#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Pela afirmação

18-04-2013 | 09:50
Por Liga Nacional de Basquete

Em casa, Franca tenta ampliar vantagem no confronto de oitavas de final diante da Liga Sorocabana

Figueroa, do lado do Franca, e Dawins, pela Liga Sorocabana, tentarão conduzir as equipes à vitória (Montagem/LNB)

O Vivo/Franca terá uma grande oportunidade de estender sua vantagem na série contra a Liga Sorocabana, válida pelas oitavas de final da atual temporada do NBB. Após abrir o confronto com uma vitória fora de casa, a equipe comandada pelo técnico Lula Ferreira receberá o time da cidade de Sorocaba, no Ginásio do “Pedrocão”, nesta sexta-feira, às 20 horas (de Brasília), no segundo jogo do embate disputado em melhor de cinco jogos.

Dono da quinta colocação na fase de classificação, o esquadrão francano terá a oportunidade de decidir o duelo e avançar às quartas de final em seus domínios. Isso porque, além da partida desta sexta-feira, as equipes voltarão ao “Pedrocão” no dia seguinte, às 19 horas (de Brasília), para o terceiro jogo da série. Porém, a boa situação não empolga o elenco da equipe do interior paulista.

“Demos um passo importante ganhando a primeira partida fora de casa. Entretanto, sabemos que nos playoffs todos jogos são diferentes. Temos que pensar em um confronto de cada vez. Inicialmente, vamos nos focar na primeira partida, nesta sexta-feira e buscar o resultado positivo. A partir daí, iremos pensar em vencer o terceiro jogo, mais uma vez com o apoio de nossa torcida, para avançarmos na competição”, explicou o armador argentino Figueroa.

Para sair vencedor no primeiro jogo da série, Franca mostrou o porquê teve a melhor defesa da etapa inicial da maior competição de basquete do país. Diante de um poderoso ataque, liderado pela dupla de norte-americanos Dawkins e Holloway, os comandados de Lula Ferreira permitiram que o time sorocabano anotasse apenas 69 pontos. E é desta maneira que os francanos esperam vencer os dois próximos duelos das oitavas de final.

“Nossa principal característica desde o início do NBB é a força na defesa. Sabemos quais são os principais jogadores da Liga Sorocabana e temos que pará-los, assim como fizemos jogando fora de casa. Vamos aproveitar os erros dos adversários pra contra-atacar com paciência e eficiência. Iremos manter nossa defesa para buscar o resultado positivo”, completou Figueroa, que marcou 13 pontos no primeiro duelo da série.

Depois de ser derrotado em casa, o time da cidade de Sorocaba sabe que não terá vida fácil caso queira se recuperar no confronto. Durante toda esta temporada, Franca atuou em seu ginásio 17 vezes e levou a melhor em 13 oportunidades (76,4% de aproveitamento).

“Sabemos das dificuldades de se enfrentar o time francano em pleno ginásio Pedrocão, mas vamos com o pensamento de fazer um bom jogo, diminuindo a quantidade de erros, para poder brigar pelo resultado. O nosso time está ciente de que tem basquete para poder igualar a disputa e vai lutar muito para que isso ocorra”, afirmou o treinador sorocabano Rinaldo Rodrigues.

Confira todos os jogos da série:

(5º) Vivo/Franca 1 x 0 Liga Sorocabana (12º)

16/04 – Liga Sorocabana 69 x 72 Vivo/Franca – Ginásio Gualberto Moreira, em Sorocaba (SP)
19/04 – Vivo/Franca x Liga Sorocabana – Ginásio do “Pedrocão”, em Franca (SP) às 20 horas
20/04 – Vivo/Franca x Liga Sorocabana – Ginásio do “Pedrocão”, em Franca (SP) às 19horas
22/04* – Liga Sorocabana x Vivo/Franca – Ginásio Gualberto Moreira, em Sorocaba (SP), às 20 horas
25/04* –  Vivo/Franca x Liga Sorocabana – Ginásio do “Pedrocão”, em Franca (SP) às 20 horas

*Se necessário