#JOGAJUNTO

Não dá pra perder!

18-08-2016 | 05:14
Por Liga Nacional de Basquete

Na reta final da competição, semifinais dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro reunirão grandes craques do basquete mundial na atualidade

Kevin Durant, dos Estados Unidos

Campeão Mundial e Olímpico com a seleção norte-americana, Kevin Durant é um dos astros destes Jogos Olímpicos (Divulgação/FIBA)

Kevin Durant, Kyrie Irving, Pau Gasol, Milos Teodosic e Patty Mills. Estes são apenas alguns dos craques que desfilarão seus talentos na Arena Carioca 1 durante as semifinais do torneio olímpico de basquete nesta sexta-feira (19/08). No primeiro duelo do dia, Estados Unidos e Espanha se enfrentarão às 15h30, enquanto que Austrália e Sérvia duelarão às 19 horas.

O embate entre norte-americanos e espanhóis colocará frente a frente dois dos mais poderosos elencos do basquete mundial. Mesmo sem contar com força máxima, já que nomes como LeBron James, Russell Westbrook e Stephen Curry pediram dispensa, o país da América do Norte ainda sim conta em sua seleção com jogadores fora de série.

O principal astro dos Estados Unidos atende pelo nome de Kevin Durant. MVP da temporada 2013/2014 da NBA, o agora jogador do Golden State Warriors busca seu terceiro título pelo selecionado de seu país. Em 2010, Durant liderou o título norte-americano no Mundial da Turquia e ainda fez parte da medalha de ouro conquistada nos Jogos de Londres 2012.

Ao lado de Durant, Kyrie Irving, recentemente campeão da NBA com o Cleveland Cavaliers e MVP da última Copa do Mundo, Carmelo Anthony, que luta por sua terceira medalha de ouro, Klay Thompson, talvez o principal arremessador do basquete mundial na atualidade, são outros nomes expoente do estrelado elenco norte-americano.

Pau Gasol, da Espanha

Medalha de prata nas duas últimas Olimpíadas, Pau Gasol também estará na semifinal do Rio de Janeiro (Divulgação/FIBA)

Do outro lado, a Espanha também não fica para trás e conta em seu plantel com sete atletas que atuam na NBA. O principal deles é o pivô Pau Gasol. Membro da equipe espanhola desde 2001, o experiente jogador que atua há 16 anos na principal liga de basquete do mundo possui um currículo invejável quando o assunto é campeonatos entre seleções, com duas medalhas de prata nos Jogos Olímpicos, o título mundial de 2006 e tricampeonato europeu.

Para fazer companhia a Pau Gasol, que desta vez não atua ao lado de seu irmão Marc, lesionado, o selecionado espanhol conta com uma legião de craques. Na armação, o técnico Sergio Scariolo tem três opções de NBA (Ricky Rubio, Sergio Rodriguez e José Calderón). Já no garrafão, o ala/pivô Nikola Mirotic também se destaca por conta de sua versatilidade.

Apesar de não contar com tantos superastros como o duelo entre EUA e Espanha, o confronto entre Austrália e Sérvia também tem talento de sobra em quadra. Os australianos, por exemplo, têm um quinteto titular formado por jogadores que disputaram a última temporada da NBA, com destaque para sua dupla de armadores.

Campeão da NBA na última temporada, Matthew Dellavedova trocou o Cleveland Cavaliers pelo Milwaukee Bucks antes do inicio das Olimpíadas. Já Patty Mills, que já disputou sete edições da liga norte-americana, caminha para sua sexta temporada com o San Antonio Spurs, time em que também conquistou um título da competição, na temporada 2013/2014.

Patty Mills, da Austrália

Campeão da NBA com o San Antonio Spurs, Patty Mills é um dos grandes destaques da seleção australiana (Divulgação/FIBA)

O quinteto titular ainda é formado pelo também campeão da NBA, Andrew Bogut, pelo ala com duas temporadas de experiência na NBA, Joe Ingles, do Utah Jazz, e pelo ala/pivô Aron Baynes, do Detroit Pistons, que vai para sua quinta edição da liga norte-americana na temporada 2016/2017.

Do lado sérvio, apenas um nome integra a NBA neste momento. Nikola Jokic, do Denver Nuggets, estreou na liga norte-americana na última temporada e deixou muito boa impressão por lá. Titular em mais da metade dos jogos de seu time, o ala/pivô fez uma grande reta final de temporada e, com isso, foi escolhido para o primeiro time de calouros da liga (NBA All-Rookie First Team).

Apesar de apenas um jogador na principal liga do mundo, a nova seleção sérvia, vice-campeã do mundo, em 2014, conta com outros destaques do basquetebol internacional. Atual campeão da Euroleague, o experiente Milos Teodosic, do CSKA Moscou (RUS), será um dos responsáveis pela armação da equipe. Outro nome de destaque é Bogdan Bogdanovic, campeão da Liga Turca e MVP da Copa da Turquia, na última temporada, pelo Fenerbahce.

Dono do garrafão sérvio, Miroslav Raduljica vive ótima fase. Após uma curta passagem pelo basquetebol chinês e pela NBA, o pivô voltou a Europa, fez um grande trabalho pelo Panathinaikos (GRE) e agora assinou contrato com o EA7 Emporio Armani Milano (ITA) para próxima temporada.

Miroslav Raduljica, da Sérvia

Vivendo ótima fase, Miroslav Raduljica é o dono do garrafão sérvio, que vai buscar uma vaga à final nesta sexta-feira (Divulgação/FIBA)