#JOGAJUNTO

LDB / Mais basquete

PRANCHETA DO GUSTAVINHO – Você já elogiou alguém hoje?

02-08-2022 | 04:17
Por Gustavinho Lima

Enaltecer os craques do passado (mesmo que recente) é fundamental para que o futuro seja próspero! Em todas as esferas, conhecer quem trilhou e abriu caminhos é um processo necessário para criar e fortalecer uma identidade

Enaltecer os craques do passado (mesmo que recente) é fundamental para que o futuro seja próspero! Em todas as esferas, conhecer quem trilhou e abriu caminhos é um processo necessário para criar e fortalecer uma identidade.  No basquete brasileiro são inúmeros os jogadores que brilharam, mas nem todos recebem o devido reconhecimento.

A cultura do elogio deveria ser mais disseminada e frequente. Aqui na prancheta do Gustavinho já contei sobre alguns atletas que tiveram suas carreiras impulsionadas, graças a boas participações na LDB. A Liga de Desenvolvimento tem 11 anos e o fato da obrigatoriedade de todos os times do NBB terem representantes na competição demonstra um cuidado com a razão de ser da competição: desenvolver!

Alguns clubes encaram o NBB como uma extensão da base de suas equipes. O que é formidável! No adulto existem os projetos que são montados para vencer o campeonato e existem aqueles que podem ter como objetivo revelar talentos. Encorajar os mais novos, essa é uma das grandes facetas de alguns clubes do país. Entre eles o Pinheiros merece ser exaltado. O basquete do clube tem como perspectiva ser formador e manter a filosofia no desenvolvimento de jovens atletas.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por NBB (@nbb)

 A frente do projeto do clube há mais de duas décadas, a treinadora Thelma Tavernari é conhecida por ter mais de 100 títulos conquistados nas categorias de base e já revelou muitos jogadores consagrados do cenário nacional. Na LDB, o Pinheiros é o time que mais ganhou a medalha de ouro. É tetracampeão e não perde um jogo desde 13/9/2018. Lá se vão quatro anos desde a última derrota! São incríveis 48 jogos de invencibilidade no total.

É impressionante a regularidade da base pinheirense. O treinador David Pelosini é pupilo da Thelma na formação de atletas e também em levantar troféus. É o atual tri campeão da LDB 2018, 2019, e 2021 (2020 foi cancelada devido à pandemia do Covid-19) como treinador principal. Na temporada de 2021 seu time teve a espetacular média de 105 ppj (o recorde histórico da competição). Para se ter uma ideia da superioridade, o melhor ataque desta edição em 2022 é o Cerrado/Assel com 84,6 ppj.

Foram muitos os destaques individuais, nove jogadores integraram o time principal no NBB. Paulo Scheuer foi o cestinha da equipe e recebeu a proposta para jogar o NBB como titular no Pato Basquete (que também vem dando espaço a jovens jogadores no NBB) – atualmente foi contratado pelo Brasília. Dominante e eleito MVP pela terceira vez em 2021, o pivô Dikembe ainda se sagrou campeão pela segunda vez e possivelmente com esse currículo pode ser considerado o maior nome da história do torneio.

Presente nos últimos três títulos, Jonas Buffat é um dos líderes do Pinheiros invicto a 48 jogos na LDB (William Oliveira/LNB)

Dos remanescentes e presente nas três últimas conquistas, o homem de confiança do time é Jonas Buffat. Capitão da equipe, se trata de um jogador com um biotipo incrível e ótima leitura de jogo. Conhecido pela versatilidade tem facilidade para se encaixar em qualquer sistema. Nessa LDB com 22 anos vem liderando a equipe azul e preta invicta na competição. Não à toa esteve nas listas de convocação para seleção brasileira tanto de Gustavinho de Conti quanto de Petrovic. Mais recentemente, foi campeão com a seleção Sub 23 no Global Jam sendo peça fundamental no esquema do treinador Tiago Splitter, batendo os EUA na Final.

