#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Para virar líder

25-01-2017 | 10:37
Por Liga Nacional de Basquete

Rivais nos playoffs da temporada passada e no começo da atual, Caxias e Brasília se reencontram nesta quinta-feira em solo gaúcho

Giovannoni, do Brasília

Com derrota do Flamengo na última terça, Brasília pode assumir a liderança do NBB CAIXA nesta quinta (Brito Junior/Divulgação)

A noite desta quinta-feira (25/01) pode marcar uma troca de liderança do NBB CAIXA 2016/2017. O UniCEUB/BRBCARD/Brasília irá até a Serra Gaúcha para enfrentar o Banrisul/Caxias do Sul e caso saia vencedor assumirá a ponta da tabela de classificação do maior campeonato de basquete do país.

Com 11 vitórias em 15 jogos, o time da capital federal igualará a campanha do Flamengo se sair vencedor. Como venceu o duelo diante dos rubro-negros, o esquadrão candango leva a melhor no confronto direto (primeiro critério de desempate) e por isso pode se tornar líder caso saia vencedor diante do Caxias.

Para assumir a liderança, o Brasília terá que superar um “velho conhecido”. Na última temporada do NBB CAIXA, as equipes se enfrentaram nas oitavas de final e os candangos levaram a melhor por 3 a 1. Nesta edição da competição, o time gaúcho está na lanterna da competição, com apenas dois triunfos em 15 partidas realizadas.

“Os números não entram em quadra. Claro que isso mostra que estamos indo no caminho certo. Mas se você não entrar concentrado, encarando o jogo da maneira que deve ser encarado, nós vamos sofrer para ganhar lá. Esse NBB está mostrando que não existe isso de favoritismo”, avaliou o comandante candango Bruno Savignani.

“Jogamos os playoffs lá contra eles na temporada passada e não foi fácil. Nessa temporada eles não perderam nenhum jogo por uma grande diferença de pontos. Mogi e Pinheiros tiveram dificuldades em vencer lá, o Vasco saiu derrotado. Então mostra a evolução deles, especialmente dentro de casa”, completou o técnico do Brasília.

Vinícius Gobor, do Caxias, e Deryk, do Brasília

Rivais nos playoffs da temporada passada, Caxias e Brasília duelarão novamente nesta quinta-feira (Brito Júnior/UniCEUB)

O confronto marcará o reencontro do ala Alex Oliveira com sua ex-equipe. Agora no Brasília, o versátil ala atuou pelo time gaúcho na última edição do NBB CAIXA e foi um dos destaques do Caxias em sua temporada de estreia na elite do basquete nacional.

“Estava na hora de estar em um time que brigue pelo título. Sabendo também que jogadores como Fúlvio, Giovannoni e Lucas Mariano estavam aqui, eu sabia que era uma equipe que tinha condições de brigar no alto da tabela. E todo mundo sabe da grandeza e dos títulos do Brasília”, disse o ex-jogador do Caxias.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, Nike e Avianca e o apoio do Ministério do Esporte.