#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Imposição física

23-04-2024 | 12:33
Por Juvenal Dias

Com 25 rebotes a mais, Paulistano impõe seu jogo físico sob o Corinthians e conquista a segunda vitória nos playoffs do NBB CAIXA para ir às quartas

Paulistano é o primeiro time nas quartas de final dos playoffs do NBB CAIXA. Jogando diante do seu torcedor, em um dia de Antonio Prado Jr. cheio, superou o Corinthians por 77 a 68. Com isso, nesta segunda-feira (22/04), abriu 2 a 0 na série melhor de três, eliminou o Alvinegro Paulista e foi o primeiro time a passar de fase na temporada 2023/24.

Gui Abreu foi responsável por coletar 10 rebotes para o Paulistano contra o Corinthians. Foto: Wilian Oliveira/Foto Atleta

O Corinthians começou com uma marcação forte e abrindo oito pontos de vantagem. Aos poucos o Paulistano encaixou suas jogadas de velocidade no ataque e deixou o placar mais próximo ao final do primeiro quarto, terminando 24 a 22 para o time visitante.

A entoada do segundo quarto continuou parecida, com o Corinthians cadenciando os ataques, escolhendo a melhor opção, enquanto o Paulistano vinha no ritmo sufocante de transições rápidas. O nível de acerto caiu, mas a intensidade fez manter o equilíbrio para o intervalo, com o time visitante em vantagem por dois pontos.

Na volta, o Paulistano voltou na mesma intensidade que terminou o primeiro tempo e largou com 10 a 0 e lutando muito por rebotes tanto na parte ofensiva como defensiva. O Corinthians não apresentou a mesma eficiência e viu os donos da casa passarem à frente no placar e abrir vantagem com um 30 a 14 na parcial. O grande diferencial nas estatísticas foram os rebotes. O Tigre teve 28 defensivos e 54 totais, contra 5 ofensivos e 29 totais do Timão.

O Corinthians mostrou ainda muito empenho no último quarto para não se dar por vencido, mas, quando o armador Elinho faz sua mágica de 11 assistências só não acerta nenhum ponto em 26 possíveis, dá para imaginar que o dia seria, como foi, do Paulistano, mesmo perdendo o último quarto. É a nona vez na história que o Paulistano avança, pelo menos até às quartas. O Corinthians, por sua vez, de cinco participações em playoffs, com essa é a terceira vez que para nas oitavas.

Gui Abreu, ala do Paulistano, foi um dos cinco jogadores que chegaram nos dois dígitos de pontuação (12), mas seu número mais relevante foi justamente nos rebotes (10), que promoveu mais um duplo-duplo para o atleta e que significou quase um quinto dos rebotes do time todo. Ele preferiu ressaltar o trabalho coletivo: “Sabíamos que seria uma série dura, porque o Corinthians tem vários jogadores com muito talento, tínhamos que fazer nosso trabalho, que era, basicamente, defender, correr e jogar no físico. Estamos de parabéns, porque nos dois jogos conseguimos desenvolver dessa forma e foi fundamental para que conseguíssemos o 2 a 0. Os números individuais, dentro de um playoff, valem pouco, o que vale é a vitória. Fico feliz por esses números, pela entrega que tive, por desempenhar o papel de forma bem feita, agora é continuar o trabalho do dia a dia”.

O treinador Demétrius Ferraciú explicou que tamanha intensidade é um conceito trabalhado ao longo da temporada regular: “É um time jovem, um time que tem que ser físico, ser atlético, que busca um dos fatores mais importantes que é ser a melhor defesa do campeonato, isso vamos construindo ao longo da temporada inteira para chegar no momento do playoff e poder utilizar essa característica, que eu acredito ser necessário para ir bem nessa fase. É o time mais novo da competição, mas é um time que tem uma gana de vencer, de buscar cada vez mais um espaço dentro do cenário do basquete brasileiro, foram merecedores de uma classificação às quartas de final, em que estamos muito confiantes para dar sequência. Se perdemos um jogador importante, como hoje o Ferreyra não esteve presente, mas os demais jogadores estão prontos para suprir a falta que ele faz com toda sua qualidade, foi o caso do Vitinho e o Mogi na posição do Santiago. É um trabalho de anos para que esses meninos estejam prontos no momento decisivo”.

O Corinthians, de Lucas Cauê na foto dando o gancho, e de Isaac, igualou as ações por dois quartos. Foto: Fabrício Miguel

O ala corinthiano Isaac foi um dos que correram e se entregaram ao máximo pelo seu time dentro do que o Timão se propôs a fazer, tal como os outros que entraram em quadra. Se suas estatísticas de pontos e rebotes não foram tão altas, esteve atento para roubar bolas e gerar contra ataques para sua equipe, foi o maior ladrão com dois roubos durante a partida, igualando com Lucas Doria do Paulistano. Ao final, reconheceu os méritos do adversário: “O Paulistano é uma equipe que joga muito no físico, conseguimos igualar por um tempo isso. Só não conseguimos fazer esse jogo o tempo todo. Quando baixamos um pouco, foi o momento em que eles conseguiram essa vantagem em cima de nós. O aspecto de rebotes deles também foi acima do normal, demos muitas chances para eles. Vamos agora rever tudo que fizemos e voltarmos mais firmes, o Corinthians é um time grande, de camisa e tem que ser honrado, infelizmente essa vitória não veio hoje”.

O técnico do Corinthians, Silvio Santander, aproveitou para fazer um balanço do que foi a temporada e da série de confrontos: “Tivemos muitos problemas durante toda a temporada, especialmente na plenitude física dos jogadores, chegamos aos playoffs em um período complicado. Mas os jogadores tentaram a todos os momentos defender da melhor forma possível essa camisa, de um clube maravilhoso. Nos deparamos nesta série com uma situação oposta, Paulistano é um time bem trabalhado e que, fisicamente, está ótimo. São jogadores de bom prospecto, bom futuro, mas que hoje, em seu auge físico, encaixou dez pontos logo no começo do terceiro quarto. Nós conseguimos igualar no primeiro tempo, mas no terceiro quarto não mais. É um absurdo o que fizeram, no aspecto de plenitude física e correr a quadra toda para pegar tantos rebotes assim, é uma exigência do basquete de hoje em dia”.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal e Loterias Caixas, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e patrocínios oficiais Sportsbet.io, Penalty, EMS e UMP e apoio IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.