#JOGAJUNTO

LDB

O TROFÉU É DO PAULISTANO!

03-09-2023 | 10:35
Por Liga Nacional de Basquete

Paulistano conquista o segundo título de LDB de sua história após superar o Sesi Franca na final da LDB 2023; confira a caminhada do campeão

O Campeonato Brasileiro Interclubes – Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB) 2023 teve seu campeão definido na noite deste domingo (03/09): o Paulistano venceu o SESI Franca no Ginásio Antônio Prado Jr. por 70 a 69 e conquistou o segundo troféu do maior campeonato de base do país!

+ Confira a classificação final da LDB 2023

Na quarta final das últimas seis edições de LDB, o Paulistano volta a erguer o troféu da competição de base após o primeiro título em 2017 e dois vice-campeonatos (2018 e 2021) em duelos contra o Pinheiros. A conquista demonstra a consolidação do Club Atlético Paulistano como um dos clubes pioneiros na formação de jovens atletas no basquete nacional.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por NBB (@nbb)


Após 11 vitórias em 11 partidas na Fase de Classificação da LDB 2023, o Paulistano e o Pinheiros foram os únicos invictos do campeonato na primeira parte da competição e chegaram à Fase Final como os favoritos ao troféu. Logo na primeira partida da fase decisiva, o Tigre viu a invencibilidade ir embora diante do seu adversário na finalíssima, o Sesi Franca – vale lembrar que o time paulista já havia vencido os francanos na fase de grupos da LDB. Os comandados do técnico Bruno Porto não se deixaram abalar com o revés na primeira rodada da Fase Final, venceram as duas partidas que restavam, contra Minas e Praia Clube, garantindo a vaga nas semifinais da LDB 2023.

Para chegar até a grande final, o Paulistano precisou superar o Corinthians, que ficou com a 4ª colocação do campeonato. Com a coletividade mostrada desde o início da LDB, o Tigre superou o alvinegro paulista e chegou à grande decisão, que seria contra uma equipe que já haviam enfrentado por duas vezes: o SESI Franca.

Como era esperado, a finalíssima foi recheada de vibração e vontade de vencer dos dois lados. O início da partida contou com um ritmo maior dos francanos, que foram para o intervalo com nove pontos de vantagem no placar: 38 a 29. Contudo, a volta dos vestiários marcou uma defesa mais vibrante do Paulistano e um ataque mais eficiente, equilibrando a partida até os momentos decisivos após um grande terceiro quarto: 22 a 14 para a equipe dos Jardins. No último e decisivo quarto, as duas equipes alternaram lideranças e ficaram próximas no placar até os últimos minutos, os quais o Paulistano soube administrar melhor e saiu vencedor: 70 a 69.

”Não tenho nem palavras para descrever. O que nós fizemos foi gigantesco. Abraçamos a ideia do Bruno, fomos para cima, estudamos os times, não sei nem o que falar sobre essa campanha. Agradecer a Deus, primeiramente, pela excelente campanha que fizemos desde a primeira etapa”, comemorou Buiú.

Os destaques do Tigre na finalíssima ficaram por conta do pivô Brunão, eleito MVP da Final, anotando 14 pontos, sete rebotes e 19 de eficiência. O pivô Ruan (12 pontos, 10 rebotes e 18 de eficiência), o ala/armador Atauri (11 pontos) e o armador Buiú (nove pontos e sete rebotes) também se destacaram no momento mais decisivo da competição.

”Primeiramente, boa noite. É o que vínhamos falando desde o começo da LDB: só podíamos perder uma. E perdemos na hora, jogamos quatro finais na Fase Final. Perdemos o primeiro, não jogamos bem e a partir disso nós já sabíamos: é vida ou morte. Essa foi a nossa quarta final, estavámos acostumados. Estou muito feliz”, disse Brunão, o MVP da Final.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por NBB (@nbb)

A marca da equipe comandada pelo técnico Bruno Porto é a coletividade. Na maioria das partidas do Paulistano na LDB 2023, o Paulistano usou o elenco quase completo, com ao menos 10 dos 12 jogadores disponíveis com minutos nos jogos. Seja pelo combo de armadores (Buiú, Mogi, Vitinho e Léo Abreu), pelo combo de alas (Henrique e Atauri) ou pelo combo de pivôs (André, Brunão, Ruan, Leandro e Murilo), todos os jogadores citados foram importantes em algum momento da caminhada do Paulistano.

”Me sinto muito grato por ter tido a oportunidade de estar vivenciando tudo isso. Fui vice campeão como assistente técnico no ano de 2015 e sei bem como é difícil ser campeão da LDB, é um campeonato extremamente competitivo e que não te permite muitos erros na fase decisiva. Conversamos bastante durante o processo de preparação que tínhamos que achar nossa melhor versão no momento certo e todos entenderam muito bem.
Muito grato ao Paulistano, diretoria e todo staff, por acreditar no meu potencial e no potencial desses atletas, por acreditar no processo de formação e por não medir esforços para que tenhamos as melhores condições para trabalhar e se desenvolver. E o processo nunca para, sempre estamos trabalhando da melhor maneira possível para que esses atletas consigam ter oportunidades e consistência no basquete profissional seja dentro do Paulistano ou em outros clubes e que sirvam de inspiração para as próximas gerações. Esse é o grande legado de um título”, analisou Bruno Porto, técnico do Paulistano.

O técnico Bruno Porto, o Bruninho, sagrou-se campeão da LDB em sua primeira temporada no Paulistano (João Pires/LNB))

Os 8 melhores da LDB 2023!

1º – Paulistano
2º – SESI Franca
3º – Pinheiros
4º – Corinthians
5º – São José
6º – Minas Tênis Clube
7º – Caxias do Sul
8º – Praia Clube

DNA de formador

A LDB é uma competição que tem como objetivo fomentar o basquete de base no Brasil e revelar novos talentos para o esporte. Ao longo de sua história, já revelou diversos jogadores que se destacaram no cenário nacional e internacional do basquete, como Bruno Caboclo, Lucas Dias, Cristiano Felício, Yago Mateus, Georginho de Paula, entre outros.

A LDB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), com apoio da Penalty, Ultra Master Plug (UMP) e Genius Sports.