#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Naipe Seleção

16-07-2015 | 07:27
Por Liga Nacional de Basquete

Após ida de Felício para a NBA, Flamengo anuncia contratação do pivô JP Batista, que estava na França há 7 anos e disputará o Pan pela Seleção Brasileira

Depois da saída do jovem pivô Cristiano Felício para o Chicago Bulls (NBA), o Flamengo foi atrás de outro gigante para repor o lugar vazio em seu garrafão, e sem perder tempo, o atual tricampeão do NBB trouxe um reforço de peso para a posição. Trata-se do pivô JP Batista, de 33 anos, que estava no basquete francês desde 2008 e defendeu o campeão nacional Limoges na última temporada.

Segunda contratação rubro-negra para a temporada 2015/2016, João Paulo Batista terá, no Flamengo, sua primeira experiência como profissional no Brasil. No momento, o jogador está em Toronto (CAN) com a Seleção Brasileira para a disputa dos Jogos Pan-Americanos 2015, ao lado de seus novos companheiros de time Vitor Benite e Olivinha, além do técnico José Neto e do preparador físico Diego Falcão.

“Estou muito feliz pelo acerto. Já estava muito ansioso em voltar ao Brasil e fazer isso pelo Flamengo não podia ser melhor. Tenho certeza que faremos uma grande parceria e daremos muitas alegrias para essa imensa torcida rubro-negra”, revelou JP Batista, que tem 2,06m de altura.

Ídolo na França, JP Batista foi campeão nacional pelo Limoges no mês passado (Divulgação)

Ídolo na França, JP Batista foi campeão nacional pelo Limoges no mês passado; jogador atuou 7 anos no basquete francês (Divulgação)

Natural de Recife (PE), JP deu seu seus primeiros passos no basquete no Clube Náutico Capibaribe (PE) e depois no Sport Club do Recife. Depois, jogou no Paulistano (SP) e no Rio Pardo (SP) antes de ir para os Estados Unidos. No basquete universitário norte-americano, jogou na Western Nebraska e na Barton Country. Em 2004, foi para a renomada universidade de Gonzaga e lá foi eleito o melhor novato de sua conferência na NCAA e o melhor atleta da universidade.

Depois de sua experiência nos Estados Unidos, em que ainda disputou uma Summer League da NBA pelo Minnesota Timberwolves, JP foi para a Europa defender o Lietuvos Ryta, da Lituânia, em 2006, onde ficou por duas temporadas, disputou uma Euroliga, conquistou uma Eurocopa e uma Liga do Báltico. Em 2008, se transferiu para a Letônia para atuar pelo Bartons. Após uma temporada no time letão, o pivô foi para a França ainda em 2008 e por lá ficou sete temporadas.

+Clique aqui e confira todas as transações oficiais das equipes do NBB 15/16 no “Vai e Vem”

Em solo francês, onde é bastante respeitado, o novo reforço rubro-negro jogou seis temporadas no Le Mans e se tornou ídolo do clube ao conquistar uma Copa da França e uma Copa dos Campeões francesa, ambos em 2009, e jogar uma Euroliga. Na última temporada, defendeu o Limoges, principal equipe do país, no qual sagrou-se campeão nacional e ainda a última edição da Euroliga, com média de 7,8 pontos e 2,1 rebotes.

Pela Seleção Brasileira, JP conquistou uma medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro, em 2007, disputou o Pré-Olímpico de Las Vegas, também em 2007, foi campeão da Copa América 2009, do Sul-Americano de 2010 e ainda a Copa do Mundo da Turquia, ainda em 2010. De volta ao selecionado nacional desde 2013, quando disputou a Copa América da Venezuela, o jogador tentará trazer mais um ouro pan-americano para o Brasil.

jj

Com diversas convocações para a Seleção Brasileira no currículo, JP Batista defenderá o Brasil no Pan de Toronto (Samuel Vélez/FIBA Américas)

Agora com JP Batista, o elenco do Flamengo tem como figuras carimbadas para a próxima temporada o armador Gegê, os alas Vitor Benite, Marquinhos e Marcelinho Machado, todos de contrato renovado com o clube, além do ala/pivô Olivinha e o pivô norte-americano Jerome Meyinsse, que cumprirão o segundo ano de seus vínculos com a agremiação carioca. No início da semana, a diretoria rubro-negra anunciou a contratação do jovem ala/armador Humberto, de 20 anos, ex-Pinheiros.