#JOGAJUNTO

LDB

FINAL INÉDITA NA LDB 2023!

03-09-2023 | 01:29
Por Liga Nacional de Basquete

Paulistano e SESI Franca duelam pelo troféu da LDB 2023 neste domingo (03/09), às 19h, no Ginásio Antônio Prado Jr., com transmissão ao vivo no Youtube e TikTok do NBB

A grande final do Campeonato Brasileiro Interclubes – Liga de Desenvolvimento de Basquete 2023 foi definida neste sábado (02/09). Após dois jogos eletrizantes e pautados pelo equilíbrio, Sesi Franca e Paulistano disputarão o troféu do maior campeonato de base sub-22 do Brasil após vencerem Pinheiros e Corinthians, respectivamente, nas semifinais. A finalíssima será realizada neste domingo (03/09), às 19h, no Ginásio Antônio Prado Jr. (Paulistano), com transmissão ao vivo no Youtube e Tiktok do NBB.

+ Confira a classificação da LDB 2023

Curiosamente, Sesi Franca e Paulistano, os dois protagonistas da grande final da LDB 2023, já se encontraram duas vezes nesta edição da competição. O primeiro encontro foi na 3ª rodada da 1ª fase, com vitória do Paulistano por 97 x 74. Já na 1ª rodada da Fase Final do campeonato, as equipes voltaram a se encontrar e, dessa vez, os francanos saíram vitoriosos: 68 x 58. Esta será a primeira final entre as duas equipes na história da LDB.

O caminho francano!

O Sesi Franca disputará a 4ª final de Liga de Desenvolvimento de Basquete em sua história. Com o título da LDB 2016 na galeria, os francanos buscarão o bicampeonato contra o Paulistano após derrotarem o Pinheiros nas semifinais da competição por 70 x 67, em partida que só foi definida nos segundos finais.

Na 1ª fase da LDB 2023, os francanos se classificaram na 4ª colocação do Grupo A, com oito vitórias em 11 partidas. Já na fase decisiva da competição, a equipe do interior paulista ainda não sabe o que é perder: foram três vitórias em três jogos para garantir a classificação para as semifinais e também o triunfo para selar a vaga na finalíssima.

Experiente em LDBs, Márcio é sinônimo de experiência e liderança para o Sesi Franca (João Pires/LNB)

O time comandado por Pablo Costa conta com um trio de pivôs no quinteto titular que vem se destacando durante a caminhada francana na LDB 2023: Márcio, Nathan Mariano e Edu Marília. Os três jovens atletas entregam solidez defensiva e versatilidade ofensiva, além de oferecerem liberdade para o armador João Mini e o ala/armador Paulo Zu, os dois grandes nomes do perímetro francano. Além dos titulares, o Franca ainda conta com jogadores que vêm dando conta do recado quando acionados pelo técnico, como o ala/armador Vinicius Flores e o ala/pivô João Paulo.

”Essa garra é uma coisa que cultivamos no basquetebol francano. Isso não é nosso, é uma história, é uma paixão de uma cidade inteira, de pessoas abnegadas e conseguimos trazer isso dentro de quadra desde a formação dos atletas. O Pinheiros dominou o ritmo de jogo em certo momento, teve o controle, dominou os rebotes, então tivemos que manter a tranquilidade para diminuir o volume deles. Precisamos de controle emocional para voltar à liderança do duelo e alcançar essa vitória. Vencer esse Pinheiros que foi tetracampeão da LDB torna o nosso feito ainda maior. Vamos nos preparar da melhor maneira possível para fazer uma belíssima final”, disse Pablo Costa, treinador do Sesi Franca.

O caminho do Paulistano! 

O Paulistano, assim como seu adversário na finalíssima, disputará a 4ª final de LDB de sua história e também conta com um título na galeria, o da LDB 2017. Em busca do bicampeonato, o Paulistano tem a chance de ser campeão diante de sua torcida, afinal, a Fase Final está sendo disputada no Ginásio Antônio Prado Jr., a casa da equipe paulista.

Invicto na 1ª fase da LDB 2023, o time dos Jardins somou 11 vitórias em 11 jogos para chegar à Fase Final do campeonato e, logo na primeira partida do momento decisivo, sofreu um baque: o fim da invencibilidade construída durante toda a fase de classificação em um revés para o Franca. Contudo, os comandados do técnico Bruno Porto se mostraram fechados e focados, vencendo as duas partidas que lhe restavam para se garantir nas semifinais do maior campeonato de base do Brasil.

Uma equipe coletiva: 11 dos 12 jogadores do elenco do Paulistano entraram em quadra na semifinal (João Pires/LNB)

No duelo decisivo contra o Corinthians valendo a vaga na grande final, o Paulistano manteve o estilo de jogo que demonstrou durante toda a LDB 2023, sendo extremamente coletivo e sem titulares definidos. A equipe manteve a frequência alta durante todos os quartos e foi mais eficiente que o alvinegro paulista: 86 x 77. Com ”combos” de bons jogadores de destaque em todas as posições, o Paulistano conta com quatro armadores (Buiú, Léo Abreu, Mogi e Vitinho), além dos alas Henrique e Atauri e os pivôs Ruan, Brunão, Murilo e André, todos os citados com minutagem importante durante as partidas.

“Conversamos muito durante todo o processo de preparação. Precisávamos chegar no nosso melhor momento na hora certa. Construímos uma identidade, uma química, focando exatamente em alcançar o nosso melhor na hora certa. Viemos muito bem preparados mentalmente, sabemos que agora não podem errar, que temos de estar em alerta o jogo todo. Essa semana tivemos um jogo contra o Sesi Franca e foi um duelo que nos ensinou muito. Todos estarão presentes, trazendo sua energia, para chegar até o resultado mais desejado”, afirmou Bruno Porto, treinador do Paulistano.

Domingo (03/9) – Ginásio Antonio Prado Jr.

12h15 – Disputa de 7º e 8º – Praia Clube x Caxias do Sul – Transmissão do Duas Saídas

14h30 –  Disputa de 5º e 6º – Minas x São José – Transmissão do Arquibancada EC

16h45 – Disputa de 3º e 4º – Pinheiros x Corinthians – Transmissão do Youtube e Tiktok do NBB

19h – Final – Paulistano x SESI Franca – Transmissão do Youtube e Tiktok do NBB

DNA de formador

A LDB é uma competição que tem como objetivo fomentar o basquete de base no Brasil e revelar novos talentos para o esporte. Ao longo de sua história, já revelou diversos jogadores que se destacaram no cenário nacional e internacional do basquete, como Bruno Caboclo, Lucas Dias, Cristiano Felício, Yago Mateus, Georginho de Paula, entre outros.

A LDB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), com apoio da Penalty, Ultra Master Plug (UMP) e Genius Sports.