#JOGAJUNTO

Jogo das Estrelas

Novo estrelato

17-03-2016 | 06:37
Por Liga Nacional de Basquete

Com papeis de destaque nas últimas LDB’s, Davi Rossetto, Lucas Dias, Ronald e Deryk têm suas evoluções coroadas com presença inédita no Jogo das Estrelas do NBB

A nova geração do basquete brasileiro será muito bem representada no Jogo das Estrelas 2016. Frutos da Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB), competição nacional Sub-22, os jovens Davi Rossetto (Solar Cearense), Lucas Dias (EC Pinheiros) e Ronald e Deryk (UniCEUB/Cartão BRB/Brasília) representarão o NBB Brasil na partida festiva pela primeira vez em suas carreiras e com isso tiveram seus ótimos momentos muito bem coroadas.

O NBB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, o patrocínio da SKY e o apoio do Ministério do Esporte, Avianca e Spalding.

Davi Rossetto – Solar Cearense

Campeão e MVP do Final Four da edição 2014 da LDB com o Basquete Cearense, Davi Rossetto, de 23 anos, é uma das maiores provas do salto que o campeonato nacional de base pode dar na carreira de um atleta. Depois de duas participações na competição, o armador atingiu o posto de capitão da equipe adulta de seu clube e teve sua grande temporada 2014/2015 premiada com o troféu de Jogador Que Mais Evoluiu do NBB CAIXA.

“A LDB sem dúvidas foi algo especial e fundamental para mim. Foi ali que consegui amadurecer e melhorar vários aspectos do meu jogo, e principalmente adquirir confiança para que pudesse assumir uma responsabilidade maior dentro do NBB”, disse o capitão do Basquete Cearense.

Capitão do Basquete Cearense, armador Davi Rossetto foi o MVP da Final da LDB (Luiz Pires/LNB)

Capitão do Basquete Cearense, Davi Rossetto foi o MVP da Final da LDB 2014 (Luiz Pires/LNB)

Na atual temporada, Davi vem sendo um dos grandes responsáveis pela fase histórica que vive o Basquete Cearense, sexto colocado neste NBB CAIXA, e tem médias de 12,4 pontos, 4,6 assistências e 13,7 de eficiência, a maior de sua equipe. Suas ótimas atuações foram reconhecidas inclusive pelo público que escolheu os 12 atletas que representarão o NBB Brasil no Jogo das Estrelas, que o deu 5.958 votos e uma das três vagas de armador no esquadrão verde-amarelo.

“Fico muito feliz em ter sido escolhido para o Jogo das Estrelas. Há dois anos, isso seria impensável até mesmo para mim. A sensação é de que estou no caminho certo e me serve de estímulo para seguir evoluindo em busca de novas conquistas. Além disso, o sentimento é de gratidão a todos os meus companheiros de equipe do Solar Cearense que tanto me ajudaram e contribuíram para que isso se tornasse possível”, comemorou Davi.

Lucas Dias – EC Pinheiros

Mais jovem dentre os estreantes desta edição do Jogo das Estrelas, o garoto Lucas Dias, de 20 anos, participou de todas as temporadas da LDB até então (2012, 2013, 2014 e 2015) e praticamente “zerou” a competição, principalmente na última edição, em que foi campeão, MVP do Final Four, cestinha e jogador mais eficiente.

Além disso, a joia da base pinheirense ainda é dona de três recordes de pontos (51, 44 e 37) e dois de eficiência (59 e 55) em um só jogo na história da LDB. Com toda essa superioridade na competição nacional Sub-22, Lucas mostrou tamanha evolução também no NBB CAIXA, em que está cada dia melhor e mais solto.

“Evoluí muito com a LDB. São muitos jogos e nela consegui melhorar meus erros, tanto no ataque quanto na defesa, e com isso pude ganhar um pouco mais de espaço e confiança no adulto. A LDB foi fundamental no meu crescimento e acho que se não fosse ela eu talvez não estivesse onde estou hoje”, comentou Lucas Dias.

Lucas Dias com os troféus de campeão, MVP da Final e jogador mais eficiente da LDB 2015

Lucas Dias com os troféus de campeão, MVP da Final e jogador mais eficiente da LDB 2015 (João Pires/LNB)

Titular absoluto da equipe adulta do Pinheiros, o ala de 2,07m inclusive vem sendo um dos grandes destaques do clube da capita paulista neste NBB CAIXA e tem as expressivas médias de 15,4 pontos e 5,5 rebotes e 15,68 de eficiência por partida.

Na pré-votação para o Jogo das Estrelas, realizada apenas entre técnicos, capitães, assistentes, impresa especializada e personalidades do basquete, Lucas esteve entre os mais votados e foi para a votação popular. Nela, por pouco não foi escolhido para o elenco do NBB Brasil e teve 4.490 votos. No entanto, com as ausências de quatro atletas do Paschoalotto/Bauru, o garoto foi integrado ao time verde-amarelo e fará sua estreia no evento festivo.

