#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Para dar o troco

20-04-2013 | 07:16
Por Liga Nacional de Basquete

Depois de ter “faixa carimbada” na abertura da série, Pinheiros recebe Limeira na busca do empate no confronto de oitavas de final do NBB

Apesar da atuação discreta no primeiro jogo, Mineiro é uma das esperanças do Pinheiros para sair vitorioso neste domingo (JB Anthero/Divulgação)

A primeira partida do Pinheiros/SKY após o título da Liga das Américas não foi das melhores. Com uma atuação abaixo do esperado, a equipe da capital paulista foi facilmente batida pelo Winner/Kabum/Limeira na abertura do confronto válido pelas oitavas de final do NBB 2012/2013. Agora, neste domingo, às 13h30 (de Brasília), o time comandado pelo técnico Cláudio Mortari terá a chance de empatar a série, em seus domínios, no Ginásio Poliesportivo Henrique Villaboim. O jogo será transmitido ao vivo pata todo o Brasil através do canal SporTV.

Na primeira partida do duelo que será disputado em melhor de cinco jogos, o esquadrão pinheirense não se apresentou bem. Em sua grande especialidade, os tiros da linha de três pontos, a equipe converteu apenas sete arremessos em 26 tentativas (27% de aproveitamento). Desta maneira, o time comandado pelo experiente técnico Cláudio Mortari foi presa fácil para a agremiação do interior do Estado de São Paulo. Porém, a derrota não abalou o clube da capital paulista.

“Vamos tentar usar o fato de jogar em casa para buscar a vitória”, afirmou o ala/pivô Rafael Mineiro, dono de médias de 13,6 pontos e cinco rebotes por jogo na fase de classificação do NBB.

Além do baixo aproveitamento nas bolas de longa distância, três dos quatro principais cestinhas do Pinheiros na atual temporada do maior campeonato de basquete do país estiveram bem abaixo de suas atuações costumeiras. Com uma média somada de praticamente 46 pontos por jogo na fase de classificação da competição nacional, Joe Smith, Paulinho e Mineiro pouco produziram na partida e totalizaram apenas 11 pontos no duelo disputado no Ginásio “Vô” Lucato.

“Será um jogo muito difícil, como foram todos contra eles. Temos que jogar da forma que estamos acostumados, para conseguir o empate na série”, comentou o ala norte-americano Shamell, cestinha da primeira partida com 19 pontos.

Enquanto isso, do outro lado, os jogadores do Limeira ainda não estão satisfeitos. Apesar da boa vitória ao lado de sua torcida na abertura da série, a agremiação comandada pelo técnico Demétrius precisará vencer uma partida fora de seus domínios, caso queira avançar para as quartas de final da atual temporada do NBB. Por ter feito campanha pior que a do clube da cidade de São Paulo na fase de classificação (o time do interior ficou na 11ª posição, enquanto que os pinheirenses ficaram com o sexto lugar), a equipe tem o direito de fazer apenas dois jogos em casa no confronto.

“Temos que manter a concentração e continuar focados no jogo-a-jogo. Temos um grande desafio, que é superar o Pinheiros em São Paulo, mas mostramos no primeiro jogo em limeira que podemos vencer e é isso que vamos buscar”,  disse o comandante limeirense.

Confira todos jogos da série:

(6º) Pinheiros/SKY 0 x 1 Winner/Kabum/Limeira (11º)
18/04 – Winner/Kabum/Limeira 88 x 74 Pinheiros/SKY
21/04 – Ginásio Poliesportivo Henrique Villaboim, em São Paulo (SP), às 13h30 (Transmissão ao vivo do SporTV)
22/04 – Ginásio Poliesportivo Henrique Villaboim, em São Paulo (SP), às 19 horas (Transmissão ao vivo do SporTV)
24/04* – Ginásio “Vô” Lucato, em Limeira (SP), às 20 horas
26/04* – Ginásio Poliesportivo Henrique Villaboim, em São Paulo (SP), às 19h15

*Se necessário