#JOGAJUNTO

Interligas

PRANCHETA GANHA JOGO?

05-10-2023 | 08:37
Por Gustavinho Lima

Em mais uma edição da Prancheta do Gustavinho, nosso pós-jogador analisou os principais pontos da primeira final internacional do Caxias do Sul Basquete

O basquete é um esporte em constante transformação e estar antenado às novas tendências é indispensável.

Treinar para encontrar o padrão de jogo e se preparar para maximizar o potencial individual de cada jogador é tarefa indispensável dos treinadores e seus auxiliares..

Também é função da comissão técnica o árduo trabalho de estudar os adversários, observar os os pontos fortes e traçar um plano de jogo para conseguirem levar vantagem ao decorrer dos 40 minutos de jogo.

A Prancheta do Gustavinho trará análises das equipes onde a estratégia proposta na prancheta dos técnicos funcionou.

Começando pelo Caxias do Sul na Final do Torneio Interligas contra o Olímpico da Argentina.

O Caxias chegou a estar perdendo por 13 pontos de diferença, porém boas leituras ofensivas aliado a muita intensidade e disciplina no plano tático defensivo fizeram o time gaúcho empatar o jogo e ter reais possibilidades de vencer a Final.

1 – Leitura ofensiva básica. Wesley Mogi ao usar o “pick” aproveitou que o seu defensor vai por baixo do bloqueio para parar e arremessar a bola de três pontos.

 

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por NBB CAIXA (@nbb)

2 – Novamente uma boa leitura de jogo de Wesley Mogi. Como o ala tinha acabado de matar uma bola a defesa “sobe a linha defensiva” em cima dele. Mogi inteligentemente, finta que vai sair para receber a bola mas volta e entra nas costas do defensor, no chamado “back door”. Bom passe picado de Vini Chagas e ótima finalização de Wesley Mogi na enterrada livre.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por NBB CAIXA (@nbb)

3 – Aproveitar o bom momento dos jogadores e seguir procurando eles no ataque.

Wesley Mogi novamente chama a atenção da defesa. Dessa vez usando o “pick and roll” com Vini Chagas. Para conter o ímpeto do ala de Caxias, a defesa argentina faz uma dobra em Wesley que identifica bem a situação e solta um bom passe no “roll” de Vini Chagas. Vini cai bem com os dois pés e consegue finalizar muito bem usando a tabela.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por NBB CAIXA (@nbb)

4 – O técnico Rodrigo Barbosa propõe o uso da defesa da “primeira linha”. Esse sistema consiste em o defensor do homem da bola pressionar o atacante, e o defensor exterior mais próximo à bola estar atento para “saltar e voltar” nas ajudas evitando os cortes e também que a criação de vantagem através do uso do “pick and roll”.

 

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por NBB CAIXA (@nbb)

5 – Demonstrando muito planejamento a equipe Caxias do Sul chegou a sua primeira final de um campeonato internacional. Jogando na casa dos adversários em La Banda, na Argentina, fez um duelo de igual pra igual com reais chances de conquistar o troféu.

A forte equipe do olímpico da Argentina é tida como uma das favoritas da Liga Argentina nesta temporada, mas o time dirigido por Rodrigo Barbosa demonstrou a mesma boa estrutura e bom plano de jogo visto em todas as partidas do Torneio Interligas.

A final foi decidida somente nos minutos iniciais com a vitória do time argentino por 83 x 77 o que não ofuscou o brilho da campanha do Caxias do Sul Basquete no torneio.

Com uma equipe que mescla jogadores experientes com peças que se destacaram na Liga de Desenvolvimento de Basquete, a equipe conseguiu manter um bom padrão de jogo dos dois lados da quadra. O excelente intercâmbio cultural entre as duas maiores ligas de basquete da América do Sul  serviu de preparação para ambas equipes em seus torneios nacionais. O Caxias do Sul mostrou competência e que vem forte para o NBB Caixa 2023/24.