 a 87 na preliminar.

Para se garantir na próxima fase, o Brasília contou com grande participação do seu trio de ouro. O ala Alex fez 29 pontos (cestinha do jogo) e deu quatro assistências. O ala/pivô Guilherme Giovannoni quase chegou a um duplo-duplo (23 pontos e nove rebotes). O armador Nezinho foi o principal garçom da equipe, com oito assistências. Pelo lado do Pinheiros, o pivô Rafael Mineiro voltou a se destacar, também terminando muito próximo de um duplo-duplo (25 pontos e nove rebotes).

Quem conseguiu fazer números de dois dígitos em dois fundamentos foi o pivô Caio Torres na vitória do Flamengo sobre os venezuelanos do Tiburones. O jogador saiu de quadra com 11 pontos e 11 rebotes. O parceiro de posição dele, Olivinha, foi o cestinha rubro-negro (20 pontos).

Após a disputa em solo brasileiro, a briga pelo título acontecerá na Argentina, mais exatamente na cidade de Corrientes, a partir desta terça-feira (04/12). Os quatro times se enfrentarão entre si em três rodadas, e a equipe com melhor campanha se sagrará campeã sul-americana de 2012. O Flamengo estreia na decisão contra o Peñarol, enquanto o Brasília pegará o anfitrião Regatas Corrientes.

Confira as datas e os horários (de Brasília) dos jogos do quadrangular final da Liga Sul-Americana 2012

27/11/2012 – terça-feira
21:00 – Peñarol (ARG) x Flamengo
23:10 – Regatas Corrientes (ARG) x Uniceub/BRB/Brasília

28/11/2012 – quarta-feira
21:00 – Flamengo x Uniceub/BRB/Brasília
23:10 – Regatas Corrientes (ARG) x Peñarol (ARG)

29/11/2012 – quinta-feira
21:00 – Peñarol (ARG) x Uniceub/BRB/Brasília
23:10 – Regatas Corrientes (ARG) x Flamengo

O Flamengo será o outro representante brasileiro na decisão da Liga Sul-Americana (Gaspar Nobrega/Divulgação)