#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Nada a lamentar

10-04-2012 | 03:49
Por Liga Nacional de Basquete

Mesmo fora dos playoffs, técnico do Araraquara, Fábio Appolinário faz avaliação positiva da temporada a frente da equipe paulista

Para o Araraquara, a temporada 2011/2012 terminou na última quinta-feira (5), quando a equipe disputou contra o Winner/Limeira a última partida da fase regular do campeonato. Mas, mesmo tendo ficado fora dos playoffs, o técnico Fábio Appolinário elogiou o trabalho dos jogadores do time paulista e fez uma a avaliação positiva de seu primeiro ano comandando a equipe profissional.

Fabio Appolinário, do Araraquara

Aos 29 anos, Fábio Appolinário viveu sua primeira experiência no comando do time adulto (Divulgação)

Técnico mais jovem do NBB, com 29 anos, Appolinário assumiu a equipe com a missão de liderar a reconstrução da equipe. Mesmo encarando muitas dificuldades e tendo conquistado apenas duas vitórias em 28 partidas, o treinador considerou que o objetivo para a temporada foi cumprido, que era manter a equipe em atividade e na elite do basquete nacional.

“O mais importante para nós era não deixar acabar o basquete aqui, porque para retomar depois seria muito difícil. E fizemos o máximo que nossa estrutura nos permitiu, pois tinhamos um dos menores investimentos da liga. Tivemos vários jogos em que perdemos por diferenças pequenas, que poderiam ter tido outro resultado”, disse o treinador.

Para Appolinário, sua equipe conseguiu desempenhar um bom papel na temporada, jogando de igual para igual com as principais equipes do país. O comandante também elogiou a postura de seus atletas que, mesmo sem conseguir as vitórias, não se deixaram abater e mantiveram o ritmo.

“A gente sabe que quando a equipe tem dificuldades, muitas vezes você pega o time no final desmotivado, quando já não tem mais chance de classificação. E a nossa postura foi totalmente diferente”, comentou.

Luisinho, do Araraquara

Mais veteranos da equipe, Luisinho disputou as quatro edições do NBB por Araraquara (Divulgação)

E para o jovem treinador fica, também, todo o aprendizado de sua primeira temporada comandando um time profissional, quando teve oportunidade de medir forças com os principais treinadores do Brasil.

“Para mim foi uma experiência fantástica. Eu até conversava com os jogadores e fizemos uma análise que para meu primeiro ano, mesmo com todas essas dificuldades, terminar como terminamos foi muito importante”, disse Appolinário, que aproveitou para agradecer os colegas que o ajudaram nesta caminhada, entre eles Demétrius, Gustavinho, João Marcelo e Guerrinha.

“Enquanto eu estiver ao lado desses profissionais tenho certeza que vou continuar crescendo”, completou.

E durante o período de pós-temporada, além de acompanhar as partidas dos playoffs do e os jogos da fase inicial do Campeonato Paulista, Fábio Appolinário seguirá com a equipe juvenil do Araraquara, de onde devem surgir alguns nomes para compor o elenco adulto na próxima temporada. “Temos uma base boa, com juvenis que a gente pode aproveitar também nos próximos campeonatos”, finalizou.