#JOGAJUNTO

LDB / NBB Caixa

OS CRIAS DA LDB!

02-10-2023 | 05:39
Por Liga Nacional de Basquete

Jovens destaques se despedem da LDB após anos de formação no maior campeonato de base do Brasil e se preparam para voos maiores no NBB CAIXA 2023/2024

É notável que a cada temporada do NBB CAIXA, o número de jovens que se destacam e recebem grandes responsabilidades no elenco profissional de suas equipes aumenta significativamente. Não foi há muito tempo atrás que os espectadores do NBB assistiram o armador Yago Mateus, aos 22 anos, ser decisivo nas três partidas das Finais de 2020/2021 e ganhar o troféu da elite do basquete nacional ainda jovem – atualmente, Yago joga pelo Estrela Vermelha, da Sérvia e é figura carimbada na Seleção Brasileira de Gustavo de Conti. Outro jogador que ainda no começo da carreira chamou a atenção de todo fã de basquete é o ala Gui Santos, que aos 21 anos já tem em seu currículo o título da Copa Super 8 2021, convocações frequentes para a Seleção Brasileira e foi escolhido pelo Golden State Warriors, da NBA, via Draft em 2022, para fazer parte do elenco da G-League da equipe estadunidense. O denominador comum entre Yago, Gui Santos e a grande maioria dos jovens atletas brasileiros que se destacam e recebem os holofotes da enorme bolha do basquete é a formação: todos pisaram na Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB), o maior campeonato de base sub-22 do Brasil.

Para o NBB CAIXA 2023/2024, fica o questionamento: quem serão os próximos ”Yagos” e ”Guis”? Na LDB 2023, edição mais recente da competição de base, grandes destaques vivenciaram a última oportunidade de jogar a LDB, por conta da restrição de idade, e se preparam agora para voos maiores na carreira com minutos relevantes na rotação de suas respectivas equipes no profissional.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por NBB CAIXA (@nbb)


Após bater na trave por duas vezes, Matheus Buiú levantou o troféu da LDB 2023 com a camisa do Paulistano e tornou o momento como uma despedida perfeita – o ala/armador foi contratado pelo Cerrado para a nova temporada do NBB CAIXA. Outro jogador do campeão Paulistano que se despediu do maior campeonato de base do Brasil foi Ruan, que finalizou o processo de formação com chave de ouro: além de ter vencido o MVP da LDB 2022, o pivô chegou à glória máxima na edição 2023 e fará parte do elenco do adulto do Paulistano no NBB CAIXA 23/24.

O armador Gabi Campos, com uma bela despedida da competição de base, terminou a LDB 2023 como o jogador que teve a maior marca de pontos em uma única partida (36) e será parte importante do elenco do técnico Silvio Santander, do Corinthians. Já Yan Djalo também deve ser uma peça essencial para o técnico David Pelosini, do Pinheiros – o ala foi o terceiro jogador mais eficiente da LDB 2023, com 20.63 de eficiência por jogo.

O MVP da edição 2023 da Liga de Desenvolvimento de Basquete foi Gabriel Novaes, do Pato Basquete – aos 22 anos, o pivô conseguiu o prêmio de jogador mais valioso da competição logo em sua última participação no campeonato, após somar médias de duplo-duplo e figurar como o jogador mais eficiente da competição: 17.0 pontos, 10.6 rebotes e 21.45 de eficiência de média em 11 partidas disputadas.

O ala/pivô Vini Chagas foi um dos alicerces da melhor campanha da história do Caxias do Sul em LDBs, figurando na Fase Final da edição 2023 com médias de duplo-duplo (14.1 pontos, 11.4 rebotes e 18.0 de eficiência), além de já marcar presença constante na rotação da equipe profissional do Caxias que foi vice-campeã do Interligas Adulto, torneio internacional organizado pela LNB e a La Liga Argentina.

Neste mês de Outubro, os fãs do basquete nacional terão a oportunidade de vivenciar o início da maior temporada da história do NBB CAIXA, visto que em 2023/2024 serão 19 equipes participantes no Novo Basquete Brasil e teremos novas oportunidades para novos destaques jovens se mostrarem para o ecossistema gigante que é o basquete brasileiro. A bola sobe para o primeiro duelo entre Flamengo x Minas Tênis Clube no dia 13/10, no Maracanãzinho, às 20h. As transmissões das partidas serão divulgadas em breve pela LNB.

+ Confira a tabela de jogos do NBB CAIXA

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), e patrocínios oficiais das Loterias Caixa, Sportsbet.io, Penalty, Whirlpool, UMP, Jamef e apoio da NBA, EY, IMG Arena e Genius Sports.

DNA de formador

A LDB é uma competição que tem como objetivo fomentar o basquete de base no Brasil e revelar novos talentos para o esporte. Ao longo de sua história, já revelou diversos jogadores que se destacaram no cenário nacional e internacional do basquete, como Bruno Caboclo, Lucas Dias, Cristiano Felício, Yago Mateus, Georginho de Paula, entre outros.

A LDB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), com apoio da Penalty, Ultra Master Plug (UMP) e Genius Sports.