#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Pela coroa da América do Sul

08-10-2012 | 04:16
Por Liga Nacional de Basquete

No Equador, Pinheiros abre disputa da Liga Sul-Americana de Basquete 2012, que ainda terá Brasília, Flamengo e São José

Paulinho é uma das principais armas do Pinheiros no Equador na disputa do grupo A da Liga Sul-Americana de Basquete (Deco Pires/Divulgação)

Vai começar a disputa pelo reinado do basquete na América do Sul em 2012. A 17ª edição da Liga Sul-Americana de Basquete, competição organizada pela Associação de Basquete Sul-Americana (Abasu), terá início nesta terça-feira (09/10). Quatro equipes brasileiras estão na disputa: Uniceub/BRB/Brasília, São José/Unimed, Flamengo e Pinheiros/SKY, que será o primeiro time a disputar a competição, nesta semana.

A equipe comandada pelo técnico Claudio Mortari é a atual vice-campeã sul-americana – perdeu a final na temporada passada para o Obras Sanitarias (Argentina) – e está em uma grande fase. O Pinheiros vem de oito vitórias consecutivas no Campeonato Paulista, a mais recente sobre o São José, que garantiu a liderança do grupo A no fim da primeira fase.

Na fase de classificação da competição sul-americana, os pinheirenses também estarão na chave A, com sede em Ibarra, no Equador, e vão estrear contra um velho conhecido: o mesmo Obras Sanitarias que se sagrou campeão da temporada passada ao derrotar os paulistas, nesta terça-feira (09/10), às 20h10 (horário de Brasília), com transmissão ao vivo do SporTV 2. A equipe terceira colocada nas duas últimas edições do NBB viajou na manhã desta segunda-feira (08/10) para a cidade equatoriana.

“Será uma semana difícil, mas muito importante. Estamos embalados no Paulista e esse bom momento da equipe pode ajudar na Liga Sul-Americana também. O grupo cresceu muito neste início de temporada”, destacou Mortari, que conta com o ótimo momento vivido pelo armador Paulinho e pelo pivô Rafael Mineiro, além da experiência do ala/armador norte-americano Joe Smith e a juventude do ala/pivô Lucas Dias, promessa do basquete nacional.

Além de Pinheiros e Obras Sanitarias, completam o grupo A o anfitrião Mavort (Equador) e o Centauros (Venezuela). As outras duas rodadas serão realizadas na quarta (10/10) e na quinta (11/10). Assim como em todas as chaves da competição, os dois primeiros colocados garantirão uma vaga na próxima fase e um lugar na Liga das Américas 2013.

A Liga Sul-Americana de Basquete 2012 será disputada por 16 times de oito países da América do Sul divididos em quatro grupos. Cada chave tem um representante do Brasil. O Brasília jogará em casa, de 16 a 18 de outubro, no B. O Flamengo caiu no C, de 23 a 25 de outubro, em Mar del Plata (Argentina). Já o São José irá até Vargas (Venezuela) para disputar o grupo D, entre os dias 1º e 3 de novembro. Todos os jogos das equipes brasileiras na competição continental serão exibidos pelo SporTV.

LIGA SUL-AMERICANA DE BASQUETE 2012

GRUPO A – 09,10 e 11 de outubro – Ibarra (Equador)
Mavort (EQU)
Obras Sanitárias (ARG)
Pinheiros/SKY
Centauros de Apure (VEN)

Jogos do Pinheiros
09/10/2012 – Pinheiros x Obras Sanitárias-ARG (20h10, horário de Brasília)
10/10/2012 – Pinheiros x Mavort -EQU (22h25)
11/10/2012 – Pinheiros x Centauros-VEN (20h10)

GRUPO B – 16,17 e 18 de outubro – Brasília (DF)
Uniceub/BRB/Brasília
Regatas Corrientes (ARG)
Malvín (URU)
Amistad (BOL)

GRUPO C – 23, 24 e 25 de outubro – Mar Del Plata (Argentina)
Peñarol (ARG)
Flamengo
Hebraica Macabi (URU)
Deportes Castro (CHI)

GRUPO D – 1, 2 e 3 de novembro – Vargas (Venezuela)
Tiburones (VEN)
São José/Unimed
Libertad de Sunchales (ARG)
El Bosque (PER)