#JOGAJUNTO

Copa Super 8 / NBB Caixa

Super 8: estreitando o funil

24-12-2023 | 12:52
Por Juvenal Dias

Com as classificações de Vasco, Franca e Flamengo à Copa Super 8, os times comemoraram e se juntaram ao Minas. Assim, restaram quatro vagas e nove times ainda estão na disputa

À medida em que o dia 5 de janeiro se aproxima, a janela da Copa Super 8 vai se fechando cada vez mais. Isso porque os primeiros colocados do NBB CAIXA 2023/24 já asseguraram seu ingresso ao torneio mata-mata que dá o primeiro título da temporada. Desse modo restaram quatro vagas e nove times ainda têm chances matemáticas para sonhar com essa classificação. Faltando poucos jogos para o final do primeiro turno, o R10 Score Vasco da Gama, o SESI Franca e o Flamengo foram os três que garantiram classificação antecipada neste sábado (23/12).

R10 Score Vasco da Gama

O primeiro que fez o seu dever de casa foi o Vasco, com a vitória diante do Fortaleza Basquete Cearense por 81 a 75, em São Januário, no começo da tarde. Com a tão almejada 12ª vitória alcançada, a matemática garante que o Gigante da Colina não saia do grupo dos oito primeiros colocados ao final do turno inicial do NBB CAIXA. É o quarto colocado atualmente, com 70,6% de aproveitamento em 17 jogos. Significa que chega para sua última rodada, contra o Corinthians, fora de casa, apenas com a preocupação de ficar entre os melhores posicionados para ter o mando de quadra na primeira partida da Super 8.

O armador Cauê foi um dos que mais comemorou. A volta triunfante do Vasco ao NBB já rende essa classificação que entra para história do clube: “Muito feliz, era o primeiro objetivo que traçamos internamente. Ao mesmo tempo que voltamos com os pés no chão, cria-se uma expectativa inevitável. O Vasco da Gama já tem uma história muito grande no basquete, então temos que lidar com essas emoções de uma maneira muito clara e honesta. Feliz por ter alcançado esse primeiro objetivo, feliz com tudo o que está acontecendo, com o apoio da nossa torcida. É fruto de um trabalho muito bacana liderado pelo Gegê, passa pelo Léo (treinador), por nós e é um presente para essa torcida. Mas que fique bem claro, que ainda não estamos colhendo, mas plantando para, mais lá na frente, ter frutos ainda melhores”.

O armador de 35 anos Cauê comemorando a classificação à Super 8. Foto: Mauricio Almeida/ Vasco da Gama

Ele também ressaltou o equilíbrio do campeonato: “Certamente, é o NBB CAIXA mais equilibrado da história. Vimos como exemplo o Fortaleza aqui hoje, sem três jogadores, uma sequência pesada de jogos aqui no Rio de Janeiro, fizeram um grande jogo, valorizaram muito nossa vitória e é mais um motivo para nos orgulharmos do que temos feito juntos”.

Seu treinador, Léo Figueiró foi ainda mais comedido em suas comemorações sem deixar de exaltar o feito do grupo: “Feliz demais por estar na Super 8. Não podemos perder o pés do chão. A situação é mesma, primeiro ano, época de reestruturar o Vasco para podermos crescer e cumprir com os compromissos fora de quadra. Melhor ainda que isso aconteça vindo com boas notícias. Temos que continuar indo jogo a jogo, os atletas estão de parabéns pelo que conseguiram, acho que não era todo mundo que acreditaria que nós estaríamos na Super 8, ainda mais entre as melhores colocações. É fruto de trabalho, de processos bem feitos, isso que baseei minha vida inteira e meu trabalho no basquete. Odeio quando alguém fala ‘vamos ganhar de qualquer jeito’, existe um jeito para ganhar. Para mim, particularmente, é uma grande vitória após a última temporada que foi difícil. Temos que comemorar, mas tem coisas por melhorar”.

