#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Por mais um degrau

08-04-2013 | 01:23
Por Liga Nacional de Basquete

Depois de confirmar classificação para os playoffs, Limeira recebe Joinville, nesta segunda-feira, para subir uma posição na tabela do NBB

Partida marcará o duelo entre os armadores Hélio, do Limeira, e Victor Correia, do Joinville (Montagem/LNB)

Apesar de ter sido a última equipe a garantir vaga nos playoffs da temporada 2012/2013 do NBB, o Winner/Kabum/Limeira ainda pode terminar a fase de classificação na 11ª colocação. Para isso, basta a equipe do interior paulista vencer o Cia. do Terno/Romaço/Joinville, nesta segunda-feira, às 20 horas (de Brasília), em confronto a ser realizado no Ginásio “Vô Lucato”, na cidade de Limeira.

Até o momento, a equipe comandada pelo técnico Demétrius é dona da 12ª posição na tabela de classificação, com uma campanha de 14 vitórias em 33 partidas realizadas (42,4% de aproveitamento). Caso triunfe no duelo desta segunda-feira, o esquadrão limeirense igualará o desempenho da Liga Sorocabana, que já fechou sua participação na primeira fase do campeonato e ocupa o 11º lugar, com 15 resultados positivos em 34 compromissos (44,1% de aproveitamento).

Como venceu os sorocabanos no primeiro turno por uma diferença de 19 pontos (84 a 65) e foi derrotado na segunda metade da competição por apenas dois pontos (81 a 79), Limeira leva vantagem no confronto direto e ultrapassaria a agremiação comandada pelo técnico Rinaldo Rodrigues em caso de empate nas campanhas.

“É uma partida importante porque se vencermos pulamos para a 11ª posição e chegamos aos playoffs com mais moral. Vamos jogar para vencer, pois estamos diante da nossa torcida e não podemos pensar em outro resultado. Joinville é um rival histórico da nossa equipe, o que deixa o jogo com mais valor”, disse o jovem ala limeirense Matheus Dalla.

Enquanto o time do Estado de São Paulo luta para subir mais um degrau na tabela do NBB, a equipe catarinense não possui nenhum objetivo na sua despedida da atual temporada da competição nacional. Com uma campanha de 11 vitórias e 22 derrotas (33,3% de aproveitamento), a equipe chegou até a estar próxima da zona de classificação aos playoffs, mas o revés para o Palmeiras, na última quinta-feira, acabou com as esperanças do esquadrão comandado por Ênio Vecchi de chegar à etapa de mata-mata.

Para o confronto, o experiente treinador do time do Sul do país não poderá contar com um de seus principais jogadores. Com uma torção no tornozelo, o armador Thyago Aleo, segundo cestinha da equipe no campeonato, com média de 11,8 pontos por jogo, está vetado pelo departamento médico da equipe e ficará apenas na torcida por seus companheiros.

Na partida entre as equipes válida pelo primeiro turno, Joinville aproveitou o fator casa e venceu os limeirenses, com tranquilidade, pelo placar de 77 a 62. Na ocasião, o jovem ala/armador Victor Correia, principal pontuador da equipe na temporada, foi o destaque do confronto, ao anotar 18 pontos.