#JOGAJUNTO

NBB Caixa

NBB na mira

09-04-2013 | 04:59
Por Liga Nacional de Basquete

Maior campeonato de basquete do país, NBB vira "obsessão" e 39 equipes tentam vaga através da Copa Brasil

A atual edição do NBB é disputada por 18 equipes, representando seis estados e o Distrito Federal (Antonio Basilio/PMSJC)

O Novo Basquete Brasil é o maior campeonato de basquete do país e muitas equipes almejam disputar a competição. E o caminho para qualquer time que queira ingressar no NBB é a Supercopa Brasil. Organizado pela Confederação Brasileira de Basketball (CBB), o torneio ainda está em sua fase regional e 39 clubes representando 20 estados e o Distrito Federal disputam as Copas Brasil Centro-Oeste, Nordeste, Norte, Sul e Sudeste de olho na vaga.

“Desde que a CBB começou a realizar as Copas Regionais o nosso basquete foi se organizando e se reestruturando para alcançar uma vaga no NBB. Agora, em 2013, conseguimos uma estrutura maior para brigar por uma dessas vagas. Estamos trabalhando para desenvolver mais a equipe, pois acreditamos que possamos conquistar um desses lugares no NBB. O nosso maior objetivo é colocar o basquete do Paraná no circuito nacional” explicou o técnico Emerson de Souza, do Campo Mourão (PR).

“Alcançar a vaga no NBB será um mérito e uma missão muito grande para uma equipe de tradição como a do Fluminense. Eu acredito na força desses atletas e estou ajudando da melhor maneira possível. A vaga no NBB nos dará uma projeção muito grande. Além disso, será muito satisfatório ter mais uma equipe representando o Rio de Janeiro”, comentou o treinador do Fluminense (RJ), Márcio Andrade.

As cinco Copas Regionais organizadas pela CBB são classificatórias para a Supercopa Brasil, que será realizada entre os dias 1º e 5 de maio, em local ainda a ser definido. A competição contará com oito equipes das cinco regiões classificadas em suas respectivos torneios: Sudeste (3), Sul (2), Norte (1), Nordeste (1) e Centro-Oeste (1).

O campeão e o vice-campeão da Supercopa Brasil garantem vaga no quadrangular que reunirá os dois últimos colocados do NBB 2012/13. Os dois primeiros lugares do quadrangular se credenciam para disputar a próxima temporada do NBB 2013/14, desde que atendam todos os requisitos exigidos pela Liga Nacional de Basquete.

“O objetivo final é pleitear a vaga na próxima edição do NBB. Por isso, estamos nos preparando para ultrapassar as etapas. A primeira vai ser conseguir o título da Centro-Oeste. Estamos acelerando o processo de treinamento e contando com reforços estrangeiros para ir atrás dessa vaga na Liga Nacional. Vamos seguir respeitando os nossos adversários, mas estamos confiantes em montar uma equipe de alto rendimento e servir de exemplo para o basquete de Goiás”, analisou o técnico João Marcelo Leite, do Universo/Goiânia.

“Entramos na briga pelo título da Copa Nordeste. E para alcançar a vaga no NBB vamos trabalhar firme e conseguir a classificação em Maceió. Com essa equipe que temos hoje, podemos ser os campeões nordestinos. Aí sim, depois que alcançarmos essa primeira vitória, vamos pensar na Liga”, disse o técnico. Yves Costa, do Vitória/Faculdade 2 de Julho (BA).

Estados e Equipes das Copas Regionais

Copa Brasil Centro-Oeste
Distrito Federal – Clube Vizinhança e Planalto Basquete/Iesplan
Goiás – AABB/Jataí, ABA/Associação de Basquete Anápolis, APCEF/Goiânia e
Universo/Goiânia
Mato Grosso – Araputanga, Rondonópolis/Casarin e São Camilo/SINOP
Mato Grosso do Sul – Clube Salesiano Escolar Dom Bosco
Rondônia – Colégio Objetivo/TNT e SESI/Faro

Copa Brasil Nordeste
Alagoas – Associação Atlética Anthares/ADB (AL) e AREC/Associação
Recreativa Esportiva e Cultural
Bahia – UNIRB/Academia TBJ e Vitória/Faculdade 2 de julho
Paraíba – AABB/João Pessoa e Esporte Clube Cabo Branco
Pernambuco – FASE/Faculdade Santa Emília (PE) e Sport Recife
Sergipe – Clube dos Empregados da Petrobras/CEPE e Raptors Advantage

Copa Brasil Norte
Amapá – Meta Oratória, São José e Ypiranga
Amazonas – Dom Bosco
Maranhão – Mirante/Jovens Maranhense e Pinguim/Estilo
Pará – Assembleia Paraense e Paysandu
Piauí – Cajuína Esporte Clube

Copa Brasil Sudeste
Minas Gerais – Esporte Clube Ginástico e Minas Tênis (já disputa o NBB e está representado por uma equipe sub-22)
Rio de Janeiro – Fluminense e Macaé Basquete
São Paulo – Rio Claro e XV de Piracicaba

Copa Sul
Paraná – Campo Mourão Basquete
Rio Grande do Sul – Caxias do Sul/Banrisul/Festa da Uva
Santa Catarina – Brusque/FME/UNIFEBE