#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Pra fazer história

01-05-2014 | 01:41
Por Liga Nacional de Basquete

Liderando série quartas de final por 2 a 0, Limeira vai a Mogi das Cruzes, neste sábado, podendo garantir inédita vaga nas semifinais do NBB

O Winner/Kabum/Limeira está a um passo de fazer história. Após fazer valer o mando de quadra nas duas primeiras partidas abrir 2 a 0 na série frente ao Mogi das Cruzes/Helbor, a equipe do técnico Demétrius terá a chance de selar sua inédita ida à semifinal do NBB nesta sexta-feira, no Ginásio Professor Hugo Ramos, em Mogi das Cruzes (SP), às 21 horas, com transmissão ao vivo através dos canais SporTV.

“A gente tem que se portar da mesma maneira que nos portamos nos dois primeiros jogos da série. Mogi é uma equipe muito forte quando joga em casa e provou isso na série oitavas de final contra o Pinheiros. Vamos para essa partida determinados e muito focados. O playoff ainda não acabou. É como se estivesse zero a zero”, comentou o armador Hélio, do Limeira.

David Jackson, do Limeira

Além de inédita vaga na semifinal do NBB, Limeira ainda pode garantir presença em competição internacional (Allan Conti/Divulgação)

Além da classificação inédita entre os quatro primeiros colocados na primeira fase do NBB, a equipe do interior de São Paulo pode conseguir mais um feito inédito caso vença do Mogi: levar a melhor uma série de playoff. Os limeirenses chegaram as Finais em todas quatro edições anteriores que disputou no NBB, porém, nunca venceu uma confronto.

Outro feito  histórico a ser alcançado motiva ainda mais o Limeira a fechar a série contra Mogi. Caso avance à semifinal do NBB, os comandados do técnico Demétrius se garantirão em uma competição internacional na próxima temporada, algo que nunca aconteceu antes desde que o clube foi fundado, em 2001.

De acordo com o regulamento do NBB, os dois primeiros colocados garantem vaga na Liga das Américas, enquanto que terceiro, quarto e quinto colocados disputarão a Liga Sul-Americana. Caso o Flamengo, atual campeão da Liga das Américas, termine o NBB6 como campeão ou vice, mais uma vaga será aberta aos brasileiros no torneio, deixando, assim, o sexto colocado do maior campeonato do Brasil com possibilidades de figurar na Liga Sul-Americana.

“Nós nos sentimos super bem em poder fazer história por Limeira. Trabalhamos duro o ano inteiro para isso. Passamos por um momento complicado no Campeonato Paulista, mas sabíamos do potencial do time. Esse bom resultado que estamos tendo no NBB é fruto de uma aprendizagem tremenda, que fortaleceu muito a gente. Conseguimos manter o alto nível na fase de classificação, o que é muito difícil, pois o campeonato. Será uma honra colocar Limeira nas semifinais, pois também garantiríamos uma vaga em uma competição internacional”, explicou Hélio.

Ginásio Professor Hugo Ramos

Esgotando ingressos em pouco mais de 3 horas, torcida do Mogi lotará o Ginásio Prof. Hugo Ramos mais uma vez (Cleomar Macedo/Helbor)

Do outro lado, para a partida de “vida ou morte” na série quartas de final do NBB, o Mogi das Cruzes terá garantia de casa cheia. Fator crucial na histórica classificação na série oitavas de final sobre o Pinheiros/SKY, a torcida mogiana mostrou que está disposta a fazer a diferença mais uma vez e esgotou os mais de quatro mil ingressos colocados à venda em pouco mais de três horas.

A distribuição começou às 14 horas da última quarta-feira e antes das 17h40 todos os ingressos já estavam totalmente esgotados. Quando os portões para troca foram abertos, uma enorme fila já se formava a frente do Ginásio Professor Hugo Ramos.

“É muito legal esse apoio da torcida. Mogi é uma cidade que está respirando basquete. São poucos os lugares que tem uma torcida apaixonada com essa. Temos que dar o sangue na quadra, não só para vencer e permanecer vivo no campeonato mas também como forma de agradecimento a essa torcida que tanto nos apoiou durante o NBB inteiro”, declarou o armador mogiano Gustavinho.

Se quiser seguir vivo na disputa da vaga nas semifinais, o time comandado pelo técnico espanhol Paco García terá que fazer algo somente alcançado duas vezes na história do campeonato: virar um confronto de playoff estando atrás por 2 a 0. O dono das façanhas, curiosamente, foi a vítima do Mogi nas oitavas, Pinheiros/SKY (nas quartas do NBB4 contra Joinville, e nas oitavas do NBB5 contra Limeira).

“Limeira fez bem a parte deles, eles tinham o mando de quadra e venceram as duas jogando em casa. É normal esse resultado, eles fizeram a lição de casa. Mas agora nós temos que fazer a nossa. Vamos contar com o apoio da nossa torcida, que é contagiante, uma torcida que poucos têm, para tentar fazer um bom jogo e vencer essa partida”, completou Gustavinho.

Confira as datas e os horários das partidas da série quartas de final entre Limeira e Mogi:

Winner/Kabum/Limeira (4º) 2 x 0 Mogi das Cruzes/Helbor (12º)
Jogo 1 – Winner/Kabum/Limeira 97 x 82 Mogi das Cruzes/Helbor
Jogo 2 – Winner/Kabum/Limeira 83 x 72 Mogi das Cruzes/Helbor
Jogo 3 – 02/05 (sexta-feira), às 21 horas – Ginásio Professor Hugo Ramos, em Mogi das Cruzes (ao vivo no SporTV)
Jogo 4* – 05/05 (segunda-feira), às 21 horas – Ginásio Professor Hugo Ramos, em Mogi das Cruzes (ao vivo no SporTV)
Jogo 5* – a definir (ao vivo no SporTV)

*Se necessário