#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Olho lá na frente

08-04-2013 | 12:57
Por Liga Nacional de Basquete

Com objetivo de subir na tabela de classificação do NBB, Franca e São José se enfrentam nesta segunda-feira

Teichmann, do Franca, e Murilo, do São José, farão um duelo interessante no garrafão (Montagem/LNB)

A fase de classificação da temporada 2012/2013 do NBB está chegando ao fim e a luta por posições na tabela de classificação segue acirrada. E nesta segunda-feira, às 20 horas (de Brasília), no Ginásio “Pedrocão”, Vivo/Franca e São José/Unimed farão mais um capítulo importante nesta briga por posições.

Dono de uma sequência de cinco vitórias consecutivas na competição, o time francano depende apenas de suas próprias forças para chegar ao G-4. Atualmente, a equipe comandada pelo técnico Lula Ferreira ocupa o quinto lugar, com 22 vitórias em 32 partidas realizadas (68,8% de aproveitamento) e precisa apenas vencer seus dois últimos compromissos na fase inicial do campeonato nacional – além do duelo contra os jossenses, o time encara o Unitri/Universo, na próxima sexta-feira – para ter o direito de avançar direto às quartas de final.

“Essa situação de depender somente do próprio desempenho é muito favorável e poucos times conseguiram essa condição. Queremos manter isso e para seguirmos nessa condição temos que vencer a partida desta segunda-feira. Atuaremos contra um time de alto nível, que é campeão paulista e vice-campeão do NBB, mas estamos focados e concentrados para sairmos com a vitória”, explicou Lula.

Para sair vencedor e seguir com boas chances de fechar a primeira fase do NBB entre os quatro primeiros colocados, o esquadrão francano precisará apresentar mais uma vez um bom trabalho defensivo. Dono da melhor defesa do campeonato (a equipe sofre em média 71,6 pontos por jogo), a equipe encarará novamente um dos ataques mais poderosos do campeonato. Depois de parar o Pinheiros, dono da terceira melhor produção ofensiva da competição, no último sábado, o time do armador argentino Figueroa medirá forças com o sétimo elenco com mais pontos no torneio até o momento.

“São José é um dos times favoritos ao título do NBB. Eles estão fora do G-4 por uma condição do campeonato e até pelo fato de terem conquistado o título estadual já com o campeonato nacional em andamento. É um time que merece todo o nosso respeito e dono de um alto poder defensivo. Para vencermos, precisamos reduzir a pontuação deles para a casa dos 70 pontos e essa não será uma tarefa fácil, mas estamos preparados”, completou o treinador francano.

No primeiro turno, Fúlvio brilhou e São José venceu Franca com tranquilidade (Claudio Capucho/PMSJC)

Enquanto isso, os joseenses chegaram para o confronto com esperanças de roubar a sexta colocação do Pinheiros. A agremiação do Vale do Paraíba possui situação semelhante a do Franca e depende apenas do próprio desempenho para subir na tabela de classificação. Até o momento, a equipe dirigida pelo técnico Régis Marrelli possui uma campanha de 20 triunfos e 12 derrotas e com duas vitórias nas duas partidas que restam para fechar a fase inicial do NBB ultrapassaria o clube da capital paulista.

“Franca é um time muito aplicado taticamente, além de os jogadores possuírem um grande vigor físico. Temos que atacar com tranquilidade e não nos intimidarmos com uma forte defesa deles. Temos que manter uma boa organização no ataque, já que eles querem induzir o adversário ao erro para poderem contra-atacar com facilidade, afirmou o ala joseense Dedé.

Apesar da pouca diferença entre a sexta e a sétima posições para as oitavas de final (nas duas ocasiões a equipe terá o mando de quadra), a mudança pode ser benéfica para o futuro da equipe na competição. Caso fique com o sexto lugar, São José escaparia de um possível confronto com Flamengo e Uniceub/BRB/Brasília, líder e vice-líder da etapa inicial do NBB, na fase de quartas de final.

“Temos a condição de melhorar na tabela de classificação (subir para o sexto lugar) e dependemos somente de nós para isso. Dependendo de uma combinação de resultados, podemos ficar até com a quinta posição. Apesar dos problemas que tivemos com as lesões durante o campeonato, estamos muito motivados para esta partida e nosso pensamento está só em sair com a vitória”, completou Dedé, terceiro cestinha da equipe na competição, com média de 15,2 pontos por jogo.

No confronto válido pelo primeiro turno, São José aproveitou o fator casa e levou a melhor sobre Franca, por 87 a 66, em partida que ficará para sempre na memória de Fúlvio. Líder histórico em assistências no NBB, o armador joseense distribuiu 13 passes decisivos e se tornou o primeiro atleta na história da competição a ultrapassar a marca de 800 passes decisivos.