#JOGAJUNTO

NBB Caixa

New American in the house

08-12-2014 | 07:43
Por Liga Nacional de Basquete

Paulistano acerta contratação do experiente pivô norte-americano Jeff Agba, ex-Liga Sorocabana, para substituir DeVon Hardin, que não faz mais parte do elenco

Jeff Agba, da Liga Sorocabana, e Mosso, do Rio Claro

Novo reforço do Paulistano, Jeff Agba defendeu a Liga Sorocabana no início do NBB 7 (Carolina Bertolli/Focalize)

O Paulistano/Unimed tem um novo jogador em seu plantel para a temporada. O pivô norte-americano Jeff Agba, que começou o NBB 7 atuando pela Liga Sorocabana, foi contratado pela equipe da capital paulista a fim de substituir seu compatriota e companheiro de posição DeVon Hardin, que não faz mais parte do elenco do técnico Gustavo De Conti.

Jeff Agba já atuou em oito jogos da temporada 2014/2015 do NBB pela equipe de Sorocaba e por isso ainda assim pôde se transferir. De acordo com a regra estipulada antes do NBB 6, um atleta pode atuar em até oito partidas por um determinado clube e ainda assim mudar de time com a competição em andamento.

Agba, que desembarcou no basquete brasileiro há seis temporadas, no NBB 2, acumula larga experiência no maior campeonato de basquete do país. Seu primeiro time foi o Paschoalotto/Bauru, onde permaneceu até o 2013 e teve a oportunidade de atuar com o seus agora novamente companheiros de equipe Pilar e Renato Carbonari.

O pivô também foi um dos nomes do garrafão do Mogi das Cruzes/Helbor na última temporada, quando a equipe paulista emplacou a sua surpreendente campanha até a semifinal, cuja eliminação surgiu apenas contra o Flamengo, que depois se tornou o campeão do torneio. Por esses motivos, o técnico Gustavo De Conti já tinha seus olhos sobre o norte-americano há algum tempo.

“O Jeff Agba é um jogador que tem as características que estávamos procurando. O conheço bem e até já tínhamos tentado contratá-lo algumas vezes em outros anos, o que nunca havia dado certo. Agora tivemos um acordo com a Liga Sorocabana, ele ficou livre e conseguimos trazê-lo para cá”, declarou Gustavo De Conti.

O jogador chega em um momento especial para o Paulistano. Vice-campeão do NBB 6, a equipe do Jardim Europa tem um importante desafio pela frente, além do campeonato nacional. Devido à sua posição na última temporada, assegurou uma vaga na Liga das Américas 2014, e Jeff chega exatamente para reforçar o garrafão do Paulistano nessas duas competições.

“É um jogador que tem presença forte nos rebotes e um bom jogo no poste baixo, que é o que estávamos precisando. Acredito que essas características principais foram as que chamaram a nossa atenção. Além disso, sabemos que ele tem experiência no basquete brasileiro e já esta há bastante tempo aqui”, afirmou o técnico.

Jeff Agba defendeu as cores do Mogi das Cruzes no NBB 6 (João Pires/LNB)

Jeff Agba defendeu as cores do Mogi das Cruzes no NBB 6 (João Pires/LNB)

Com a camisa da Liga Sorocabana, na atual edição do NBB, acumulou média de 9,8 pontos e quatro rebotes por partida. Sua melhor temporada foi a do NBB 3, quando teve um total de 15,1 pontos e oito rebotes por jogo, quando jogava pelo Bauru. No total de sua participação no maior campeonato de basquete no Brasil, são 12,26 pontos e 6,81 rebotes por confronto.

Agba se juntou ao Paulistano na semana passada e tem treinado com o elenco desde então. Pelo olhar de seu novo comandante, já mostra bom entrosamento e capacidade de absorção de jogadas, principalmente por estar familiarizado com alguns de seus novos companheiros de equipe.

“Ele é um jogador muito inteligente e já pegou as jogadas bem rapidamente. Ainda não está o ideal, o que é natural e vai demandar tempo, mas ele está bem entrosado.  Já jogou com o Pilar e o Renato, já conhecia o César e está se dando bem aqui”, afirmou De Conti, que preferiu não se pronunciar sobre a saída do pivô DeVon Hardin do time.

A estreia de Jeff Agba com a camisa do Paulistano deve acontecer nesta terça-feira (09/12), contra o Palmeiras/Meltex, no Ginásio Palestra Itália (SP), às 20 horas, em duelo válido pela nona rodada da temporada 2014/2015 do NBB. O jogador já teve sua documentação liberada para atuar pelo clube da capital paulista.