#JOGAJUNTO

LDB

SEMPRE ALTO!

04-09-2023 | 11:01
Por Liga Nacional de Basquete

Após quatro títulos seguidos, Pinheiros fica com o 3º lugar da LDB 2023; equipe pinheirense figura entre os 4 melhores desde 2013

No último domingo (03/09), no Ginásio Antônio Prado Jr., o Pinheiros venceu o Corinthians por 74 a 67 na disputa de 3º e 4º lugar da Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB) 2023 e somou mais um bom desempenho no maior campeonato de base do país, se firmando como o terceiro melhor time de base do Brasil em 2023.

Com os dois primeiros quartos da partida em alto ritmo e vibração, os comandados do técnico Jhonatan Cintra abriram boa vantagem no duelo que valia a terceira colocação da LDB. Na volta dos vestiários, o Corinthians esboçou uma reação, porém, o Pinheiros soube administrar o placar e venceu a partida, com destaques para o ala Yan Djalo (16 pontos), o armador Tiago Faria (15 pontos e cinco assistências) e o armador Adyel (12 pontos, nove rebotes e 18 de eficiência).

Pinheiros é sinônimo de brigar alto em LDBs (João Pires/LNB)

Um dos maiores destaques do Pinheiros na LDB, o armador Tico Farias foi o jogador com o maior número de assistências por partida na competição de base, com 8.1 passes de média, sendo homenageado na cerimônia de premiação final da LDB. O jovem entrou para a história do maior campeonato de base do Brasil após anotar 18 assistências em um único jogo, o maior número já visto entre todas as edições da competição.

Tiago Faria na premiação de encerramento da LDB 2023 (João Pires/LNB)

Além do armador, o Pinheiros contou com jogadores de alto nível na LDB 2023, como Yan Djalo. Entre os jogadores com pelo menos 50% dos jogos disputados, o ala foi o terceiro atleta mais eficiente da competição, com 20.6 de média por jogo, também sendo o segundo maior pontuador do Pinheiros (17.4 ppj) e líder de rebotes (8.5 rpj) da equipe azul no maior campeonato de base do Brasil.

A equipe pinheirense disputou 15 partidas na LDB 2023 e venceu 13, com derrotas apenas na primeira rodada da Fase Final e nas semifinais da competição. O Pinheiros, junto ao campeão Paulistano, foram os únicos times invictos na Fase de Classificação do campeonato. Com a 3ª colocação, o time azul se mantém em uma sequência esplêndida no basquete de base nacional, visto que disputou as semifinais de todas as Ligas de Desenvolvimento de Basquete desde 2013. Além disso, o time azul é o maior campeão do campeonato, com 5 títulos no total, sendo quatro deles seguidos (2018, 2019, 2021 e 2022).

Os 8 melhores da LDB 2023!

1º – Paulistano
2º – SESI Franca
3º – Pinheiros
4º – Corinthians
5º – São José
6º – Minas Tênis Clube
7º – Caxias do Sul
8º – Praia Clube

DNA de formador

A LDB é uma competição que tem como objetivo fomentar o basquete de base no Brasil e revelar novos talentos para o esporte. Ao longo de sua história, já revelou diversos jogadores que se destacaram no cenário nacional e internacional do basquete, como Bruno Caboclo, Lucas Dias, Cristiano Felício, Yago Mateus, Georginho de Paula, entre outros.

A LDB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), com apoio da Penalty, Ultra Master Plug (UMP) e Genius Sports.