#JOGAJUNTO

LDB

O futuro é agora!

23-07-2015 | 11:50
Por Liga Nacional de Basquete

Quinta edição da LDB terá início nesta sexta-feira, na cidade de Uberlândia (MG); 24 equipes estão na disputa pelo título nacional Sub-22

Dú Sommer, do Limeira, e Lucas Dias, do Pinheiros, são dois dos principais destaques da LDB (Luiz Pires/LNB)

Dú Sommer, do Limeira, e Lucas Dias, do Pinheiros, são dois dos principais destaques da LDB (Luiz Pires/LNB)

Vai subir a bola para a quinta edição da LDB (Liga de Desenvolvimento de Basquete). Nesta sexta-feira (24/07), às 14 horas (de Brasília), no Praia Clube, localizado na cidade de Uberlândia (MG), será dada a largada para mais uma temporada do maior campeonato de base do basquete brasileiro. A LDB é uma competição nacional Sub-22 organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB) em parceria com o Ministério do Esporte e chancelada pela Confederação Brasileira de Basketball (CBB).

+ Com dois NBA’s, LNB promove clínicas para técnicos e atletas durante primeira etapa da LDB

Para este ano, a LDB teve sua fórmula de disputa mantida em relação à sua última edição. Os 24 times jogarão entre si em turno único durante a fase de classificação (dividida em cinco etapas) e os oito melhores se classificarão para o octogonal final, que será disputado nos mesmos moldes dos anos anteriores – dois grupos e os dois melhores de cada lado avançando ao Final Four – e novamente contará com transmissão ao vivo através do site da LNB (www.lnb.com.br).

Agora no Chicago Bulls (NBA), Felício disputou a última LDB (Weverton Manhaes/LNB)

Agora no Chicago Bulls (NBA), Felício disputou a última LDB (Weverton Manhaes/LNB)

“A LDB está ficando cada vez mais disputada com o passar dos anos, com mais times fazendo parte da competição a cada ano e isso é muito bom para o basquete brasileiro. A LDB é a ponte para a entrada no NBB e com isso mais jovens vão ganhando espaço. Esta será minha terceira participação, cada vez com mais responsabilidade e competitividade. Desejo boa sorte para todas as equipes e tenho certeza que serão seis meses de muita disputa dentro de quadra”, disse o armador Georginho, do Pinheiros, um dos grandes destaques da última edição da LDB.

A primeira etapa da LDB 2015 acontecerá em uma sede única e todas as 24 equipes se encontrarão na cidade de Uberlândia. Com três quadras localizadas em seu extenso ginásio de 4.926 m², o Praia Clube abrigará todas as 84 partidas da primeira etapa da competição Sub-22. Cada time disputará sete jogos no Triângulo Mineiro entre os dias 24 de julho e 02 de agosto.

+ Clique aqui e confira a tabela da primeira etapa da LDB 2015

“A LDB é uma competição que serve de ferramentas para nós atleta e temos a oportunidade de amadurecer e aprender muito. Cada ano que passa, com a revelação de grandes atletas, a LDB se tornou uma competição de nível altíssimo e, lógico, que todas as equipes entram com intenção de evoluir seus jovens talentos, mas o título está cada vez mais cobiçado”, disse o ala/armador Victor Gusmão, um dos remanescentes do atual campeão Basquete Cearense.

+ Atual campeão, Basquete Cearense chega com elenco renovado para a disputa da LDB 2015

A grande novidade deste ano será a participação da Seleção Brasileira Sub-17. A convite da Liga Nacional de Basquete (LNB), o time verde-amarelo usará a experiência de disputar a competição Sub-22 para se preparar para o Campeonato Sul-Americano 2015, marcado para o dia 14 de setembro, competição classificatória para a Copa América Sub-18 de 2016, esta que dá vaga no Mundial Sub-19 de 2017.

Comandada por André Germano, Seleção Sub-17 usará LDB como laboratório para Sul-Americano da categoria (CBB/Divulgação)

Comandada por André Germano, Seleção Sub-17 usará LDB como laboratório para Sul-Americano da categoria (CBB/Divulgação)

Além do selecionado verde-amarelo Sub-17, mais quatro equipes participarão pela primeira vez da LDB: Concórdia (SC), Campo Mourão (PR), Internacional de Regatas, de Santos (SP), e o Pequeninos Rhema Basketball, de Campina Grande (PB), primeiro clube paraibano a disputar a competição. Outra novidade fica por conta do Palmeiras (SP), que depois de duas edições fora – participou apenas da LDB 2012 – está de volta ao maior campeonato de base do país, assim como o São José/Unimed, que volta à LDB após ficar um ano fora.

Ao todo, nove Estados brasileiros – Ceará, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo – mais o Distrito Federal estarão representados na edição de 2015 do campeonato Sub-22. Maior a cada ano, a LDB vem se consolidando cada vez mais como grande reveladora de atletas e 68 atletas que disputaram a edição anterior da competição de base entraram em quadra no NBB 2014/2015.

Na última edição, o Basquete Cearense conquistou um feito inédito e se sagrou campeão invicto. O Flamengo, com duas conquistas (2011 e 2013), é o maior campeão do campeonato Sub-22. Quem também já subiu no lugar mais alto do pódio da competição foi o Bauru, campeão da edição 2012.

Na última LDB, Basquete Cearense venceu decisão contra o Flamengo e ficou com o título (Luiz Pires/LNB)

Na última LDB, Basquete Cearense venceu decisão contra o Flamengo e ficou com o título (Luiz Pires/LNB)