#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Lá vem o campeão!

10-10-2016 | 11:49
Por Liga Nacional de Basquete

Brasília inicia defesa do título da Liga Sul-Americana nesta terça-feira, na Argentina; equipe luta por uma das duas vagas do Grupo D à próxima fase

Atual campeão da Liga Sul-Americana, Brasília tenta seu terceiro título do torneio (Edixon Gomez/FIBA Americas)

Atual campeão da Liga Sul-Americana, Brasília tenta seu terceiro título do torneio (Edixon Gomez/FIBA Americas)

O UniCEUB/Cartão BRB/Brasília iniciará a defesa do título da Liga Sul-Americana. Atual campeão do torneio continental, o time da capital federal fará sua estreia na edição de 2016 da competição diante do Gigantes de Guayana (VEN), nesta terça-feira (11/10), às 19h15 (de Brasília).

Uma das quatro equipes do Grupo D, a equipe brasileira ainda enfrentará Universidad Concepción (CHI) e o anfitrião Olimpico de la Banda (ARG) na busca pela classificação à segunda fase. As partidas acontecerão nesta quarta e quinta-feira, respectivamente (confira a tabela completa do grupo abaixo), e contarão com transmissão ao vivo dos canais SporTV.

Os dois melhores colocados da chave, que será disputada na cidade argentina Santiago del Estero avançam à próxima fase e se juntam a Mogi das Cruzes/Helbor, Gimnasia Comodoro (ARG), Weber Bahía Basket (ARG), Hebraica Maccabi (URU), Paulistano/Corpore e Guaros de Lara (VEN) na disputa pelo título.

+ Paulistano fecha Grupo C com três vitórias e conquista classificação de maneira invicta; saiba mais

“O Bruno (Savignani, técnico) estuda muito os outros times, e o grupo gosta muito dos vídeos, ajuda bastante. Nos últimos dias o importante é tirar o pé na parte física e dar mais ênfase a parte tática e técnica. Queremos fazer um grande quadrangular e voltar classificados”, declarou o armador Fúlvio.

Antes de sua estreia oficial na temporada 2015/2016, o Brasília realizou uma série de amistosos em sua pré-temporada. Além de disputar quatro partidas contra o Solar Cearense, a equipe ainda participou de um torneio quadrangular no Estado de Minas Gerais e ficou com o título simbólico após acumular três vitórias.

“Os jogos em Minas foram mais um processo importante pra ver o progresso da equipe. Estamos no início de temporada, não seria possível que os jogadores estivessem com 100% da capacidade física e técnica, mas estamos num bom nível para ir à Argentina e buscar a vaga”, disse o comandante Bruno Savignani.

“Do ponto de vista físico eu estou muito satisfeito com os jogadores, todos se cuidaram muito bem. Agora precisamos ganhar mais ritmo ofensivo nos nossos movimentos e ajustar os pontos finais para os jogadores estarem bem tecnicamente, que é o mais importante”, completou.

Brasília, do armador Deryk, disputou sete partidas amistosas antes de embarcar para a disputa da Liga Sul-Americana (Brito Junior/Divulgação)

Brasília, do armador Deryk, disputou sete partidas amistosas antes de embarcar para a disputa da Liga Sul-Americana (Brito Junior/Divulgação)

Uma das grandes contratações da equipe candanga para a temporada, o pivô Fab Melo viajou para a Argentina, mas sua participação nas partidas do Grupo D da Liga Sul-Americana ainda é incerta. Com duas lesões, na panturrilha direita e uma hérnia de disco, o jogador será avaliado antes de cada partida para saber se entrará ou não em quadra.

“Vamos fazer um teste nos vestiários. Pode ser que ele não jogue a primeira partida, mas possa contribuir com três ou quatro minutos nos outros jogos. Temos que avaliar cada dia da recuperação. Com a ausência dele, o Lucas será o único jogador da posição cinco. Levaremos também o Rômulo, que participou dos amistosos em Minas, treinou bem essa semana e também contamos com ele”, explicou Savignani.

Dono da quarta colocação no último NBB CAIXA, Brasília chega para esta temporada com um elenco cheio de opções para o técnico Bruno Savignani. Em relação à temporada passada, a equipe segurou suas principais peças e renovou os contratos de Fúlvio, Deryk, Jefferson Campos, Pilar e Guilherme Giovannoni.

Junto das importantes renovações, o time candango ainda contratou os alas Alex Oliveira (ex-Caxias) e João Phyllipe (ex-Macáe), o ala/pivô Lucas Mariano (ex-Mogi) e o pivô Fab Melo, que disputou o NBB CAIXA 2015/2016 pela Liga Sorocabana.

Fab Melo ainda é dúvida para as três partidas em Santiago del Estero (Brito Junior/Divulgação)

Lesionado, Fab Melo ainda é dúvida para as três partidas em Santiago del Estero (Brito Junior/Divulgação)

Confira a tabela completa do Grupo D da Liga Sul-Americana 2016:

– Sede: Santiago del Estero (ARG)

11/10 (terça-feira)
19h15 – UniCEUB/Cartão BRB/Brasília x Gigantes de Guayana (VEN)
21h30 – Olimpico de la Banda (ARG) x Universidad Concepción (CHI)

12/10 (quarta-feira)
19h15 – Universidad Concepción (CHI) x UniCEUB/Cartão BRB/Brasília – ao vivo no SporTV
21h30 – Gigantes de Guayana (VEN) x Olimpico de la Banda (ARG)

13/10 (quinta-feira)
19h15 – Universidad Concepción (CHI) x Gigantes de Guayana (VEN)
21h30 – Olimpico de la Banda (ARG) x UniCEUB/Cartão BRB/Brasília – ao vivo no SporTV