#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Pela 2ª seguida

08-12-2015 | 10:43
Por Liga Nacional de Basquete

Vindos de vitória na última rodada, Rio Claro e Basquete Cearense se enfrentam, nesta quarta-feira, em busca de suas primeiras sequências positivas no NBB 15/16

Após se reencontrarem com a vitória na última rodada e quebrarem suas sequências de derrotas no NBB, Rio Claro Basquete e Solar Cearense se enfrentarão, nesta quarta-feira (09/11), às 20 horas (de Brasília), no Ginásio Felipe Karam, pela nona rodada da temporada 2015/2016 do maior campeonato do país.

Ambas as equipes estão em busca de emplacar sua primeira sequência de triunfos consecutivos na competição. O time do interior paulista vinha de seis derrotas seguidas até ganhar do Franca Basquete na última rodada, por 83 a 55. Já o Basquete Cearense ficou três rodadas no NBB até vencer o Macaé, na rodada passada, por 88 a 64.

Os rio-clarenses estão na penúltima colocação do campeonato, junto com o Banrisul/Caxias do Sul, com dois êxitos (ambos no Felipe Karam) em oito partidas e 25% de aproveitamento. Por sua vez, o esquadrão de Fortaleza está no décimo lugar, com uma vitória a mais que o Rio Claro – três em oito jogos – e campanha idêntica a do outro nordestino do NBB, o Universo/Vitória.

Gui Deodato, do Rio Claro, e Isaac, do Franca

O Rio Claro, do ala Gui Deodato, tentará engatar sua primeira série de vitórias no NBB 2015/2016 (Diego Imai/Divulgação)

Em seu primeiro jogo com a equipe rio-clarense, novo comandante Dedé Barbosa foi superado pelo Paschoalotto/Bauru, por 72 a 63. Porém, em seu segundo confronto, as coisas foram diferentes e o Rio Claro dominou Franca durante o jogo inteiro e levou o triunfo para casa, por 83 a 55.

Um dos destaques da vitória sobre os francanos foi o ala Gui Deodato, um dos reforços do Rio Claro para esta temporada, com 11 pontos, sete assistências e cinco roubos de bola. O jogador está tendo seu melhor desempenho na carreira no campeonato e é o cestinha de seu time, com média de 14,4 tentos por jogo e 14,38 pontos de eficiência.

A situação do Basquete Cearense é mais confortável no campeonato. Contou com vários reforços nesta temporada e já conseguiu três triunfos no campeonato. Na primeira rodada bateu o Mogi das Cruzes/Helbor, em casa, depois ganhou da Liga Sorocabana, em Sorocaba, e na última rodada, quando triunfou sobre o Macaé, por 88 a 64, voltou a vencer depois de três jogos sem resultado positivo.

“Nos fortalecemos muito com o último resultado e a forma de jogar. Sabemos que a equipe de Rio Claro teve uma vitória contundente sobre Franca. Com a direção do técnico Dedé, já conseguiu algumas mudanças, tanto no setor defensivo, quanto na forma de atacar. A gente vai preparado e está muito forte. Acredito muito que a gente possa conseguir os nossos objetivos”, analisou técnico Bial.

Duda Machado, do Basquete Cearense

Hoje no Basquete Cearense, Duda Machado encontra equipe em que vestiu a camisa na temporada passada e conquistou bons números (Divulgação)

O time do técnico Alberto Bial é o quinto time com mais pontos por jogo (80,3) e tem um garrafão forte que pega 38,13 rebotes por jogo nesta atual edição do campeonato. Ainda se mantém na décima posição, junto com Universo/Vitória e ambos se classificariam para os playoffs se a temporada terminasse.

Um dos reforços para esta temporada foi o ala/armador Duda Machado que conhece bem o time da cidade de Rio Claro. O atleta, que representa o Basquete Cearense nesta temporada, fez parte do elenco rio-clarense na temporada passada, quando sua ex-equipe estreava no NBB.

Este próximo confronto, será o primeiro em que Duda Machado jogará contra seu ex-time. Vestindo a camisa branca e azul por 20 jogos, o atleta conseguiu médias de 14,5 pontos por jogo, 2,15 roubos por partida e acumulou 14 de eficiência em média de cada confronto.