#JOGAJUNTO

LDB

Na elite das Américas

24-07-2013 | 12:45
Por Liga Nacional de Basquete

Seis jogadores envolvidos na disputa da LDB 2013 são selecionados para evento organizado pela NBA, que contará com os melhores atletas Sub-18 do continente

Rafael (à esq.), Higor (ao centro) e Bruno (à dir.) atuaram por suas equipes na 1ª etapa da LDB 2013 (Montagem/LNB)

A LDB 2013 estará representada no Basketball Without Borders Americas (Basquete Sem Fronteiras das Américas). Envolvidos na disputa da terceira edição do maior campeonato de base do basquete brasileiro, os armadores Luis Ricci, do Vivo/Franca, e Rafael Souza, do Paschoalotto/Bauru, o ala Higor Lima, do Winner/Kabum/Limeira, e o trio do Pinheiros/SKY, Bruno Caboclo, Humberto e Lucas Dias,  foram selecionados para participar do evento realizado pela NBA, que reúne os principais jogadores Sub-18 do continente.

Rafael, Higor e Bruno já jogaram por suas equipes na competição Sub-22. Enquanto isso, Humberto, Lucas e Ricci, que fizeram parte do elenco da Seleção Brasileira Sub-19 que disputou o Mundial da categoria, realizado na República Checa, não puderam atuar na primeira etapa do maior campeonato de base do basquete brasileiro, mas devem estar em quadra nas próximas partidas.

A Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB) é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB) em parceria com o Ministério do Esporte e tem a chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB).

Lucas Dias será um dos brasileiros no evento realizado pela NBA (Bruno Spada/LNB)

Além dos seis atletas inscritos para a disputa da terceira edição da LDB, o Brasil terá mais um representante no evento organizado pela NBA. Trata-se do ala Guilherme Saad, de 18 anos, que atua pelo Santo André nas categorias de base do Estado de São Paulo.

O Basquete sem Fronteiras 2013, que será realizado no CENARD (Centro Nacional de Alto Rendimento Esportivo), em Buenos Aires, na Argentina terá suas atividades iniciadas nesta quinta-feira e durará até o próximo domingo. Durante o evento, os atletas participarão de treinamentos específicos e de jogos entre si.

Os 45 jogadores selecionados, oriundos de 15 países do continente americano, treinarão sob a tutela de renomados jogadores argentinos que atuam na liga norte-americana de basquete: o ala/armador Manu Ginobili, do San Antonio Spurs, o armador Pablo Prigioni, do New York Knicks, e o ala/pivô Luis Scola, do Phoenix Suns. Os alas Carlos Delfino, Walter Hermann, o pivô Fabricio Oberto e o armador Pepe Sanchez, todos com passagens pela NBA, também marcarão presença no evento.

Junto da legião argentina, dois atletas norte-americanos também participarão da clínica. Chris Coopeland, que atuou na última temporada pelo New York Knicks e se transferiu para o Indiana Pacers, e James Anderson, ex-Houston Rockets, estarão na Argentina e serão mentores das promessas das Américas durante a clínica.

Além da presença de jogadores, a NBA também enviou técnicos para ministrarem treinos aos jovens atletas. São eles: Kenny Atkinson (Atlanta Hawks), James Borrego (Orlando Magic), Kaleb Canales (Dallas Mavericks) e Ime Udoka (San Antonio Spurs).