#JOGAJUNTO

LDB

ORIENTARE DESENVOLVER

03-08-2021 | 01:36
Por Liga Nacional de Basquete

Treinadores da LDB 2021 têm trocas constantes com orientadores técnicos Régis Marrelli e André Germano em São Paulo: “faz nos sentirmos abraçados”

A palavra desenvolvimento impera fortemente no Campeonato Brasileiro Interclubes – Liga de Desenvolvimento de Basquete. Junto dos jovens atletas que que evoluem a cada dia dentro das quadras, os técnicos também recebem uma atenção especial na competição, que é organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB) em parceria com o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).

+ Como terminou a 1ª etapa da LDB 2021

Desde as primeiras edições da LDB os treinadores são observados e trocam experiências com um Orientador Técnico, que assiste a todos os jogos pessoalmente e compartilha suas ideias e observações com os técnicos após as partidas, com objetivo de impulsionar o desenvolvimento dos comandantes da competição.

Treinadores da LDB recebem acompanhamento de perto de um Orientador Técnico (Gabi Bueno/LNB)

Nesta primeira etapa da LDB 2021, que acontece em São Paulo (SP), essa função pertence aos técnicos Régis Marrelli e a André Germano. Os dois estão presentes em todas as partidas da primeira etapa nas sedes Paulistano e Pinheiros e acompanham de perto as ações dos comandantes das equipes.

“O nível da LDB está muito bom, com muitos prospectos interessantes que logo estarão vestindo a camisa da Seleção Brasileira. Mas as equipes, de uma forma geral, evoluíram muito. É a quinta LDB que eu exerço essa função de Orientador Técnico e eu percebo essa evolução em todos os sentidos”, comentou Régis Marrelli, que treinou o Paulistano/Corpore nas três últimas temporadas.

Régis Marrelli, orientador técnico da LDB 2021

Régis Marrelli exerce a função do Orientador Técnico da LDB pela 5ª vez (João Pires/LNB)

As trocas dos Orientadores Técnicos com os treinadores da LDB são constantes, abordando temas como postura, ações de quadra e sistemas de jogo em geral. Para Régis Marrelli, o feedback sobre o trabalho dos coaches é bastante positivo.

“Achei muito boa a postura dos técnicos, a forma deles trabalharem com os atletas, além de uma evolução tática e também defensiva. Fico contente de ver isso, pois eles serão os técnicos das próximas gerações do basquete brasileiro. E além disso, eles estão dando um retorno grande para nós, estão totalmente abertos a conversar, ouvir e evoluir, e isso me deixa muito satisfeito”, completou Régis, que colocou o CAP entre os quatro melhores do último NBB.

Já André Germano, que por anos atuou como assistente técnico do Bauru Basket e comandou o Brasília na temporada 2019/2020 do NBB, também fez uma avaliação extremamente positiva sobre o trabalho dos técnicos.

“O dia a dia com os técnicos foi muito produtivo. Eles foram muito receptivos, sempre vieram conversar sobre as ações de jogo e trocar ideias. O encontro com todos juntos é muito importante para passar a eles o que estamos acompanhando de uma forma positiva, com pontos bons e os pontos que precisam melhorar”.

Encontro dos Orientadores Técnicos da LDB 2021 com os treinadores do Grupo B (Divulgação/LNB)

Além do contato rotineiro após cada partida, os Orientadores Técnicos tiveram uma reunião técnica com todos os treinadores da LDB 2021 para uma troca geral de experiências e percepções sobre a competição. O encontro para os coaches do Grupo A aconteceu no domingo 25 de agosto (domingo), enquanto no Grupo B aconteceu no dia 28 (quarta-feira).

Nesse encontro, realizado em um hotel na Zona Sul de São Paulo, foram abordados temas como o papel do assistente técnico, plano de jogo, ações de quadra, postura do técnico, avaliações sobre números estatísticos e características de atletas, sistema de jogo, leitura de jogo, formação de atletas e muito mais.

Técnicos do Grupo A da LDB também tiveram seu encontro com os Orientadores (Divulgação/LNB)

“Falamos sobre formação, resultados, modelos de jogo e várias outras coisas. Vemos as equipes muito organizadas taticamente e fortes fisicamente, agora é achar uma forma de encontrar o equilíbrio esses pontos. Nessa conversa a gente expõe nossos pensamentos, mas também ouve muito deles, então essa troca de ideias é muito importante”, concluiu André Germano.

