#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Pegar ou largar

24-03-2016 | 09:57
Por Liga Nacional de Basquete

Com transmissão ao vivo do SporTV, Flamengo vai ao "caldeirão" Hugo Ramos enfrentar o Mogi podendo garantir a liderança da fase de classificação do NBB CAIXA

Larry Taylor, do Mogi, e Rafa Luz, do Flamengo

Flamengo, de Rafa Luz, pode garantir a liderança da 1ª fase se vencer o Mogi, de Larry, que quer vencer para voltar ao G-4 (Bruno Lorenzo/LNB)

Depois de receber o Jogo das Estrelas 2016 no último final de semana, o “caldeirão” Hugo Ramos será palco de mais um grande espetáculo. Nesta sexta-feira (25/03), Mogi das Cruzes/Helbor e Flamengo farão um confronto extremamente decisivo na reta final da fase de classificação do NBB CAIXA, às 11 horas (de Brasília), com transmissão ao vivo para todo o país através dos canais SporTV.

Com campanha de 20 vitórias e cinco derrotas (80% de aproveitamento), o rubro-negro pode garantir a liderança da primeira fase da competição caso saia do Hugão com um resultado positivo. Isso porque a equipe carioca tem vantagem em um possível empate tanto com o vice-líder Paulistano/Corpore como contra o terceiro colocado Pascholaotto/Bauru, únicos times que ainda poderiam alcançá-la.

+Clique aqui e confira a tabela de classificação completa do NBB CAIXA 2015/2016

Do outro lado, a motivação do Mogi para ganhar dos atuais tricampeões se deve por conta da luta pelo G-4. Atualmente na quinta colocação, o time do técnico Danilo Padovani tem campanha de 17 triunfos em 25 confrontos disputados (68% de aproveitamento) e precisa vencer o máximo de jogos dos três que lhes restam na fase de classificação do NBB CAIXA 2015/2016.

À frente dos mogianos, na primeira posição dentro do grupo dos quatro primeiros, está o UniCEUB/Cartão BRB/Brasília, que depende somente de si para acabar a primeira fase no G-4. A equipe candanga tem campanha de 18 vitórias em 26 partidas e cravará o acesso direto às quartas de final caso vença seus dois duelos restantes na fase de classificação, contra Rio Claro e Decisão Engenharia/Minas.

No Domo Bolivariano, Mogi, de Lucas Mariano, venceu a disputa brasileira pelo bronze (José Jimenez Tirado/FIBA Américas)

Mogi e Flamengo fizeram a disputa brasileira pelo 3º lugar da Liga das Américas 2016, que ficou com os mogianos (José Jimenez Tirado/FIBA Américas)

Duas das grandes potências do basquete brasileiro na atualidade, Mogi e Flamengo têm travado grandes duelos nos últimos tempos. O último deles aconteceu no Final Four da Liga das Américas 2016, na disputa de terceiro lugar, vencida pelos mogianos, pelo placar de 73 a 71. O destaque da equipe vencedora ficou por conta do ala norte-americano Shamell, responsável por 19 pontos.

Antes disso, em duelo válido pelo primeiro turno da fase de classificação do NBB CAIXA, o atual tricampeão usou seu fator casa e levou a melhor sobre os mogianos de maneira emocionante, no Tijuca Tênis Clube, por 73 a 71, em duelo transmitido ao vivo pelo #NBBnaWeb. Nesta partida, o cestinha foi o rubro-negro Marcelinho Machado, responsável por 18 pontos e ainda sete assistências.

+Clique aqui e confira os jogos que ainda restam na fase de classificação do NBB CAIXA 2015/2016

Mas se o assunto é NBB CAIXA, o Flamengo leva ampla vantagem sobre o esquadrão do Alto Tietê. Em 11 confrontos já realizados entre eles, o time do técnico José Neto venceu nove e perdeu apenas dois, com direito a um belo confronto de semifinal na temporada 2013/2014, vencida pelos rubro-negros, pelo placar final de 3 a 1 na série melhor de cinco.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, o patrocínio da SKY e o apoio do Ministério do Esporte, Avianca e Spalding.

Ginásio Hugo Ramos

Mogi venceu 12 dos 13 jogos que fez no “caldeirão” Hugo Ramos na atual temporada do NBB CAIXA (Fotojump/LNB)

Para tentar reduzir a vantagem histórica dos cariocas no confronto geral no NBB CAIXA, o Mogi usará da força do “caldeirão” Hugo Ramos, que inclusive recebeu o Jogo das Estrelas 2016. Na atual temporada da competição, a agremiação do Alto Tietê venceu 12 dos 13 jogos que vez diante de sua torcida. A única derrota aconteceu na última semana, para o vice-líder Paulistano/Corpore, por 83 a 80.

Como forma de recuperação pelo revés para o clube paulistano, o Mogi bateu o Macáe Basquete na última quarta-feira, também no Hugão, pelo placar de 88 a 79. No mesmo dia e não tão longe dali, em São José dos Campos (SP), o líder Flamengo levou a melhor sobre o dono da casa, São José Basketball, no Ginásio Lineu de Moura, pelo placar de 88 a 80, e se aproximou ainda mais de garantir a ponta da classificação do NBB CAIXA.

Confira as partidas desta semana do NBB CAIXA 2015/2016:

– 23/03 (Quarta-feira)

Franca Basquete 79 x 88 Paulistano/Corpore
Decisão Engenharia/Minas 77 x 72 Rio Claro Basquete
EC Pinheiros 93 x 81 Solar Cearense
São José Basketball 80 x 88 Flamengo
Mogi das Cruzes/Helbor 88 x 79 Macaé Basquete
Banrisul/Caxias do Sul Basquete 72 x 76 Universo/Vitória
Paschoalotto/Bauru 90 x 71 Liga Sorocabana

– 25/03 (Sexta-feira)

11h – Mogi das Cruzes/Helbor x Flamengo – ao vivo no SporTV
11h – UniCEUB/Cartão BRB/Brasília x Rio Claro Basquete
11h – EC Pinheiros x Universo/Vitória
11h – Franca Basquete x Liga Sorocabana
18h – São José Basketball x Macaé Basquete – ao vivo no #NBBnaWeb

– 26/03 (Sábado)

16h30 – Paschoalotto/Bauru x Paulistano/Corpore – ao vivo na RedeTV!

– 27/03 (Domingo)

11h – Flamengo x Decisão Engenharia/Minas
18h – Liga Sorocabana x Mogi das Cruzes/Helbor