#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Por um bom princípio

06-01-2015 | 10:56
Por Liga Nacional de Basquete

Após um mês longe de casa, Limeira recebe o empolgado Macaé buscando iniciar 2015 com a ‘mão direita’ e seguir firme na ponta da classificação do NBB 7

O ano 2014 terminou com o Winner/Limeira na liderança isolada da sétima edição do NBB. Agora, 2015 está aí e a equipe limeirense quer se manter no lugar mais alto da tabela, mas para isso terá um duro desafio pela frente: o Macaé Basquete. O duelo acontece nesta quarta-feira (06/01), no Ginásio ‘Vô’ Lucato, no interior paulista, às 20 horas (de Brasília), com transmissão ao vivo pelo site da LNB (www.lnb.com.br/tempo-real).

Os dois times vivem situações completamente opostas na classificação do maior campeonato do basquete brasileiro. Enquanto o líder Limeira venceu 12 vezes e perdeu apenas uma (92,3% de aproveitamento), os macaenses somam quatro triunfos em 12 partidas (33,3% de aproveitamento), campanha idêntica a de Unitri/Pilhas Energizer e UniCEUB/BRB/Brasília, que levam vantagem no desempate e por isso deixam o Macaé na 13ª posição.

+Clique aqui e confira a tabela de classificação completa da temporada 2014/2015 do NBB

“É um jogo dificílimo, mas trabalhamos muito forte esta semana. Não tivemos folga e os jogadores tiveram um comprometimento muito grande com os treinos. Isso nos dá uma confiança a mais para essa viagem”, destacou o técnico do Macaé, Léo Costa.

David Jackson, do Limeira

Limeira, de David Jackson, reencontrará sua torcida após 1 mês jogando fora de casa (JB Anthero/Divulgação)

Os líderes do campeonato voltarão a atuar diante de sua torcida no Ginásio Vô Lucato após um mês – a última partida do Limeira em casa foi no dia 07/12 na derrota para o Pinheiros/SKY – depois de uma maratona de cinco jogos fora de casa, em que conquistou vitórias sobre Basquete Cearense, Brasília, Uberlândia, Minas Tênis Clube e Rio Claro Basquete.

“É muito gratificante voltar para casa, reencontrar essa torcida que realmente abraçou o time e está nos ajudando muito nessa temporada. Por ser o primeiro jogo do ano eu espero uma dificuldade muito grande. Macaé está com moral por ter ganhado do Flamengo, ainda mais do jeito que ganhou. É um time chato, que tem praticamente dois técnicos, pois o Pablo (Costa) também tem experiência, assim como o Léo (Costa). Sabemos que se jogarmos mal podemos perder”, disse o técnico da equipe limeirense, Dedé Barbosa.

Apesar de estar fora da zona de classificação aos playoffs (classificam-se os 12 primeiros), o time do técnico Léo Costa busca manter a empolgação da épica vitória de seus comandados sobre o atual bicampeão e rival Flamengo, em casa, que veio através da bola de 3 pontos milagrosa do armador norte-americano Jamaal Smith, no último segundo (Confira o vídeo no Top 5 da Semana 7 do NBB).

“Não é só pelas bolas que ele meteu para ganhar os jogos, mas o Jamaal é o cara que dá o ritmo, controla o time, então precisa de uma atenção especial. A volta do Márcio também foi importante para eles, pois ele em forma é um grande jogador. Tem o Fernando Mineiro, que já jogou aqui e é um cara que conduz bem o jogo. Eles tem muitos jogadores produtivos, mas o Jamaal e Márcio tem a liderança do time e precisam de muita atenção”, salientou o treinador do Limeira.

Jamaal Smith, do Macaé, e Deryk, do Limeira

Principal jogador do Macaé no NBB 7, Jamaal terá atenção especial do líder Limeira na partida (Weverthon Manhães/Divulgação)

O Macaé, por sua vez, ganhou um bom presente para seu primeiro jogo de 2015: o ala João Phylippe, que ficou afastado por longos quatro meses devido a uma cirurgia no ombro esquerdo. “A expectativa é grande, estou muito ansioso e com aquele nervosismo normal. Mas estou preparado e tenho certeza que vai dar tudo certo. Se o Léo precisar de mim, estou à disposição”, disse João.

Limeira e Macaé se enfrentaram apenas duas vezes na história do NBB, ambas na temporada passada, quando os macaenses debutaram na competição. Nas duas partidas, vitória dos paulistas: por 76 a 74 no primeiro turno, em casa, com bola decisiva de Jackson nos segundos finais, e por 76 a 62, no ginásio do adversário, novamente com grande atuação do atual MVP do NBB, autor de 23 pontos e nove rebotes.