Para os técnicos da LDB, o encontro também foi muito proveitoso. Segundo o comandante do elenco Sub-22 do Flamengo, Rodrigo Leonardo, o “Galego”, o trabalho do Orientador Técnico faz a classe se sentir abraçada.

“Uma coisa muito boa que percebi nesse encontro é a ausência de melindres, todos quiseram trocar e conversar. É bastante claro que muitas vezes nossa profissão é muito solitária, então esse encontro acaba funcionando como uma terapia coletiva (risos), então tem uma valia muito grande. Vemos por parte da LNB uma busca pelo desenvolvimento não só dos atletas, mas também das comissões técnicas, isso faz nos sentirmos abraçados”, declarou Rodrigo Leonardo, que também exaltou a experiência com Régis Marrelli.

“Acompanho o Régis há muito tempo, desde a época do São José, e ouvir da boca dele algo que ele pensa sobre o jogo é muito bom. Posso concordar ou não com o que ele diz, mas com certeza me faz repensar, o que é maravilhoso, pois o basquete é um esporte que você tem que repensar a cada segundo”, concluiu o comandante do Flamengo.

Rodrigo Galego, técnico do Flamengo, elogiou o contato que teve com os Orientadores Técnicos da LDB (João Pires/LNB)

Dono de uma história bastante interessante, o técnico do Cerrado Basquete, Gabriel Millian, de apenas 28 anos, disputou quatro edições da LDB como atleta (2012 a 2015) pela equipe do UniCEUB/Brasília e agora está à frente do Sub-22 do Cerrado. Muito aberto ao aprendizado, o jovem treinador elogiou a estrutura proporcionada para o desenvolvimento dos novos coaches.

“Estou aproveitando muito dessa troca de ideias. Essa é minha primeira LDB como técnico, e às vezes ficamos bem tensos com as informações que temos que dar, com coisas que temos que estudar, e aí chega um técnico com toda a experiência do mundo e te dá um conselho simples, que te faz repensar um problema que você não consegue enxergar. Isso foi fundamental nesses dias”, disse Gabriel Millian.

Técnicos como o jovem Gabriel Millian, do Cerrado, usufruíram muito dos Orientadores da LDB (João Pires/LNB)

“Consegui tirar muita coisa boa dessa reunião com Régis e o André, coisas que eu posso melhorar e já aplicar. Foi um aprendizado muito grande. É muito prazeroso fazer parte disso e ter uma estrutura que permita com que o técnico tenha esse tipo de aprendizado. Está sendo muito especial essa experiência. Só tenho a agradecer a tudo isso que a LNB e o CBC têm proporcionado”, finalizou o treinador do Cerrado, que terminou a primeira etapa na vice-liderança do Grupo B.

Outro jovem treinador que usufruiu da função do Orientador Técnico foi Vitor Galvani, de 28 anos, comandante do Corinthians. Dono de uma campanha invicta na LDB até aqui (5 vitórias em 5 jogos), o treinador também elogiou as trocas com os técnicos mais experientes.

+ Estatísticas: os destaques individuais da LDB 2021

“É uma iniciativa excelente da LNB ter essa figura do orientador técnico. É sempre bom conversar com uma pessoa que não esteja ligada ao seu dia-a-dia de clube, que está ali somente para te orientar a tomar a melhor decisão para a sua equipe. O (André) Germano fez isso muito bem, o Régis (Marrelli) também. O Germano falou mais sobre a parte tática, enquanto o Régis passou coisas até do lado pessoal, sobre como os técnicos são vistos diante dos outros, postura na quadra, recrutamento de atletas e outras coisas. É ótimo ter esse feedback de alguém de fora. Essa iniciativa é muito importante para os técnicos e torço para que ela continue por muito anos”, declarou Vitor Galvani, técnico do Sub-22 do Corinthians.

Vitor Galvani, técnico do Corinthians

Vitor Galvani, técnico do Corinthians, também elogiou o papel dos Orientadores Técnicos da LDB (João Pires/LNB)