Da nova safra quem vem chamando a atenção pela personalidade é o armador Tico Faria, de 19 anos. Liso com a bola nas mãos ele impõe um ritmo acelerado em quadra e chuta bolas decisivas. Outro destaque é o ala/pivô Dani Moreira com média de double-double, 14.8 pontos e 11.6 rebotes, é o principal pontuador do time.

Em sua primeira LDB no comando do Pinheiros, Jhonatan Cintra aumentou a sequência invicta da equipe na competição (William Oliveira/LNB)

Dirigido pelo técnico Jhonatan Cintra, o Pinheiros bateu todos os adversários da sede de Mogi das Cruzes e somou mais cinco jogos de invencibilidade nesta temporada.

Mas só o Pinheiros merece palmas?

Em Mogi tivemos a estreia da equipe do SPFC. O técnico Dinho garimpou bem o mercado e escolheu boas peças. No entanto, a montagem às pressas carece de entrosamento na equipe tricolor. Venceu três dos cinco com Maciel sendo a referência ofensiva com 21,8 ppj.

No Ginásio Hugo Ramos (Mogi das Cruzes) também aconteceu o clássico do Alto do Tietê. Muito bem treinado pelo técnico Cristiano Ahmed, o São José venceu o time da casa. Com um elenco sólido, é primeiro colocado em assistências e ganhou 4 dos 5 jogos. Repatriou o pivô Serjão (ex-Cerrado) que reencontrou seu melhor basquete e tem double double de média 15,7 ppj e 10,2 rpj. A torcida fanática joseense está em êxtase com a possível volta de São José ao NBB!

Com um elenco forte, São José fez bonito na primeira etapa da LDB 2022 e venceu 4 dos 5 jogos disputados (William Oliveira/LNB)

Se a nostalgia bater e reavivar a lembrança do time vice-campeão do NBB em 2011/2012, o torcedor pode olhar para o banco de reservas e enxergar um dos gatilhos daquele timaço. Dedé Stefanelli, agora como supervisor da equipe, atuando nos bastidores e sentado à beira da quadra é um dos responsáveis pela volta do Águia para a elite do basquetebol nacional.

Acredito que a manutenção de ex-jogadores seja na comissão técnica ou na retaguarda, como coordenadores, compartilhando sua vivência no esporte e contribui demais para o aprimoramento das equipes. Recentemente, Mogi das Cruzes manteve Guilherme Filipin após a aposentadoria das quadras. Hoje além de técnico do sub 15, ele faz ótimo trabalho como um dos coordenadores da base mogiana.

São José também acerta em cheio, mantendo Dedé. E se a saudade de um certo armador que deu show em quadra com seus passes extraordinários e seu espírito de liderança apertar, São José pode se orgulhar de ter um representante ao estilo “Magic Fúlvio” na posição 1 da equipe da LDB.

Fazendo escola: Léo Abreu possui um estilo de jogo bem parecido com o de Magic Fúlvio, ídolo de São José (LNB)

Léo Abreu, armador da equipe, assim como o recordista assistências da história do NBB, prefere o passe ao arremesso. Sempre de cabeça erguida, tem botado a bola para correr com uma tremenda visão de jogo. É o líder de passes para cestas na LDB, com 7,8 apj.

Na sede de Uberlândia, ninguém “invadiu o Praia”! Time da casa, o Praia Clube/Gabarito, dirigido pelo experiente treinador francano Daniel Wattfy, lidera o grupo. Venceu seus quatro confrontos, sendo que de todas as vitórias, duas foram contagiantes: contra Minas e Flamengo. É o time que melhor cuida da bola, cometendo somente 13,5 erros por partida.

Na sua segunda LDB em Uberlândia, o ala Emiliano vem com a mão quente – 18,8 ppj – e já matou 12 bolas de três pontos.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por NBB (@nbb)

A competição está só no começo e são muitas as peças, sistemas de jogo e atuações a serem promovidas. É importante viver com o olhar atento ao momento atual. Porém, é fundamental lembrar os que trilharam o caminho e abriram portas. Uma comunidade que não é capaz de lembrar do seu passado não tem futuro.  E a criação do ídolo passa pelo reconhecimento!

Por isso, pergunto: você já elogiou alguém hoje?