“Estou muito feliz em estar no Jogo das Estrelas e saber que meu trabalho está sendo valorizado. Estou trabalhando bem no Pinheiros e só tenho agradecer ao meu time, que sempre me deu muita confiança para mostrar meu jogo e evoluir. Espero seguir crescendo e quem sabe chegar à Seleção Brasileira”, finalizou a joia pinheirense.

Ronald – UniCEUB/Cartão BRB Brasília

Ronald recebeu o troféu de "Jogador Mais Eficiente" das mãos do técnico Ronaldo Pacheco (Lucas Figueiredo/LNB)

Ronald recebeu o troféu de “Jogador Mais Eficiente” das mãos do técnico Ronaldo Pacheco (Lucas Figueiredo/LNB)

Ele vem deitando e rolando nos garrafões do NBB CAIXA. Aos 24 anos, Ronald, outro fruto da Liga de Desenvolvimento de Basquete, vem mostrando um basquete de altíssima qualidade na atual temporada e por isso conquistou a merecida vaga no Jogo das Estrelas de 2016.

Na votação popular para o confronto entre NBB Brasil e NBB Mundo, o pivô do Brasília recebeu nada menos que 6.657 votos e foi o terceiro pivô mais lembrado pelo público no selecionado nacional.

Não à toa, Ronald vem justificando tal reconhecimento por parte dos fãs com um NBB CAIXA pra lá de expressivo que vem fazendo. Nesta edição, o jogador tem médias de 13,6 pontos e 6,0 rebotes por partida e está acumulando os melhores números de toda sua carreira na competição nacional, onde atua desde a temporada 2009/2010.

Para chegar a tal nível, o camisa 6 do Brasília também usou a LDB como trampolim. O pivô disputou três edições da competição e em uma delas, em 2012, foi eleito o MVP ao se firmar como jogador mais eficiente da disputa, com 23,57 de valorização por partida.

“Era um sonho para mim estar no Jogo das Estrelas. Estou aproveitando muito essa oportunidade e não vejo a hora de entrar em quadra. Me dedico bastante, treino forte nas férias e fui crescendo com o tempo. A LDB me ajudou muito nesse processo e fui ganhando confiança e espaço aos poucos. Estou muito feliz com essa oportunidade e espero aproveitar o máximo possível”, disse Ronald.

Deryk Ramos – UniCEUB/Cartão BRB/Brasília

Deryk, do Brasília

Deryk, do Brasília, foi o MVP do Final Four da Liga Sul-Americana 2015 (Jose Jimenez-Tirado/FIBA Americas)

Que ano vem vivendo o garoto Deryk Ramos. Com 21 anos, o armador do Brasília apresentou uma evolução tremenda em relação aos anos anteriores e hoje aparece como um dos grandes destaques da boa campanha do time candango na atual temporada do NBB CAIXA. Com isso, o camisa 9 recebeu 7.721 votos e foi mais do que garantido no elenco do NBB Brasil.

“É um momento muito especial pra mim. É minha primeira vez no Jogo das Estrelas e estou muito ansioso. Acompanhei todas as edições anteriores e vejo que a cada ano que passa o espetáculo está cada vez mais organizado e melhor. Então quero contribuir ao máximo pra essa festa, pra cidade de Mogi e quero aproveitar esse momento ao máximo”, declarou Deryk.

Eleito o Destaque Jovem da última edição do nacional, Deryk deu sequência ao seu tamanho crescimento e vem impressionando a todos com suas atuações. Nesta temporada, o jogador se mostrou atrevido e decisivo, faturando nada menos que o prêmio de MVP do Final Four da Liga Sul-Americana, na qual foi campeão pelo Brasília.

Neste NBB CAIXA, o armador de 1,85m de altura também colecionou atuações de encher os olhos e está com as expressivas médias de 14,3 pontos, com direito a 2,8 bolas de 3 pontos por jogo (a maior do campeonato), e 3,1 assistências por partida.

Antes disso, Deryk Ramos disputou a edição 2014 da LDB e por pouco não levou o Limeira, sua antiga equipe, ao título. Com grandes atuações nos sete jogos em que esteve em quadra, o atleta somou médias de 13,9 pontos, 6,3 assistências e 15,7 de eficiência e guiou o time do interior paulista ao honroso terceiro lugar do maior campeonato de base do basquete brasileiro.

“Essa transição da categoria de base para a adulta é um divisor de águas na carreira do atleta, e a LDB é importantíssima nesse processo. São etapas na vida que você tem que passar para chegar ao nível desejado. Você vai amadurecendo mais, tendo uma nova visão do basquete. Tudo isso foi muito importante para que eu chegasse a este momento”, concluiu Deryk.

Deryk, do Limeira

Com a camisa do Limeira, Deryk levou o Limeira ao Final Four e ao bronze da LDB 2014 (João Pires/LNB)