#JOGAJUNTO

Seleção Brasileira

Põe na conta!

09-08-2015 | 12:58
Por Liga Nacional de Basquete

Na prorrogação, Seleção Brasileira vence rival Argentina de maneira emocionante em Brasília (DF) e fica com o título do Super Desafio BRA

A manhã deste domingo foi de festa no Ginásio Nilson Nelson, em Brasília (DF). Depois de vencer o Uruguai em partida decidida na segunda prorrogação, a Seleção Brasileira voltou a triunfar no tempo extra e levou a melhor sobre a rival Argentina, pelo placar de 67 a 61, para ficar com o título do Super Desafio BRA, torneio preparatório para a Copa América 2015.

Depois de muito equilíbrio durante os 40 minutos e empate por 59 a 59, o duelo entre brasileiros e argentinos foi para a prorrogação. No tempo extra, o esquadrão verde-amarelo não deu chances aos rivais e dominou completamente o cenário para conquistar sua segunda vitória em dois jogos na capital federal.

Com 18 pontos, o ala/armador Vitor Benite deu sequência a seu ótimo momento e foi o cestinha do jogo. Reforços do Flamengo para a próxima temporada, Rafa Luz e JP Batista foram outras figuras importantes para o êxitos dos brasileiros. O armador deixou a quadra com 11 pontos, sete rebotes e cinco assistências, enquanto que o experiente pivô assinalou um duplo-duplo de dez pontos e 12 rebotes.

+ Clique aqui e confira todas as estatísticas do duelo entre Brasil e Argentina

“É muito bom terminar um torneio em casa com vitória, ainda mais para cima da Argentina, nosso maior rival no basquete mundial. Foi um jogo muito duro e muito importante para nós. Superamo um importante desafio e em tempos de preparação é muito bom passar por um teste como esse. Estou muito feliz e tenho certeza que chegaremos bem no México para a Copa América”, disse Benite, que recentemente acertou sua transferência para o UCAM Murcia.

Pela seleção da Argentina, o destaque ficou por conta do ala/pivô Luís Scola, autor de 17 pontos e 12 rebotes. Outro campeão olímpico em 2004 a atuar neste domingo, o ala Andrés Nocioni marcou dez pontos. Dirigida pelo técnico Sérgio Hernández, a equipe “hermana” também se prepara para a Copa América 2015.

Além da vitória sobre a rival Argentina, o Brasil teve outro motivo para comemorar na manhã deste domingo. Depois de um longo impasse, a FIBA (Federação Internacional de Basquete) confirmou a vaga direta para as seleções brasileiras masculina e feminina nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro 2016. Com isso, a participação verde-amarela na Copa América, que acontecerá no México, entre os dias 31 de agosto e 12 de setembro e dará duas vagas ao continente para as Olimpíadas, servirá apenas como teste para o grupo dirigido por Rubén Magnano.

Mesmo com seu lugar nos Jogos do Rio garantido, o selecionado nacional seguirá com sua preparação para a Copa América e treinará nos próximos dias em São Paulo (SP). Entre os dias 15 e 16 de agosto, a Seleção estará em Buenos Aires (ARG) para a disputa do Torneio 4 Nações. Depois, os brasileiros ainda disputarão a Copa Tuto Marchand, em Porto Rico, antes da estreia na Copa América, que acontecerá no dia 31 de agosto, diante do Uruguai.

Confira calendário completo do Super Desafio BRA:

07/08 (Sexta-feira)
Uruguai 84 x 78 Argentina

08/08 (Sábado)
Brasil 83 x 81 Uruguai

09/08 (Domingo)
Brasil 67 x 61 Argentina

Confira a lista de convocados da Seleção Brasileira:

Armadores:
Deryk Ramos – Winner/Limeira
Rafa Luz – Flamengo
Ricardo Fischer – Paschoalotto/Bauru

Alas:
Danilo Siqueira – Minas Tênis Clube
Marquinhos – Flamengo
Marcus Toledo – Solar Cearense
Léo Meindl – Paschoalotto/Bauru
Vitor Benite – Flamengo

Pivôs:
Augusto Lima – UCAM Múrica (ESP)
Guilherme Giovannoni – UniCEUB/BRB/Brasília
J.P. Batista – Flamengo
Olivinha – Flamengo
Rafael Mineiro – Winner/Limeira
Ronald – UniCEUB/BRB/Brasília

Confira a sequência da programação da Seleção Brasileira até a Copa Américas:

9 a 12 de agosto – Treinamento em São Paulo
15 e 16 de agosto – Torneio das 4 Nações (Buenos Aires – Argentina)
17 a 20 de agosto – Treinamento em São Paulo
23 a 27 de agosto – Copa Tuto Marchand (San Juan – Porto Rico)
31 de agosto a 12 de setembro – Copa América / Pré-Olímpico (México)