#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Parada dura

18-02-2013 | 12:35
Por Liga Nacional de Basquete

Depois de perder invencibilidade no NBB, líder Flamengo duela com o terceiro colocado Uberlândia nesta segunda-feira

No primeiro turno, o Flamengo, de Benite, venceu o Uberlândia, de Audrei (Raphael Oliveira/EAZ)

No primeiro turno, o Flamengo, de Benite, venceu o Uberlândia, de Audrei (Raphael Oliveira/EAZ)

O Flamengo não terá tempo de digerir sua primeira derrota na atual temporada do NBB. Depois de conhecer seu primeiro revés na competição nacional, no último sábado, diante do Vivo/Franca, a equipe carioca voltará à quadra do Tijuca Tênis Clube, nesta segunda-feira, às 20 horas (de Brasília), para um confronto duro: o adversário o Unitri/Universo, será o atual terceiro colocado do campeonato.

O duelo originalmente é válido pela 23ª rodada do torneio e deveria ter sido realizado na última quinta-feira. Porém, devido à participação do esquadrão rubro-negro no Grupo B da Liga das Américas, disputado na cidade de Barquisimeto, na Venezuela, a partida foi adiada para esta segunda-feira.

Para voltar a vencer no NBB, após ter sua sequência de 20 vitórias quebrada, o clube da Gávea sabe que não terá vida fácil diante da agremiação de Uberlândia. No jogo entre as duas equipes válido pelo primeiro turno da competição, os comandados de José Neto levaram a melhor, mesmo atuando fora de casa, mas não foi fácil. Na ocasião, os cariocas saíram vencedores pelo placar de 87 a 78, com direito a grande atuação do ala Marquinhos, autor de 23 pontos.

“A partida desta segunda-feira vai ser muito importante pelo fato de jogarmos contra uma equipe muito próxima à nossa na tabela, além de estarem vindo de vitórias. Vamos entrar em quadra com o objetivo de jogar forte desde o início, o que poderá nos render uma vantagem no placar. Vamos trabalhar duro para voltar a vencer no NBB”, afirmou o treinador flamenguista.

Além da dificuldade em enfrentar um adversário que figura na parte de cima da tabela de classificação, a equipe flamenguista terá que atuar mais uma vez sem seu armador principal. Com uma lesão na canela esquerda, o norte-americano Kojo Mensah está vetado para o confronto e deve ficar mais uma semanaa afastado das atividades físicas.

“Vamos ter que nos acostumar a jogar sem todos os jogadores. Com a derrota, parece que sentimos ainda mais falta dos que estão lesionados, mas temos que aprender a jogar de todas as maneiras, mesmo com os desfalques. Temos que manter a cabeça erguida e entrarmos focado contra Uberlândia”, explicou Neto.

Do outro lado, Hélio Rubens também terá problemas para armar sua equipe. O comandante uberlandense, que segue sem poder contar com os serviços do ala/armador Robby Collum, terá outro desfalque importante. O armador Helinho sentiu uma fisgada na coxa no confronto do último sábado, contra o Tijuca/Rio de Janeiro, e está vetado para o jogo desta segunda-feira.

Porém, mesmo com o desfalque de dois de seus principais pontuadores, o momento do time de Minas Gerais é bom e a equipe está confiante em conquistar um resultado positivo nesta segunda-feira. O time atravessa um bom momento no NBB, com quatro vitórias em seus últimos cinco compromissos. Além disso, a equipe segue soberana na terceira colocação, com 16 triunfos e seis derrotas (72,7% de aproveitamento).

“Nós entramos confiante em todos os jogos. Discutimos as características dos nossos adversários antes de todas as partidas para entrarmos concentrados e confiantes. Vamos encarar o Flamengo, lamentando a ausência de dois jogadores importantes, como o Helinho e o Collum, mas mesmo assim vamos em busca de um resultado positivo”, explicou o técnico mineiro Hélio Rubens.

Curiosidades da partida:

Desempate
As equipes já se enfrentaram dez vezes no NBB, com cinco vitórias para cada time.

Quartas de final
Na temporada passada, Flamengo e Uberlândia duelaram pelas quartas de final, em que os rubro-negros venceram a série melhor de cinco por 3 a 2.

Arsenal rubro-negro
Não é a toa que o Flamengo é o líder do NBB. A equipe da Gávea é dona do melhor ataque da temporada (92,14), a segunda melhor defesa (75,4 pontos sofridos) e a mais eficiente (109,0)

O cara
Boa parte da excelente campanha que o Flamengo faz se deve ao ala Marquinhos. O camisa 11 rubro-negro é o cestinha do campeonato com 22,29 pontos por jogo, líder em lances livres convertidos por jogo, com 5,76 por jogo, e o mais eficiente, com média de 25,05 de valoração por partida.