Flamengo

Em seguida, no final da tarde, a classificação ao Super 8 veio para o Flamengo, com o triunfo no Maracanãzinho diante do UNIFACISA, por 101 a 73. Curiosamente, o Flamengo já era líder do NBB CAIXA e não tinha a classificação assegurada por estar com menos partidas do que seus concorrentes. Anteriormente, na quinta-feira (21/12) venceu o Fortaleza. Assim, somando com essa conquista de hoje chegou à tão aguardada 12ª vitória, que garantiu o Rubro-Negro no torneio mata-mata. A equipe ampliou sua vantagem na liderança, com 85,7% de aproveitamento e apenas duas derrotas.

Franco Balbi, armador do Flamengo, montando mais uma jogada. Foto: PaulaReis/ CRF

O armador argentino Franco Balbi foi o destaque da partida, com um duplo-duplo, anotando 18 pontos e dando 11 assistências e teve 28 de eficiência. Ao final da partida, o argentino comemorou: “Hoje foi uma noite perfeita para nós. Conseguimos dominar o jogo inteiro e sair com a vitória e a classificação para a Super 8. Para nós, não é surpresa jogar assim, treinamos muito pra isso. Ainda temos que vencer os jogos que restam porque queremos muito jogar a Super 8 aqui no Rio de Janeiro, em casa”.

No entanto, não será uma das tarefas mais fáceis para o time carioca, que terá quatro partidas até o final do primeiro turno, todas fora de sua casa. Encara a sequência com Pinheiros, Corinthians, Caxias do Sul (que ainda têm chances matemáticas) e fecha contra o União Corinthians.

SESI Franca

Por questão de alguns minutos, o atual campeão da Copa Super 8, o Franca, classificou-se depois que o Flamengo. A equipe foi buscar um triunfo fora de casa, contra o Coop/São José Basketball, deslanchando no último quarto para fazer 75 a 63. Contudo, não foi uma missão das mais tranquilas, justamente porque enfrentava a equipe, que com apoio da torcida, fez pressão e ainda luta para se manter no grupo dos oito primeiros. O time francano está com a terceira colocação com 80% de aproveitamento, chegando também a sua 12ª no NBB CAIXA desta temporada. Restam três partidas para Lucas Dias e os demais comandados do técnico Helinho tentarem subir ainda mais na tabela, com o clássico contra Bauru, em casa, e dois jogos fora, contra Fortaleza e UNIFACISA. Todos pensando em garantir uma vaga à Super 8, então com muita coisa em jogo nesses embates.

Helinho saiu satisfeito com que o Franca apresentou e contou com o retorno de David Jackson como mais uma alternativa para seu time. Foto: Léo Lenzi/ Agência NTZ

Ao final, o treinador foi quem se pronunciou para celebrar a classificação. Helinho já pensa em defender o título e possibilidades que a conquista pode trazer: “Conquistar a vaga para a Super 8 de forma antecipada, com certeza, é muito importante para nós. É um grande torneio, que estaremos defendendo nosso título. Além da vitória que conta para o contexto equilibradíssimo que está o NBB CAIXA, a classificação hoje nos deixa ainda mais motivados e confiantes para o que tem por vir”.

“Super 8 é uma das competições importantes que temos na temporada. Pode nos colocar em lugares importantes para a próxima temporada, estamos muito felizes com a classificação. E claro, terminar o turno do NBB CAIXA entre os oito melhores também é extremamente importante”, ressaltou o comandante de Franca.

Funil estreito

Ou seja, ao se juntarem com o Minas, que foi o primeiro classificado, Vasco, Flamengo e Franca estreitaram as possibilidades para os demais concorrentes que ainda sonham com a Copa Super 8. Paulistano, UNIFACISA, São José e Bauru estariam classificados se a definição total ocorresse nesse sábado. Porém, tem bastante jogos que estão por vir depois da pausa para o Natal, com partidas retomadas a partir do dia 27. Serão duas Mega Rodadas seguidas, com oito jogos em cada, justamente no dia 27 e 29, que podem confirmar algumas dessas equipes ou embolar ainda mais a disputa, já que Fortaleza, Corinthians, São Paulo, Pinheiros e Caxias ainda podem tirar uma vaga desses quatro times que estão entre os oito melhores no momento.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal e Loterias Caixas, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e patrocínios oficiais Sportsbet.io, Penalty, EMS e UMP e apoio IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.