#JOGAJUNTO

NBB Caixa

NBB 100%

18-10-2013 | 09:56
Por Liga Nacional de Basquete

São José bate Búcaros (COL), confirma liderança do Grupo C e se classifica para 2ª fase da Liga Sul-Americana; times brasileiros seguem invictos na competição

São José, do jovem armador Vitinho, não deu chances aos colombianos e confirmou a classificação (Samuel Vélez/FIBA Américas)

Os times do NBB ainda não sabem o que é perder na Liga Sul-Americana 2013. Após Uniceub/BRB/Brasília e Paschoalotto/Bauru se classificarem à segunda fase com 100% de aproveitamento e a liderança de seus respectivos grupos, o São José/Unimed manteve a invencibilidade e o domínio brasileiro na competição continental.

Depois de vencer seus dois primeiros compromissos pelo Grupo C, o time joseense bateu o Bucaros, da Colômbia, nesta quinta-feira, com facilidade, pelo placar de 93 a 73, manteve os 100% de aproveitamento e confirmou a classificação e a ponta da chave disputada na cidade de San Juan de Ambato, no Equador.

Com um primeiro quarto arrasador, vencido por elásticos 27 a 7, a equipe do Vale do Paraíba encaminhou sua vitória logo no começo da partida. Desde os primeiros minutos de jogo, o técnico Régis Marrelli rodou bastante seus jogadores em quadra e nenhum atleta da equipe ficou mais do que 30 minutos em ação. O cestinha foi o ala/pivô Jefferson, com 19 pontos, seguido pelos pivôs Ed Nelson e Caio Torres, que marcaram 13 e 12 pontos, respectivamente.

Junto dos experientes jogadores, alguns garotos do esquadrão do interior paulista também tiveram bons desempenhos. Destaques para o ala Gustavo Basílio, atleta que mais tempo ficou em quadra pelo São José e autor de sete pontos e oito assistências, para o armador Vitinho, que registrou seis pontos e sete assistências, e para o ala/pivô Pajé, responsável por dez pontos e cinco rebotes. Pelo time colombiano, o maior pontuador foi o norte-americano Maurice Carter, com 21 pontos.

+ Clique aqui e confira as estatísticas completas da partida entre São José e Búcaros

Além da equipe brasileira, o Peñarol de Mar Del Plata também segue vivo no torneio sul-americano. Com ótima atuação do armador Facundo Campazzo, dono de 24 pontos e nove assistências, a equipe argentina bateu o anfitrião Importadora Alvarado, por 98 a 85, e confirmou a segunda posição da chave.

Após a definição do Grupo C, seis equipes estão confirmadas na segunda fase da Liga Sul-Americana 2013: os brasileiros Bauru, Brasília e São José, Boca Juniors e Peñarol, da Argentina, e o Caquetios, da Venezuela. As duas vagas restantes serão definidas na próxima semana com as disputas do Grupo D, entre Argentinos de Junín (ARG), Aguada (URU), El Bosque (PER) e Guacharos (VEN).

As oito equipes classificadas serão dividias em dois grupos e jogarão entre si dentro de suas respectivas chaves. Os dois melhores colocados de cada grupo avançarão às semifinais. O primeiro quadrangular acontecerá entre os dias 05 e 07 de novembro e o segundo será realizado na semana seguinte, entre os dias 12 e 14 de novembro. A disposição das equipes e as sedes das chaves serão definidas pela ABASU (Associação de Basquete da América do Sul) nos próximos dias.

Confira a tabela dos jogos do grupo C da Liga Sul-Americana 2013:

15/10 (terça-feira)
São José/Unimed 95 x 92 Penãrol (ARG)
Importadora Alvarado (ECU) 93 x 96 Bucaros (COL)

16/10 (quarta-feira)
Penãrol (ARG) 83x 67 Bucaros (COL)
São José/Unimed 85 x 72 Importadora Alvarado (ECU)

17/10 (quinta-feira)
Bucaros (COL) 73 x 93 São José/Unimed
Importadora Alvarado (ECU) 85 x 98 Penãrol (ARG)