#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Pra ir com moral

16-01-2015 | 09:42
Por Liga Nacional de Basquete

Em seu último jogo antes da Liga das Américas, Flamengo desafia Liga Sorocabana em partida isolada neste sábado, no Rio de Janeiro, com transmissão ao vivo do site da LNB

Depois de sofrer duas derrotas seguidas no NBB 7, o atual bicampeão Flamengo retomou o rumo das vitórias ao superar o Paulistano/Unimed. Agora, a equipe do técnico José Neto quer dar sequência ao bom momento diante da Liga Sorocabana, neste sábado (17/01), no Tijuca Tênis Clube, no Rio de Janeiro (RJ), às 19 horas (de Brasília), com transmissão ao vivo através do site da LNB (www.lnb.com.br/tempo-real).

Este será o último teste dos rubro-negros antes de partirem para Cancún (MEX), onde darão início à sua caminhada pela defesa do título da Liga das Américas. A equipe do técnico José Neto faz parte do Grupo B, que terá seus duelos realizados entre os dias 23 e 25 de janeiro e também tem o anfitrião Pioneros de Quintana Roo (MEX), Leones de Quilpues (CHI) e Malvin (URU) como integrantes.

“Está provado que não existe jogo fácil no NBB. Todos os times tem suas qualidades e todos qualquer um time pode vencer, por isso entraremos com o máximo cuidado e, assim com contra todos os times, nossa postura será de total respeito contra a Liga Sorocabana. Será nosso último antes da Liga das Américas, que é um torneio de tiro curto e não podemos vacilar. Tentaremos tirar proveito máximo desse jogo para chegarmos bem lá”, comentou o armador rubro-negro Gegê.

Laprovittola, do Flamengo

Com 14 pontos de Laprovittola, Flamengo venceu nova reedição da Final do NBB 6 e voltou a sorrir na competição (Bruno Lorenzo/Divulgação)

Com o resultado positivo na reedição da Final do último NBB, o clube da Gávea se recuperou das derrotas seguidas para os líderes do campeonato, Winner/Limeira e Paschoalotto/Bauru, e se manteve na quarta posição, agora com dez triunfos em 15 jogos (66,67% de aproveitamento), a mesma do Minas, que leva vantagem no desempate por ter vencido os rubro-negros no confronto direto e por isso fica na terceira posição.

“Sabíamos da importância de voltar a vencer. Tivemos uma sequência de derrotas meio inesperada. Acredito que muito por conta da sequência de títulos que tivemos no ano passado a cobrança em cima da gente é muito maior, e normal. Todo mundo perde, o nível do NBB vem se elevando a cada ano que passa, mas precisamos jogar com o máximo de regularidade possível”, completou Gegê.

+Clique aqui e confira a tabela de classificação completa da temporada 2014/2015 do NBB

Liga Sorocabana não sabe o que é vencer há 12 partidas (Carol Bertolli/Focalize)

Liga Sorocabana não sabe o que é vencer há 12 partidas (Carol Bertolli/Focalize)

Enquanto os cariocas brigam na parte de cima da tabela, a Liga Sorocabana vive situação completamente oposta na temporada 2014/2015 do NBB e agora está ocupando a última posição na classificação, com campanha de apenas dois resultados positivos e 13 derrotas (13,3% de aproveitamento), sendo 12 delas de maneira consecutiva – a maior sequência negativa de sua história do NBB.

Para ter acabar com esse incômodo jejum de resultados positivos, o comandante Rinaldo Rodrigues terá três desfalques: o armador Matheus Costa, que sentiu um desconforto na panturrilha e não entrará em quadra, além de Cauê Borges e Diego Gomes, que se submeteram a cirurgias no joelho e ficarão fora de combate por aproximadamente 40 dias e seis meses, respectivamente.

“Vamos atuar com os desfalques do Matheus, do Diego e do Cauê, mas mesmo assim, queremos fazer um bom jogo. Estamos trabalhando muito e todos nós, dentro da equipe, queremos sair desta posição e estamos muito motivados para encarar uma das equipes mais fortes do país e do continente”, declarou Rinaldo Rodrigues.

