#JOGAJUNTO

LNB

Nota defalecimento

11-02-2021 | 07:01
Por Liga Nacional de Basquete

LNB lamenta o falecimento de uma das figuras mais importantes do basquete em Brasília: o técnico Laurindo Miura, responsável por descobrir Oscar Schmidt

Laurindo Miura é um dos grandes heróis do basquete de Brasília (Divulgação)

O basquete brasileiro está de luto. O técnico Laurindo Miura, figura lendária e extremamente respeitada do esporte em Brasília, faleceu na tarde desta quinta-feira (11/02) devido a complicações durante uma cirurgia no rim.

Laurindo foi o responsável por descobrir e treinar Oscar Schmidt, um dos maiores atletas da história do esporte brasileiro. Além do Mão Santa, ele também treinou os ex-atletas e agora técnicos José Vidal e Ronaldo Pacheco (supervisor técnico do Cerrado), o ala Arthur Belchor (BRB/Brasília) e o ex-jogador Frederico Rossi.

Diretor Técnico da Liga Nacional de Basquete, Paulo Bassul também foi discípulo de Laurindo. Dono de uma longa e vitoriosa carreira como técnico no basquete feminino, com direito a medalha de bronze nas Olimpíadas de Sydney 2000 pela Seleção Brasileira, Bassul exaltou a essência de Miura.

“Ele tinha uma nobreza de espírito e de caráter cada vez mais rara. Quando eu tive minha primeira grande oportunidade para atuar como técnico em Piracicaba, ele regularmente me enviava envelopes repletos de exercícios que ele criava com uma competência ímpar. Esse era o Miura, sempre espalhando amor ao próximo e dedicação por onde passou. Vai deixar saudades eternas para muita gente que teve a vida impactada positivamente pela presença dele. Brasília e o basquete estão mais tristes e o céu mais feliz hoje”, declarou o Diretor Técnico da LNB.

O treinador é cadeirante desde 1981, quando sofreu um acidente de carro. Nos últimos anos, Laurindo vinha sofrendo com diversos problemas de saúde. Em 2016, inclusive, ele ficou internado por 15 dias devido a uma infecção urinária, o que fez com que a conta do hospital superasse os R$ 50 mil. Para ajudar no pagamento, os jogadores do Brasília na época chegaram a organizar uma vaquinha para ajudar o técnico.

O falecimento de Miura aconteceu horas antes de um momento marcante para o basquete brasiliense: o clássico candango entre BRB/Brasília e Cerrado Basquete no NBB, marcado para as 20 horas desta quinta-feira (11/02), no Ginásio da ASCEB, com transmissão ao vivo no DAZN. Antes da partida, será respeitado um minuto de silêncio.

A Liga Nacional de Basquete lamenta profundamente o falecimento de Laurindo Miura e deseja força a todos os parentes, amigos e admiradores do trabalho do treinador, que sem dúvida deixou um legado eterno para o esporte da bola laranja no Brasil.