#JOGAJUNTO

Rio 2016

Na raça, Brasil!

31-07-2016 | 05:30
Por Liga Nacional de Basquete

Em jogo muito equilibrado, Seleção Brasileira bate Lituânia, primeira adversária nos Jogos Olímpicos, e conquista o Torneio Internacional, em Mogi das Cruzes

A uma semana da estreia nos Jogos Olímpicos, a Seleção Brasileira enfrentou o próprio adversário da primeira partida, a Lituânia, neste domingo (31/07). Em duelo muito equilibrado, os comandados de Rubén Magnano bateram os europeus, por 64 a 62, e com isso, conquistaram o Torneio Internacional, na cidade de Mogi das Cruzes (SP).

Pra ganhar moral: Com atuações recentes abaixo da expectativa, o ala Marquinhos sabia da importância da partida de hoje contra os lituanos. Muito móvel no ataque (fazendo bloqueios e cruzando o garrafão todo tempo), o camisa 14 da Seleção Brasileira fez grande partida. Ao total foram 14 pontos para o jogador (cestinha do jogo), além de cinco rebotes.

Fala aí: “Seleção todos sabem que é bem diferente do seu clube. No clube você sabe todos os movimentos, sabe onde a bola vai chegar. Na Seleção não tem bola para todo mundo, as oportunidades que você tem, você tem certa tensão e obrigação de converter, e infelizmente não estava caindo, mas hoje já tive um aproveitamento melhor e espero que no primeiro jogo (das Olimpíadas) continue assim”, disse o ala Marquinhos, da Seleção Brasileira, cestinha da partida com 14 pontos

E agora? : O próximo e último compromisso brasileiro antes do Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro é terça-feira (02/08), às 21h30 (de Brasília), diante da China, novamente em Mogi das Cruzes (SP), com transmissão ao vivo do SporTV.

Defesa, defesa: Mais uma vez a Seleção Brasileira mostrou um dos seus principais pontos fortes para os Jogos Olímpicos. Extremamente intensos e dificultando o máximo possível os passes para o pivô Jonas Valanciunas, o perímetro brasileiro forçou 12 erros da Lituânia e sofreu apenas 62 pontos, com 36% de aproveitamento nos arremessos lituanos.

Início positivo: Novamente com Nenê entre os titulares e Alex no lugar de Marquinhos, a Seleção Brasileira teve um ótimo início de primeiro quarto. Marcelinho Huertas ditou o ritmo brasileiro em quadra e contou com Alex Garcia e Hettsheimeir inspirados para abrir dez pontos (21 a 11) até a metade do período. Na reta final da parcial o armador Kalnietis, da Lituânia, encontrou boas brechas na defesa brasileira, forçou faltas e serviu companheiros para terminar a etapa apenas cinco pontos atrás no placar (24 a 19).

Reação lituana: O segundo quarto de partida foi equilibrado em sua grande maioria. As duas Seleções trocaram ataques e com isso o Brasil conseguiu manter uma certa margem no placar até o fim da parcial. Porém, em mais momentos de inspiração de Kalnietis, a Lituânia passou a frente e terminou a metade inicial do jogo com vitória, por 38 a 36. O armador lituano foi o grande destaque dos dois primeiros períodos, com 13 pontos e duas assistências.

Muito equilíbrio: O terceiro quarto de partida foi marcado pelo equilíbrio. Com duas defesas muito bem postadas, que dificultaram muito a bola chegar até os pivôs, no garrafão, Brasil e Lituânia forçaram muitos chutes do fora do perímetro e tiveram dificuldades na conversão. Com a vitória por 12 a 11 na parcial, os lituanos terminaram o penúltimo período na frente, por 50 a 47.

Força brasileira: No quarto final, a Seleção Brasileira foi praticamente impecável na defesa e mostrou seu poder de decisão para sair com a vitória. Hettsheimeir converteu ataques importantes e Raulzinho forçou infiltrações, sofreu faltas e contou com a ajuda de seu garrafão para ganhar rebotes e garantir o triunfo.