Confira mais informações e curiosidades sobre o duelo entre Flamengo e Liga Sorocanana:

Invicto
Até hoje, Flamengo e Liga Sorocabana já se enfrentaram sete vezes em partidas válidas pelo NBB e o time rubro-negro está invicto com sete vitórias nesses confrontos.

Folgado
Além de levar grande vantagem no confronto direto, o Flamengo também tem grande vantagem nos placares. Dos sete jogos entre Flamengo e Liga Sorocabana, apenas um terminou com a diferença menor que 19 pontos. Já a maior diferença do confronto aconteceu no NBB5, quando o Flamengo venceu por 38 pontos de diferença.

Avassalador
Em duelos contra a Liga Sorocabana, o Flamengo marca em média 91,6 pontos por partida.

No topo
O Flamengo é dono do melhor ataque do NBB 7, junto com o Bauru, com média de 88,73 pontos por partida.

Ponto a se melhorar
Já a Liga Sorocabana, marca em média apenas 70,1 pontos em cada partida disputada contra o Flamengo.

Resultado positivo
Contando com grande atuação do trio Marcelinho Machado, Marquinhos e Walter Herrmann, com 24, 21 e 17 pontos, respectivamente, o Flamengo bateu a Liga Sorocabana no primeiro turno do NBB 7.

Monstro!
O pivô norte-americano Jerome Meyinsse, do Flamengo, é dono da segunda melhor média no NBB 7, com 1,4 por partida.

Sorriu novamente
Depois de duas derrotas seguidas, para Limeira e Bauru, o Flamengo voltou a vencer no NBB 7, ao bater o Paulistano por 97 a 81.

Manda em casa
O Flamengo venceu cinco dos seis jogos que fez como mandante no NBB 7, triunfos sobre o Franca, Palmeiras, Brasília, Basquete Cearense e Paulistano, e resultado negativo apenas contra o Bauru.

Sequência terrível
A Liga Sorocabana perdeu as últimas doze partidas que realizou na temporada 2014/2015 do NBB. O último triunfo do time sorocabano foi contra o Rio Claro, no dia 12 de novembro, ainda na 3ª rodada do NBB 7. Essa é a pior sequência de derrotas da equipe do interior paulista em toda sua história no campeonato nacional.

Ainda não venceu
Atuando longe de seus domínios, a Liga Sorocabana possui campanha de cinco derrotas em cinco partidas disputadas no NBB 7.

Não dos melhores
A Liga Sorocabana marca apenas 72,6 pontos por jogos como visitante no NBB 7, segunda pior marca de todo o campeonato.

Gatilho
O Flamengo é o segundo time que acerta mais arremessos para 3 pontos no NBB 7, com média de 9,7 tiros certeiros por partida. Além disso, a equipe rubro-negra também possui o segundo melhor aproveitamento de longe, com 39,4%.

Parecidos
Se no ataque Flamengo e Liga Sorocabana são totalmente diferentes, isso não acontece no sistema defensivo. O Flamengo cede em média 82,9 pontos por jogo, quinta pior defesa do NBB 7. Já a equipe de Sorocaba é dona da segunda pior defesa, com média de 84,6 sofridos por partida.

Melhor da carreira
Reforço da Liga Sorocabana para a sequência do NBB 7, o armador Matheus, ainda quando vestia a camisa do Franca, no NBB 1, conquistou a melhor partida de sua carreira em pontos contra o Flamengo, após fechar a partida com 28 tentos anotados.

Passa pra cá
O armador norte-americano Worrel Clahar, da Liga Sorocabana, é dono da melhor média de roubos de bola do NBB 7, com 3,3 por partida.

Desfalques certos
Ambos com lesão no joelho, o armador Diego Gomes e o ala Cauê Borges passaram por cirurgia e estão fora do NBB 7 pelos próximos meses. Com um desconforto na panturrilha, o armador Matheus é dúvida para o confronto contra a equipe carioca.