#JOGAJUNTO

NBB Caixa

O tricampeão voltou

17-08-2012 | 06:05
Por Liga Nacional de Basquete

Com contratação de Danilo Pinnock, o primeiro estrangeiro do time desde a criação do NBB, Brasília se reapresenta mantendo base vencedora dos últimos anos

Tricampeão do NBB, Uniceub/BRB/Brasília segue com a mesma base mais alguns reforços (Sérgio Alberto/Divulgação)

Com uma grande novidade, o tricampeão do NBB está de volta ao trabalho. O Uniceub/BRB/Brasília apresentou o elenco para a temporada 2012/2013 do basquete brasileiro nesta sexta-feira (17/08), na capital federal. O time mantém a base vencedora da principal competição masculina nacional, mas contratou dois reforços: o armador Isaac (ex-Vila Velha) e o ala-armador Danilo Pinnock, (ex-Capitanes de Arecibo, de Porto Rico), que chega com o destaque de ser o primeiro estrangeiro da equipe de Brasília desde a criação do NBB.

Pinnock é norte-americano naturalizado panamenho, com passagens pela NBA no Los Angeles Lakers e no Dallas Mavericks. Fora dos EUA, o atleta atuou no B.C. Habikka e Elitzur Netanya (Israel), Cocodrilos (Venezuela) e Colosos (Panamá). Jogando pelo Capitanes de Arecibo, o ala/armador enfrentou o Brasília na edição mais recente da Liga das Américas. Os números do novo jogador brasiliense na competição impressionaram: em seis jogos, foram, em média, 11,8 pontos, 5,1 assistências e 5,5 rebotes por partida.

Experiência na NBA e estatísticas de destaque poderiam transformar Pinnock em um dos pilares de qualquer equipe, mas o próprio jogador prefere chegar sem muita badalação em Brasília. “Vim para somar com os outros jogadores. Espero que a experiência que eu tenho possa ajudar a equipe no NBB e também nas competições internacionais. Sei que o NBB é um campeonato disputado, muito bem organizado e com equipes de alto nível. Estou animado para começar”, disse o ala/armador, que vestirá a camisa número 21.

Giovannoni abraça Pinnock, o primeiro estrangeiro de Brasília desde a criação do NBB (Sérgio Alberto/Divulgação)

Já Isaac chega ao Brasília graças ao desempenho mostrado na quarta edição do NBB, quando jogou pelo Vila Velha e teve médias de 7 pontos e 3.43 rebotes por jogo. Com 22 anos, o jogador quer aproveitar esse início de passagem para adquirir experiência com nomes consagrados que tem sua admiração.

“Eu me espelho nos jogadores daqui, como o Nezinho, para o que quero ser como atleta. Estou muito feliz em poder fazer parte dessa equipe campeã. Será uma experiência incrível para mim que estou começando a minha carreira”, afirmou o novo número 7 de Brasília.

Jogadores dão entrevista com a taça do NBB ao lado (Sérgio Alberto/Divulgação)

São reforços que vão contribuir com a equipe, mas a maior arma de Brasília para a próxima temporada, onde tentará o tetra do NBB e jogará a Liga Sul-Americana, é manter a espinha dorsal do elenco. Atletas como Alex, Guilherme Giovannoni, Arthur e Nezinho, que já se conhecem há longo tempo. “O diferencial do nosso time sempre foi o entrosamento entre os atletas que já jogam juntos há muitos anos”, comentou o técnico José Vidal.

“Não poderíamos abrir mão dessa característica da equipe, mas precisávamos de jogadores que dessem tempo para os outros descansarem, este será o trabalho do Pinnock, que joga em todas as posições. Eles farão a rotação durante a partida e não perderemos o ritmo”, concluiu o treinador de Brasília.

Passada a apresentação, os atletas do tricampeão do NBB se apresentam ao técnico Vidal na segunda-feira (20/08) para os exames de rotina. Os treinamentos começarão apenas na próxima quinta-feira (23/08). Os jogadores que participaram das Olimpíadas, Alex e Guilherme Giovannoni, foram liberados para as férias e só retornam aos treinos no dia 10 de setembro.