#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Objetivos distintos

19-03-2014 | 06:42
Por Liga Nacional de Basquete

Embalado e de olho no G-4 do NBB, Uberlândia recebe Bauru, que luta para manter a oitava colocação e assegurar o mando de quadra nas oitavas de final

Tischer, do Bauru, e Cipolini, do Uberlândia, travarão uma boa briga no garrafão (Caio Casagrande/Bauru Basket)

Tischer, do Bauru, e Cipolini, do Uberlândia, travarão uma boa briga no garrafão (Caio Casagrande/Bauru Basket)

Unitri/Magazine Luiza e Paschoalotto/Bauru farão um jogo eletrizante pela 33ª rodada do NBB 2013/2014, nesta quinta-feira, às 20 horas (de Brasília), no Ginásio Sabiazinho, em Uberlândia (MG). Com objetivos distintos na tabela de classificação, as duas equipes precisam da vitória e a partida promete ser de tirar o fôlego.

O esquadrão mineiro chega para o confronto embalado por quatro vitórias consecutivas. Apesar de ainda ocupar a sexta colocação, a equipe dirigida pelo técnico João Batista possui chances reais de terminar a primeira fase do maior campeonato de basquete do país no grupo dos quatro primeiros colocados e, consequentemente, assegurar passagem diretamente para a fase de quartas de final.

Até o momento, o time uberlandense soma 17 vitórias e dez derrotas (63% de aproveitamento) e está colado no Winner/Kabum/Limeira, atual dono do quarto e último posto do G-4. Com um jogo a mais, os limeirenses somam 18 triunfos e os mesmos dez resultados negativos do Uberlândia (64,3% de aproveitamento). Entre as equipes está o Pinheiros/SKY, que também acumula dez reveses em 28 partidas disputadas (64,3% de aproveitamento).

“Jogaremos em casa e estamos muito motivados pelas vitórias recentes que conseguimos. O time inteiro está muito animado para conquistar essa vitória que nos manterá em uma boa condição para tentar terminar entre os quatro primeiros. Espero que a gente consiga entrar em quadra e fazer uma boa partida diante do nosso torcedor”, disse o experiente armador Valtinho, do Uberlândia, que lidera o ranking de assistências do NBB, com 7,6 passes decisivos por jogo.

Enquanto isso, Bauru luta para manter a oitava colocação e ter o direito do mando de quadra na fase de oitavas de final. Com 15 vitórias em 28 partidas realizadas (53,6% de aproveitamento), a equipe do interior paulista possui chances remotas de subir na tabela de classificação, já que o São José/Unimed, que ocupa a sétima colocação, soma um triunfo a mais e um jogo a menos disputado (59,3% de aproveitamento).

“Estamos nos últimos jogos da fase de classificação e temos que ter esse gás final. Temos mais quatro jogos e precisamos conquistar o máximo de vitórias. Uberlândia é um grande time, atual vice-campeão do NBB, mas temos nossas qualidades e podemos surpreender lá dentro”, contou o técnico bauruense Guerrinha, que contará com o retorno do ala Fernando Fischer, recuperado de contusão.

Em compensação, a equipe precisará se cuidar para não perder o valioso posto em que se encontra. Se o campeonato terminasse agora, os bauruenses disputariam três jogos da série de oitavas de final contra o nono colocado como mandante. Para isso acontecer, o time comandado pelo técnico Guerrinha precisará obter um bom aproveitamento nas quatro partidas restantes. Isso porque Vivo/Franca e SKY/Basquete Cearense, nono e décimo colocados, respectivamente, somam apenas uma vitória a menos (14).

“Será um jogo difícil, mas estamos em um bom momento e podemos vencer. Eles têm a vantagem de jogar em casa, mas se conseguirmos colocar nosso ritmo de jogo, podemos fazer uma boa partida”, falou o pivô Murilo Becker, do Bauru.

Valtinho, do Uberlândia, e Pilar, do Bauru

Em uma das semifinais do NBB 5, os mineiros levaram a melhor sobre o Bauru (João Pires/LNB)

Na partida entre as equipes válida pelo primeiro turno, Uberlândia levou a melhor mesmo atuando fora de casa, no Ginásio Panela de Pressão. Mas não foi fácil. O duelo foi equilibrado do início ao fim e os mineiros levaram a melhor graças a um arremesso certeiro de Cipolini há dois segundos do fim do jogo.

“Bauru é uma equipe que joga forte. Eles correm bastante e a gente não pode deixar eles se sentirem à vontade. Temos que fazer nosso jogo desde o início e não deixar o time deles ganhar moral. Individualmente eles possuem ótimos jogadores e temos que estar atentos a isso. Mas estamos vindo de uma ótima sequência e temos que manter essa pegada”, concluiu o uberlandense Valtinho.