#JOGAJUNTO

NBB Caixa

No embalo

13-03-2013 | 05:17
Por Liga Nacional de Basquete

Em ótimos momentos na atual temporada do NBB, Brasília e Palmeiras se enfrentam nesta quinta-feira, no Ginásio da Asceb

No primeiro turno, em jogo equilibrado, Brasília levou a melhor sobre o Palmeiras (Alê Vianna/Divulgação)

Duas equipes que atravessam ótimas fases na atual temporada do NBB medirão forças na 29ª rodada. Nesta quinta-feira, às 21 horas, no Ginásio da Asceb, em Brasília (DF), o Uniceub/BRB/Brasília receberá o Palmeiras. O confronto terá transmissão ao vivo para todo o Brasil através do canal SporTV 2.

Atual vice-líder da competição, com uma campanha de 22 vitórias em 26 partidas disputadas (84,6% de aproveitamento), o time da capital federal é dono de uma sequência incrível de resultados positivos.

A equipe comandada pelo técnico José Vidal triunfou em seus últimos 13 compromissos no campeonato e sua última derrota foi diante do Vila Velha/Garoto/UVV, fora de casa, no dia 19 de janeiro. Com isso, o esquadrão brasiliense segue na cola do líder Flamengo e ainda possui chances reais de terminar a fase de classificação na primeira colocação.

“O jogo tende a ser complicado, visto que o Palmeiras vem de duas boas vitórias, contra adversários que estão na parte de cima da tabela, e cresceu bastante neste returno. Mas, a nossa equipe também vive um momento favorável, vai jogar em casa, e temos que buscar o resultado positivo para seguir com chances de brigar pela primeira colocação nesta fase do NBB”, comentou Guilherme Giovannoni, ala/pivô do Brasília.

Enquanto isso, do outro lado, o clube da capital paulista passa por sua melhor fase na temporada. Depois de um primeiro turno ruim, em que somou apenas duas vitórias, o esquadrão palmeirense melhorou seu desempenho e venceu seis de seus nove compromissos na segunda metade do NBB.

Em alta, o Palmeiras conquistou cinco vitórias em suas últimas seis partidas na competição, sendo que nesta sequência triunfou contra times que figuram na parte de cima da tabela, como Unitri/Universo e Vivo/Franca, terceiro e sexto colocados, respectivamente.

“Nosso time é esse das últimas partidas, não o do começo do campeonato. Estávamos nos encaixando, ainda não estávamos atuando completos. O Tyrone (Curnell) voltou de lesão depois. A realidade do nosso time é essa. Podemos perder um jogo ou outro, mas nosso time é esse. Esse time é muito profissional. Mesmo no momento ruim, estávamos nos ajudando. Virou nossa confiança, e tudo acabou melhorando”, explicou o ala palmeirense Guto.

No duelo válido pelo primeiro turno, Brasília levou a melhor sobre o Palmeiras. Porém, a vitória candanga não foi fácil. Atuando na capital paulista, os atuais tricampeões do NBB tiveram que suar a camisa para vencerem o time alviverde, por 88 a 78. Na ocasião, os destaques da equipe da região Centro-Oeste do país foram o ala Arthur e o armador Nezinho, com 22 e 19 pontos, respectivamente.

“Vai ser um jogo difícil. O time do Palmeiras está jogando com confiança, mas jogando em casa a gente tem que impor nosso ritmo de jogo. Temos que usar nossa defesa com agressividade coletiva e jogar no contra-ataque. Foi assim que ganhamos em São Paulo. Temos que impor o nosso ritmo aqui dentro de casa”, sintetizou o capitão do Brasília, Alex.

Em bom momento no maior campeonato de basquete do país, a equipe alviverde contou com uma boa sequência como mandante para alavancar sua campanha. Em seus últimos cinco jogos no Ginásio Palestra Itália, em São Paulo (SP), o time saiu vencedor e em todas as partidas a torcida palmeirense compareceu em peso.

“Para mim, a torcida é como se fosse o sexto jogador na quadra. Jogamos com um mais nas últimas partidas em casa. Agora entendo porque todos falam que a torcida do Palmeiras é uma das melhores do mundo”, resumiu o técnico alviverde Arturo Alvarez, que nesta quinta-feira terá de enfrentar a fervorosa torcida do Brasília.

Depois de passar boa parte da temporada nas incômodas duas últimas posições na tabela de classificação, o Palmeiras agora já começa a se aproximar da zona de classificação aos playoffs. Porém, apesar da sequência de resultados positivos e da melhora no campeonato, a equipe ainda prefere não pensar na possibilidade de avançar à fase de mata-mata.

Atualmente, o clube da cidade de São Paulo ocupa a 15ª colocação, com oito vitórias em partidas disputadas (30,8% de aproveitamento). Enquanto isso, o SKY/Basquete Cearense, primeira equipe na zona de classificação à pós-temporada, possui 11 triunfos também em 26 jogos realizados (42,3% de aproveitamento).

“Para sonhar dá tempo, mas quero esquecer a palavra playoff. Estou esperando o dia que o Palmeiras não tenha mais chances matemáticas de ficar nas duas últimas duas posições do NBB. Vamos vitória por vitória, para confirmar essa possibilidade. Ainda não dá para pensar em playoff, e o time sabe disso. A chave do sucesso é pensar jogo a jogo”, concluiu Alvarez.