#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Passaportes carimbados

28-05-2014 | 05:16
Por Liga Nacional de Basquete

Seis primeiros colocados do NBB6 são definidos e conhecem as competições internacionais que disputarão na próxima temporada

A fase semifinal chegou ao fim e as seis primeiras posições do NBB 2013/2014 já estão definidas. Desta forma, as equipes que disputarão competições internacionais na próxima temporada são: Flamengo, Paulistano/Unimed e São José/Unimed na Liga das Américas, e Mogi das Cruzes/Helbor, UniCEUB/BRB/Brasília e Winner/Kabum/Limeira na Liga Sul-Americana.

De acordo com o regulamento da FIBA Américas, os dois primeiros colocados do NBB garantem vaga na Liga das Américas, a “Libertadores do Basquete”, enquanto 3º, 4º e 5º melhores do campeonato nacional vão à Liga Sul-Americana, torneio que dá ao campeão a vaga na Liga das Américas.

Finalista do NBB6 e atual campeão da Liga das Américas, o Flamengo já tem vaga garantida na mesma – ao lado do também finalista Paulistano –, com isso, mais uma vaga para brasileiro é aberta na competição que dá ao campeão a vaga na Copa Intercontinental. Como a equipe carioca já confirmou presença entre os dois primeiros, o terceiro colocado, São José, também entra na lista verde-amarela da “Libertadores do Basquete”.

Ao ter o direito a mais um lugar na Liga das Américas, o basquete brasileiro terá também mais um clube na Liga Sul-Americana, pois o país precisa obrigatoriamente de três representantes do torneio. Assim, o sexto colocado do NBB passa a integrar o grupo dos classificados à competição que dá vaga na Liga das Américas, no caso, o Limeira.

Com vaga inédita na semifinal, Mogi garantiu vaga em uma competição  internacional (Moisés Nascimento/LNB)

Sensação do NBB6, Mogi terminou o campeonato na 4ª posição e ficou com a vaga na Liga Sul-Americana (Moisés Nascimento/LNB)

Primeiro 12º colocado a chegar à uma semifinal na história do NBB e eliminado na semifinal para o finalista Flamengo, o Mogi das Cruzes teve sua brilhante campanha na atual temporada premiada com uma vaga na Liga Sul-Americana, a primeira competição internacional do novo projeto mogiano no basquete.

“Ficamos muito felizes em conquistar essa vaga. Mogi é uma cidade que respira o basquete e que abraçou essa retomada do basquete na cidade. Todos nos apoiaram muito. Conseguir essa vaga para a Liga Sul-Americana foi uma vitória não só para a cidade, mas para o basquete. Adotamos um estilo de jogo muito coletivo, com defesa muito forte, então essa classificação é um prêmio não só para Mogi, mas para o basquete”, comentou o armador Gustavinho, um dos destaques do Mogi.

Terceiro colocado na fase de classificação e eliminado precocemente nas quartas de final do NBB pelo segundo ano consecutivo, mais uma vez pelo São José, o Brasília encerrou a temporada 2013/2014 da competição nacional na quinta posição, e garantiu lugar na Liga Sul-Americana, torneio em que carrega o posto de atual campeão.

Outro clube que também ultrapassará a fronteira pela primeira vez para um torneio internacional em sua história será o Limeira, quarto colocado na fase de classificação do NBB6 e eliminado nas quartas de final pelos próprios mogianos, garantidos na Liga Sul-Americana pela sexta posição na atual temporada do maior campeonato do país.

Comemoração do Paulistano

Finalista do NBB6, Paulistano carimbou passaporte para a Liga das Américas, principal competição do continente (João Pires/LNB)

Já o vice-líder da fase de classificação e finalista do NBB6, Paulistano, já disputou uma competição internacional em sua história, o Torneio Interligas de 2012, porém, sua segunda oportunidade fora do país será logo no maior campeonato do continente, a Liga das Américas. Jogando contra os melhores de cada país da América Latina, a equipe do técnico Gustavo De Conti ainda terá a chance de chegar à Copa Intercontinental caso seja campeã.

“Ficamos muito felizes com a vaga, pois era um dos nossos objetivos classificar para um torneio internacional. Queríamos melhorar nossa colocação em relação ao NBB passado, que ficamos em oitavo, e também chegar a uma competição internacional. Conseguimos ir para a Liga das Américas, que é a mais importante do continente. Isso foi motivo de muita alegria, muita festa no clube, ficamos muito felizes. Mas nosso foco agora é na Final. Comemoramos a ida para a Liga das Américas, mas o nosso foco agora é total no Flamengo”, comentou o técnico do Paulistano, Gustavo De Conti.

Confira os times brasileiros classificados para as competições internacionais da temporada 2014/2015:

Liga das Américas:
1 – Flamengo (por ser o atual campeão e finalista do NBB)
2 – Paulistano/Unimed (por ser finalista do NBB)
3 – São José/Unimed (3º colocado do NBB)

Liga Sul-Americana:
1 – Mogi das Cruzes/Helbor (4º colocado do NBB)
2 – UniCEUB/BRB/Brasília (5º colocado do NBB)
3 – Winner/Kabum/Limeira (6º colocado do NBB)