#JOGAJUNTO

NBB

Pegando fogo

22-10-2012 | 07:29
Por Liga Nacional de Basquete

Campeonatos Paulista, Carioca e Mineiro chegam a fases decisivas com a participação de nove equipes do NBB

São Paulo, Rio, Minas: fortes emoções nas fases finais dos Estaduais (Montagem/LNB)

Faltando pouco mais de um mês para o início do NBB, nove equipes participantes da principal competição do basquete nacional vivem momentos de decisão em seus respectivos campeonatos estaduais. Paulista, Carioca e Mineiro começarão a afunilar nesta semana, com semifinais em São Paulo e Minas Gerais e da final do Rio de Janeiro.

No Paulista, uma semifinal foi definida e a outra será conhecida nesta segunda-feira (22/10). Um dos confrontos trará um tradicional clássico da cidade de São Paulo. Frente à frente, os rivais Pinheiros/SKY e Paulistano/Unimed. Os comandados por Claudio Mortari, atuais campeões paulistas, conseguiram matar a série contra a LSB – Liga Sorocabana de Basquete em três partidas. “Foi um confronto duríssimo. O time deles também é muito bom e provou porque chegou até aqui. Ganhamos os três jogos, mas em nenhum deles tivemos facilidade. Continuamos vivos na luta por este bicampeonato. O time está muito bem e com boas opções de jogo, e estamos sabendo aproveitar isso”, disse o ala/armador Joe Smith.

O time do Paulistano, treinado por Gustavo De Conti, foi o único a se classificar mesmo sem ter a melhor campanha, superando o Winner/Kabum/Limeira por 3 a 1. “Estou muito feliz de estar aqui, feliz de morar em São Paulo e de poder ajudar essa equipe a vencer. Nosso objetivo é ir mais longe ainda”, afirmou o pivô Wagner. Na semi, cujas datas ainda serão confirmadas, os pinheirenses terão o direito de fazer três dos cinco jogos em casa.

Já o Paschoalotto/Bauru eliminou o Mogi das Cruzes/SaniFill por 3 a 0 e ficou aguardando a definição do próximo adversário, que sairá da série mais equilibrada de todas. O São José/Unimed fez 2 a 0, mas o Vivo/Franca reagiu e buscou o empate jogando em casa. A decisão de quem fica com a vaga para a semifinal sai na quinta e última partida, nesta segunda, em São José dos Campos. De qualquer maneira, quem terá a vantagem de mando de quadra no playoff melhor de cinco jogos da próxima fase será a equipe bauruense.

Em Minas Gerais, as semifinais começam também nesta segunda, em melhor de três partidas. Por ter tido melhor campanha do que o adversário, o Icatu/Minas inicia o playoff contra o Mackenzie fora de casa. “Fizemos dois jogos difíceis contra eles na primeira fase, quando tivemos que nos impor, já que a equipe deles ofereceu muita resistência. Ainda não estamos atuando como eu gostaria, temos de melhorar o entrosamento e aperfeiçoar o sistema tático, já que contamos com muitos jogadores que chegaram para esta temporada, com cada vindo de um clube diferente, dificultando assim a fixação das novidades que implantamos. Mas seguimos buscando a melhor maneira da equipe jogar”, declarou o técnico minastenista, Raul Togni.

O Unitri/Universo, atual bicampeão mineiro, vive a mesma situação do Minas. O time de Uberlândia obteve a melhor campanha da fase de classificação e começa a duelar com o Minas Sub-22 na quadra do clube de Belo Horizonte, nesta quarta-feira (24/10).

E no Rio de Janeiro, sem grandes surpresas, Flamengo (atual campeão), que terminou a primeira fase com seis vitórias em seis partidas, e Tijuca farão a disputa pelo título carioca. A exemplo dos mineiros, a série será disputada em melhor de três jogos, com início marcado para o início de novembro – nesta semana, o clube rubro-negro disputará o grupo C da primeira fase da Liga Sul-Americana 2012, em Mar del Plata, na Argentina.